• Explosão na Coopermota assusta moradores e interdita entrada de Cândido Mota
  • Vocem recebe Inter de Bebedouro nesta quarta no Tonicão pela 6ª rodada do Paulista A4
  • Palmital encerra hoje inscrições para Jovem Aprendiz do Guri com salário de R$ 1.066
  • Qual é o bairro mais valorizado de Assis hoje? Mercado imobiliário aponta o líder
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 10:06h • 16 de janeiro de 2025

Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

Para ministro, nova política da Meta dificulta combate à desinformação

Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Ministro da Fazenda Fernando Haddad,
Ministro da Fazenda Fernando Haddad,

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu na última terça-feira (14) mais uma fake news associada à pasta. O ministro negou que o governo pretenda criar uma taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos.

O texto falso circulou na terça-feira (14) por meio de uma montagem de uma matéria de um portal de notícias. A notícia mentirosa afirma que a suposta taxa, que compensaria a poluição emitida por veículos antigos, equivaleria a 1% da Tabela Fipe e que o dinheiro arrecadado seria enviado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com Haddad, tudo não passa de uma grande fake news. “Hoje surgiu uma nova fake news que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos de mais de 20 anos de uso. Eu não sei se vocês viram isso, eles simulam uma reportagem do G1”, declarou o ministro, ao sair para a posse do secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira.

Atualmente, alguns municípios cobram a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) sobre veículos para promover a sustentabilidade e investir o dinheiro em ações ecológicas. Balneários como Bombinhas (SC) e Ubatuba (SP) cobram uma tarifa de veículos turísticos que visitam os locais.

Meta

Haddad também comentou a recente decisão da Meta, dona do Facebook, do WhatsApp e do Instagram, de eliminar o serviço de checagem de informações nos Estados Unidos. Segundo o ministro, a decisão dificultará o combate às fake news em todo o planeta.

“Parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, nós vamos ter, efetivamente, dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, dos funcionários públicos para combater um tipo de barbaridade que, com esse alinhamento com o facismo, deve acontecer mais”, afirmou.

O ministro disse que os ataques à imprensa tradicional agravam a disseminação de fake news, com pessoas preferindo acreditar em qualquer outra fonte de informação. “Infelizmente, às vezes as pessoas preferem confiar na fake news do que na própria imprensa. Existem muitas pessoas hoje que falam: ‘não, eu não leio jornal porque eu recebo tudo no zap do tio’. E o zap do tio virou fonte de informação. Mas o fato é que é muito sério e muito desagradável passar por isso uma segunda vez em uma semana”, declarou.

Remoção de vídeo

No fim da semana passada, circulou um vídeo gerado por inteligência artificial com uma falsa entrevista de Haddad na portaria do Ministério da Fazenda em que o ministro defendia a criação de uma “taxa para cachorrinhos”. A Meta removeu o vídeo falso após ser notificada pela Advocacia-Geral da União (AGU).

“Algumas pessoas não estão levando a sério o que isso pode significar para a democracia ao se colocar na boca de uma pessoa uma frase que ela não proferiu com requinte tecnológico que faz com que muita gente acreditasse naquilo”, acrescentou o ministro.

Desde o início do ano, a Receita Federal enfrenta uma onda de fake news relacionadas à falsa taxação do Pix. Nos últimos dias, o Fisco emitiu vários esclarecimentos de que a modernização do monitoramento sobre transações financeiras não significa cobrança de imposto nem afetará os trabalhadores autônomos e o uso de cartões de crédito compartilhados.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:28h • 22 de fevereiro de 2026

Antes da gravidez, testes genéticos ajudam a mapear risco para doenças hereditárias

Planejamento reprodutivo avança no Brasil e amplia debate sobre diagnóstico pré-concepcional de condições raras

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:08h • 22 de fevereiro de 2026

Cachoeiras cristalinas e casarões seculares no Cerrado goiano

Pirenópolis combina banhos refrescantes em águas cor de esmeralda, charme colonial e uma gastronomia afetiva para a temporada de verão

Descrição da imagem

Saúde • 15:49h • 22 de fevereiro de 2026

Parkinson vai além do tremor e exige olhar ampliado para sintomas não motores

Especialista da Unicamp alerta para sintomas não motores, impacto emocional e falhas no acesso ao tratamento

Descrição da imagem

Educação • 15:11h • 22 de fevereiro de 2026

Governo federal lança portal com cursos gratuitos de empreendedorismo

Plataforma oferece capacitações online e presenciais para apoiar geração de renda, especialmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social

Descrição da imagem

Saúde • 14:55h • 22 de fevereiro de 2026

Depois da festa, casos de gripe tendem a aumentar no país

Aglomerações, noites mal dormidas e álcool favorecem transmissão de vírus e elevam procura por atendimento após a folia

Descrição da imagem

Mundo • 14:15h • 22 de fevereiro de 2026

Tarcísio sanciona cinco novas leis em São Paulo, incluindo recarga para carros elétricos em condomínios

Pacote também cria selo para empresas que apoiam cuidados familiares e política estadual de direitos da pessoa com câncer

Descrição da imagem

Variedades • 13:33h • 22 de fevereiro de 2026

Dor lombar atinge mais mulheres e expõe sobrecarga física e emocional

Entenda por que rotina intensa, fatores hormonais e carga mental aumentam risco de dor crônica

Descrição da imagem

Cidades • 13:30h • 22 de fevereiro de 2026

Explosão na Coopermota assusta moradores e interdita entrada de Cândido Mota

Incêndio registrado na manhã deste domingo interditou região na entrada da cidade; até o momento não há confirmação oficial de feridos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar