• Governo de SP abre concurso público para pesquisador no Instituto Butantan
  • Repasse de ICMS: Confira os valores recebidos por Assis e região nesta quarta-feira
  • Do falecimento do Papa à requalificação do Parque das Águas: os destaques entre 14 e 21 de abril
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 10:06h • 16 de janeiro de 2025

Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

Para ministro, nova política da Meta dificulta combate à desinformação

Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Ministro da Fazenda Fernando Haddad,
Ministro da Fazenda Fernando Haddad,

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu na última terça-feira (14) mais uma fake news associada à pasta. O ministro negou que o governo pretenda criar uma taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos.

O texto falso circulou na terça-feira (14) por meio de uma montagem de uma matéria de um portal de notícias. A notícia mentirosa afirma que a suposta taxa, que compensaria a poluição emitida por veículos antigos, equivaleria a 1% da Tabela Fipe e que o dinheiro arrecadado seria enviado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com Haddad, tudo não passa de uma grande fake news. “Hoje surgiu uma nova fake news que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos de mais de 20 anos de uso. Eu não sei se vocês viram isso, eles simulam uma reportagem do G1”, declarou o ministro, ao sair para a posse do secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira.

Atualmente, alguns municípios cobram a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) sobre veículos para promover a sustentabilidade e investir o dinheiro em ações ecológicas. Balneários como Bombinhas (SC) e Ubatuba (SP) cobram uma tarifa de veículos turísticos que visitam os locais.

Meta

Haddad também comentou a recente decisão da Meta, dona do Facebook, do WhatsApp e do Instagram, de eliminar o serviço de checagem de informações nos Estados Unidos. Segundo o ministro, a decisão dificultará o combate às fake news em todo o planeta.

“Parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, nós vamos ter, efetivamente, dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, dos funcionários públicos para combater um tipo de barbaridade que, com esse alinhamento com o facismo, deve acontecer mais”, afirmou.

O ministro disse que os ataques à imprensa tradicional agravam a disseminação de fake news, com pessoas preferindo acreditar em qualquer outra fonte de informação. “Infelizmente, às vezes as pessoas preferem confiar na fake news do que na própria imprensa. Existem muitas pessoas hoje que falam: ‘não, eu não leio jornal porque eu recebo tudo no zap do tio’. E o zap do tio virou fonte de informação. Mas o fato é que é muito sério e muito desagradável passar por isso uma segunda vez em uma semana”, declarou.

Remoção de vídeo

No fim da semana passada, circulou um vídeo gerado por inteligência artificial com uma falsa entrevista de Haddad na portaria do Ministério da Fazenda em que o ministro defendia a criação de uma “taxa para cachorrinhos”. A Meta removeu o vídeo falso após ser notificada pela Advocacia-Geral da União (AGU).

“Algumas pessoas não estão levando a sério o que isso pode significar para a democracia ao se colocar na boca de uma pessoa uma frase que ela não proferiu com requinte tecnológico que faz com que muita gente acreditasse naquilo”, acrescentou o ministro.

Desde o início do ano, a Receita Federal enfrenta uma onda de fake news relacionadas à falsa taxação do Pix. Nos últimos dias, o Fisco emitiu vários esclarecimentos de que a modernização do monitoramento sobre transações financeiras não significa cobrança de imposto nem afetará os trabalhadores autônomos e o uso de cartões de crédito compartilhados.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 12:10h • 23 de abril de 2025

Vereador Timba sugere compra de usina de asfalto e melhorias no sistema de esgoto em Assis

Em discurso na Câmara, vereador aponta a necessidade de um novo planejamento para asfaltar e resolver problemas de drenagem na cidade, além de sugerir a aquisição de uma usina de asfalto pela Prefeitura

Descrição da imagem

Saúde • 11:33h • 23 de abril de 2025

Estado de São Paulo registra primeiro caso de sarampo neste ano

Vítima é um homem de 31 anos, que estava vacinado e já se recuperou

Descrição da imagem

Educação • 11:14h • 23 de abril de 2025

Aprovados nas Fatecs buscam qualificação para conquistar melhores oportunidades

Ascensão profissional é um dos apontamentos do Relatório Socioeconômico que traçam perfil dos ingressantes do Vestibular das Fatecs no primeiro semestre de 2025

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:51h • 23 de abril de 2025

Conheça árvores com maior capacidade de suportar os efeitos das mudanças climáticas

Conheça árvores com maior capacidade de suportar os efeitos das mudanças climáticas

Descrição da imagem

Educação • 10:27h • 23 de abril de 2025

Governo de SP paga R$ 544 milhões em bônus a 159.430 professores e servidores da rede estadual de ensino

Valor é mais do que o dobro em relação ao ano de 2024; depósito será feito em parcela única no próximo dia 25 de abril

Descrição da imagem

Economia • 09:23h • 23 de abril de 2025

Saiba o que é o FAT e por que ele é a rede de proteção dos trabalhadores

Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) é o responsável pelo pagamento do seguro-desemprego, o abono salarial e investimentos financiados pelo BNDES que geram mais empregos

Descrição da imagem

Classificados • 09:01h • 23 de abril de 2025

Governo de SP abre concurso público para pesquisador no Instituto Butantan

Certame conta com 11 vagas para Pesquisador Científico I em diferentes áreas de atuação; vagas exigem curso superior e oferecem salários iniciais de R$ 5.037,04

Descrição da imagem

Educação • 08:43h • 23 de abril de 2025

Etecs e Fatecs de SP preparam profissionais para o mercado da construção civil

Pesquisa aponta dificuldades na contratação de trabalhadores; opção para driblar a situação é a qualificação em cursos gratuitos oferecidos pelo Centro Paula Souza

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025