• Troféu Mulher Inspiradora “Dra. Ana Barbosa” acontece dia 21 de outubro na ACIA
  • 1º lote de convites para a 9ª Queima do Alho é liberado com valor promocional de R$ 45
  • Inscrições para Qualifica SP em Assis e Cândido Mota se encerram nesta quarta-feira (15)
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 10:06h • 16 de janeiro de 2025

Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

Para ministro, nova política da Meta dificulta combate à desinformação

Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Ministro da Fazenda Fernando Haddad,
Ministro da Fazenda Fernando Haddad,

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu na última terça-feira (14) mais uma fake news associada à pasta. O ministro negou que o governo pretenda criar uma taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos.

O texto falso circulou na terça-feira (14) por meio de uma montagem de uma matéria de um portal de notícias. A notícia mentirosa afirma que a suposta taxa, que compensaria a poluição emitida por veículos antigos, equivaleria a 1% da Tabela Fipe e que o dinheiro arrecadado seria enviado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com Haddad, tudo não passa de uma grande fake news. “Hoje surgiu uma nova fake news que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos de mais de 20 anos de uso. Eu não sei se vocês viram isso, eles simulam uma reportagem do G1”, declarou o ministro, ao sair para a posse do secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira.

Atualmente, alguns municípios cobram a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) sobre veículos para promover a sustentabilidade e investir o dinheiro em ações ecológicas. Balneários como Bombinhas (SC) e Ubatuba (SP) cobram uma tarifa de veículos turísticos que visitam os locais.

Meta

Haddad também comentou a recente decisão da Meta, dona do Facebook, do WhatsApp e do Instagram, de eliminar o serviço de checagem de informações nos Estados Unidos. Segundo o ministro, a decisão dificultará o combate às fake news em todo o planeta.

“Parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, nós vamos ter, efetivamente, dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, dos funcionários públicos para combater um tipo de barbaridade que, com esse alinhamento com o facismo, deve acontecer mais”, afirmou.

O ministro disse que os ataques à imprensa tradicional agravam a disseminação de fake news, com pessoas preferindo acreditar em qualquer outra fonte de informação. “Infelizmente, às vezes as pessoas preferem confiar na fake news do que na própria imprensa. Existem muitas pessoas hoje que falam: ‘não, eu não leio jornal porque eu recebo tudo no zap do tio’. E o zap do tio virou fonte de informação. Mas o fato é que é muito sério e muito desagradável passar por isso uma segunda vez em uma semana”, declarou.

Remoção de vídeo

No fim da semana passada, circulou um vídeo gerado por inteligência artificial com uma falsa entrevista de Haddad na portaria do Ministério da Fazenda em que o ministro defendia a criação de uma “taxa para cachorrinhos”. A Meta removeu o vídeo falso após ser notificada pela Advocacia-Geral da União (AGU).

“Algumas pessoas não estão levando a sério o que isso pode significar para a democracia ao se colocar na boca de uma pessoa uma frase que ela não proferiu com requinte tecnológico que faz com que muita gente acreditasse naquilo”, acrescentou o ministro.

Desde o início do ano, a Receita Federal enfrenta uma onda de fake news relacionadas à falsa taxação do Pix. Nos últimos dias, o Fisco emitiu vários esclarecimentos de que a modernização do monitoramento sobre transações financeiras não significa cobrança de imposto nem afetará os trabalhadores autônomos e o uso de cartões de crédito compartilhados.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 20:23h • 15 de outubro de 2025

STF amplia responsabilidade das redes sociais e coloca algoritmos sob escrutínio jurídico

Decisão histórica redefine aplicação do Marco Civil da Internet e exige maior transparência e governança digital das plataformas

Descrição da imagem

Saúde • 19:39h • 15 de outubro de 2025

Autismo: SBNI lança guia atualizado com recomendações clínicas e jurídicas para profissionais de saúde

Documento atualizado reúne diretrizes baseadas em evidências científicas e orienta médicos em todo o país sobre investigação, conduta terapêutica e direitos das famílias

Descrição da imagem

Educação • 18:42h • 15 de outubro de 2025

As barreiras que afastam meninas da educação no Brasil

Gravidez precoce, desigualdade social e falta de apoio familiar estão entre os principais fatores que impedem a permanência de jovens na escola

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:32h • 15 de outubro de 2025

Assis realiza 2ª edição da feira PROSPERA no dia 28 de outubro com palestra-show de Clóvis Tavares

Evento gratuito reúne empreendedores, estudantes e especialistas em uma experiência de aprendizado, cultura e inovação no salão da ACIA

Descrição da imagem

Saúde • 16:44h • 15 de outubro de 2025

Unimed Araxá reforça importância da higiene das mãos para prevenção de doenças e infecções

Infectologista reforça que o hábito pode reduzir em até 40% as infecções respiratórias e 30% as doenças diarreicas

Descrição da imagem

Classificados • 16:11h • 15 de outubro de 2025

Do salário ao sentido: checklist para uma mudança de emprego bem-sucedida

Para além do salário: cultura, propósito e perspectivas de médio e longo prazo entram no “checklist” de decisão de executivos

Descrição da imagem

Saúde • 15:32h • 15 de outubro de 2025

São Paulo confirma 418 casos e duas mortes por coqueluche; vacinação é essencial para conter avanço

Especialistas reforçam importância da vacinação infantil e dos reforços em adolescentes, adultos e gestantes para conter avanço da doença

Descrição da imagem

Educação • 15:02h • 15 de outubro de 2025

Governo abre canal para sugestões sobre uso de IA na educação

Colaborações vão até dia 29 na plataforma Brasil Participativo

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?