Mundo • 13:08h • 08 de maio de 2025
Habemus Papam: Fumaça branca marca a escolha do novo Papa na 2ª votação
Em um momento histórico, a Capela Sistina anunciou com fumaça branca a escolha do novo Papa já na segunda votação do conclave, marcando a virada na sucessão de Francisco
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Reprodução/Youtube
Nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, um fato na história da Igreja Católica emocionou milhões de fiéis ao redor do mundo: a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina logo na segunda votação do conclave, sinalizando que a Igreja já tem um novo Papa. A tradicional frase em latim “Habemus Papam” será proferida, marcando oficialmente o início de um novo papado. O novo pontífice foi escolhido entre os 133 cardeais eleitores.

A escolha acontece após o falecimento do Papa Francisco, que morreu um dia após o Domingo de Páscoa, numa segunda-feira carregada de simbolismo. Seu sepultamento também chamou atenção por ter ocorrido fora da ala tradicional do Vaticano, algo que não era feito há décadas, reforçando ainda mais o caráter singular dos acontecimentos recentes na Santa Sé. Durante o luto, o Brasil, por exemplo, decretou 7 dias de homenagens, com bandeiras hasteadas a meio-mastro em respeito à liderança espiritual de Francisco, cuja voz ecoava entre milhões.
Habemus Papam
A fumaça branca, que sinalizou a definição do novo líder da Igreja, pegou o mundo de surpresa, já que os primeiros escrutínios raramente resultam em consenso. A eleição reforça a unidade entre os cardeais e sugere que o nome do novo Papa já era visto como natural sucessor entre grande parte do colégio cardinalício. Agora, a expectativa gira em torno da apresentação pública do novo pontífice: seu nome papal, sua nacionalidade e sua trajetória espiritual.

Os fiéis respiram aliviados com o anúncio. A ausência de um Papa sempre representa um tempo de transição e incertezas, especialmente após a forte presença de Francisco, que conquistou respeito global por sua simplicidade, firmeza ética e atuação junto aos mais vulneráveis. Espera-se que o novo Papa, sem ser uma réplica de seu antecessor, dê continuidade aos caminhos positivos deixados por ele e construa, ao longo dos anos, sua própria ponte com a comunidade católica mundial.
O portal Âncora 1 acompanha, em tempo real, a cobertura do Vaticano, onde em breve o novo Papa será apresentado oficialmente à multidão na Praça de São Pedro e ao mundo, em um novo capítulo da história da fé cristã.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo