Mundo • 14:52h • 08 de outubro de 2025
Iluminação pública: entenda o que é responsabilidade da prefeitura e o que cabe à Energisa
Companhia esclarece que a manutenção das lâmpadas e pontos de luz é de responsabilidade das prefeituras, e não da distribuidora de energia
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Energisa | Foto: Assessoria de Imprensa

A Energisa Sul-Sudeste vem esclarecendo dúvidas frequentes da população sobre os serviços de iluminação pública, especialmente em relação à cobrança da taxa que aparece na conta de energia elétrica. Embora o valor possa constar na fatura mensal, o serviço não é executado pela distribuidora.
Segundo o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti, a chamada Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é um tributo previsto na Constituição Federal e definido por leis e decretos municipais. “O valor dessa taxa é repassado integralmente às prefeituras, que devem usar esses recursos para implantar, expandir, administrar e manter os sistemas de iluminação pública”, explica.
Isso significa que solicitações como instalação de novos pontos de luz, troca de lâmpadas queimadas ou reparos em postes com luzes acesas durante o dia devem ser encaminhadas diretamente à prefeitura do município.
Energisa explica diferença entre taxa e manutenção de iluminação pública
“Muitas vezes as pessoas entram em contato conosco ou abordam as equipes da Energisa nas ruas pedindo a substituição de lâmpadas. Nesses casos, orientamos os clientes a fazer o pedido diretamente à administração municipal, responsável pela manutenção da iluminação pública”, complementa Corsaletti.
Apesar de não realizar esse tipo de serviço, a Energisa segue responsável por garantir o fornecimento de energia elétrica e a qualidade das redes de distribuição que alimentam o sistema de iluminação das cidades. A companhia também atua em casos de queda de energia, danos a postes, problemas em equipamentos da rede ou cabos rompidos, que podem oferecer risco de choque elétrico.
Energisa orienta população sobre solicitações de troca de lâmpadas e manutenção
O esclarecimento busca reforçar o papel de cada instituição e orientar a população sobre os canais corretos para solicitar atendimento, garantindo mais agilidade, segurança e eficiência nos serviços prestados.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital