• Univesp oferece mais de 24 mil vagas no Vestibular 2026
  • Dia Mundial do Câncer evidencia avanço da ciência e impacto da prevenção
  • Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 10:06h • 16 de janeiro de 2025

Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

Para ministro, nova política da Meta dificulta combate à desinformação

Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Ministro da Fazenda Fernando Haddad,
Ministro da Fazenda Fernando Haddad,

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu na última terça-feira (14) mais uma fake news associada à pasta. O ministro negou que o governo pretenda criar uma taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos.

O texto falso circulou na terça-feira (14) por meio de uma montagem de uma matéria de um portal de notícias. A notícia mentirosa afirma que a suposta taxa, que compensaria a poluição emitida por veículos antigos, equivaleria a 1% da Tabela Fipe e que o dinheiro arrecadado seria enviado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com Haddad, tudo não passa de uma grande fake news. “Hoje surgiu uma nova fake news que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos de mais de 20 anos de uso. Eu não sei se vocês viram isso, eles simulam uma reportagem do G1”, declarou o ministro, ao sair para a posse do secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira.

Atualmente, alguns municípios cobram a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) sobre veículos para promover a sustentabilidade e investir o dinheiro em ações ecológicas. Balneários como Bombinhas (SC) e Ubatuba (SP) cobram uma tarifa de veículos turísticos que visitam os locais.

Meta

Haddad também comentou a recente decisão da Meta, dona do Facebook, do WhatsApp e do Instagram, de eliminar o serviço de checagem de informações nos Estados Unidos. Segundo o ministro, a decisão dificultará o combate às fake news em todo o planeta.

“Parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, nós vamos ter, efetivamente, dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, dos funcionários públicos para combater um tipo de barbaridade que, com esse alinhamento com o facismo, deve acontecer mais”, afirmou.

O ministro disse que os ataques à imprensa tradicional agravam a disseminação de fake news, com pessoas preferindo acreditar em qualquer outra fonte de informação. “Infelizmente, às vezes as pessoas preferem confiar na fake news do que na própria imprensa. Existem muitas pessoas hoje que falam: ‘não, eu não leio jornal porque eu recebo tudo no zap do tio’. E o zap do tio virou fonte de informação. Mas o fato é que é muito sério e muito desagradável passar por isso uma segunda vez em uma semana”, declarou.

Remoção de vídeo

No fim da semana passada, circulou um vídeo gerado por inteligência artificial com uma falsa entrevista de Haddad na portaria do Ministério da Fazenda em que o ministro defendia a criação de uma “taxa para cachorrinhos”. A Meta removeu o vídeo falso após ser notificada pela Advocacia-Geral da União (AGU).

“Algumas pessoas não estão levando a sério o que isso pode significar para a democracia ao se colocar na boca de uma pessoa uma frase que ela não proferiu com requinte tecnológico que faz com que muita gente acreditasse naquilo”, acrescentou o ministro.

Desde o início do ano, a Receita Federal enfrenta uma onda de fake news relacionadas à falsa taxação do Pix. Nos últimos dias, o Fisco emitiu vários esclarecimentos de que a modernização do monitoramento sobre transações financeiras não significa cobrança de imposto nem afetará os trabalhadores autônomos e o uso de cartões de crédito compartilhados.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 11:01h • 04 de fevereiro de 2026

Florínea abre inscrições para escolinha de futebol voltada a crianças e adolescentes

Projeto atende jovens de 7 a 17 anos e busca incentivar prática esportiva e desenvolvimento social

Descrição da imagem

Economia • 10:34h • 04 de fevereiro de 2026

Pix passa a ter novas regras de segurança; confira as mudanças

Medidas ampliam segurança e agilizam devolução em casos de fraude

Descrição da imagem

Saúde • 10:13h • 04 de fevereiro de 2026

Reino Unido alerta para pancreatite associada a canetas emagrecedoras

Doença é efeito colateral conhecido, mas pouco frequente, diz agência

Descrição da imagem

Saúde • 09:27h • 04 de fevereiro de 2026

Secretaria da Saúde alerta para cuidados redobrados com o controle do diabetes no verão

As variações climáticas típicas do verão no Paraná, somadas às mudanças na rotina e na alimentação durante as férias, podem descompensar os níveis de glicose no sangue tanto de quem usa insulina quanto de quem utiliza medicamentos orais, trazendo riscos de hipoglicemia ou hiperglicemia

Descrição da imagem

Policial • 09:03h • 04 de fevereiro de 2026

Roubos no estado de SP caem 16% e encerram 2025 com o menor número da história

Roubos de veículos e de cargas também atingem o menor patamar em 25 anos

Descrição da imagem

Educação • 08:42h • 04 de fevereiro de 2026

Univesp oferece mais de 24 mil vagas no Vestibular 2026

Opções são distribuídas em 456 polos de todo o estado; são dez cursos ofertados, entre eles, o novo Bacharelado em Inteligência Artificial; inscrições vão até 11/03 e devem ser realizadas pelo site: vestibular.univesp.br

Descrição da imagem

Saúde • 08:19h • 04 de fevereiro de 2026

SUS: novas diretrizes devem melhorar atendimento e valorizar profissionais de saúde

Conselho Nacional de Saúde aprovou Protocolo nº 12/25 que traz uma série de diretrizes da carreira única interfederativa do SUS. CNTSS comemora decisão

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 08:00h • 04 de fevereiro de 2026

Dia Mundial do Câncer evidencia avanço da ciência e impacto da prevenção

Inovações em diagnóstico, tratamentos personalizados e dados da OMS mostram que quase 40% dos casos poderiam ser evitados

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar