• Contagem regressiva para o Assis Rock Fest 2025: dois dias de rock e solidariedade na Praça da Bandeira
  • Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 100 milhões; Assis, Quatá, Paraguaçu Palmital, tem apostas ganhadoras
  • Governo de SP reforça pesquisa sobre bem-estar animal nos municípios
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:28h • 18 de maio de 2025

Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

Em crianças, o vírus é uma das três principais causas de óbito

Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os pesquisadores do InfoGripe reforçam que a vacina é a ação mais eficaz para prevenir hospitalizações e mortes causadas pela doença.
Os pesquisadores do InfoGripe reforçam que a vacina é a ação mais eficaz para prevenir hospitalizações e mortes causadas pela doença.

O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado na última quinta-feira (15) faz uma alerta sobre o vírus da influenza A, causador da gripe, que se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos entre as crianças.

Foi registrado também um aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas partes do país, com níveis moderados a altos de incidência em estados do Centro-Sul e nas regiões do Norte e Nordeste.

Em alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o número de casos de SRAG em crianças pequenas, associado ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) vem apresentando sinais de desaceleração ou até de reversão.

“Apesar disso, ainda não é o momento de relaxar os cuidados nessas regiões, já que a incidência de casos continua alta ou moderada”, avalia a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella.

A especialista chama a atenção que a mortalidade por SRAG nas crianças pequenas se aproxima da observada nos idosos. A principal causa de mortalidade por SRAG nos idosos é o vírus da influenza A, seguida pela Covid-19. Já nas crianças, o VSR permanece como a principal causa de mortalidade por SRAG, seguido pelo rinovírus e pela influenza A.

Tatiana Portella orienta que as pessoas dos grupos mais vulneráveis se vacinem contra o vírus da influenza o quanto antes. Os pesquisadores do InfoGripe reforçam que a vacina é a ação mais eficaz para prevenir hospitalizações e mortes causadas pela doença.

“Além disso, reforçamos a importância do uso de máscaras em unidades de saúde, locais com maior aglomeração de pessoas e, principalmente, em caso de aparecimento de sintomas de gripe ou resfriado”, alertou a pesquisadora.

Casos de SRAG

O boletim mostra sinal de aumento de casos de SRAG em diversos estados, tanto nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) quanto nas de curto prazo (últimas 3 semanas). Esse cenário se deve ao crescimento de SRAG nas crianças pequenas, associado principalmente ao VSR, e na população de jovens, adultos e idosos, associado ao vírus da influenza A.

O VSR mantém uma incidência expressiva tanto de incidência quanto de mortalidade por SRAG em crianças pequenas. Outros vírus de destaque nessa faixa etária são o rinovírus e a influenza A. A influenza A, além de ser a principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos, é uma das três principais razões de óbitos por SRAG em crianças pequenas.

Estados

Ao todo, 15 das 27 unidades da federação apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Outros oito estados também apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, porém sem sinal de crescimento de longo prazo: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 13:06h • 18 de maio de 2025

CAPS de Maracaí inicia grupo de apoio gratuito para combate ao tabagismo

Ação da Secretaria de Saúde oferece tratamento completo com equipe multiprofissional, medicamentos e acompanhamento semanal

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:39h • 18 de maio de 2025

Contagem regressiva para o Assis Rock Fest 2025: dois dias de rock e solidariedade na Praça da Bandeira

Evento acontece nos dias 30 e 31 de maio com entrada solidária de 1 litro de leite e mais de dez bandas em apresentações no estacionamento da Praça da Bandeira

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:17h • 18 de maio de 2025

Governo de SP apresenta cidades com potencial para filmagens no Festival de Cannes

O lançamento destaca 10 cidades paulistas - Amparo, Bananal, Bauru, Botucatu, Iguape, Itu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos e São João da Boa Vista - como possíveis locações para filmagens audiovisuais

Descrição da imagem

Esporte • 10:43h • 18 de maio de 2025

Procon-SP cobra melhorias para edição 2025 do jogo da NFL em São Paulo

Encontro buscou alinhar melhorias após problemas enfrentados pelo público na edição anterior; protocolos de consumo e segurança foram reforçados

Descrição da imagem

Economia • 10:19h • 18 de maio de 2025

IR pode ser destinado a projetos esportivos e paradesportivos

Aproveite o período de entrega da declaração de IR, e confira como é possível doar

Descrição da imagem

Mundo • 09:53h • 18 de maio de 2025

Projeto de lei propõe embarque prioritário para profissionais da saúde em emergências médicas

PL 4419/24 prevê ações como realocação de passageiros e voos alternativos para garantir deslocamento urgente de médicos e enfermeiros em situações de risco de morte

Descrição da imagem

Mundo • 09:14h • 18 de maio de 2025

Fiscalização mais rígida leva a alta nas multas por álcool na direção

Governo de São Paulo quase triplicou número de veículos fiscalizados entre 2022 e 2024

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 08:32h • 18 de maio de 2025

Pesquisadores identificam alvo promissor para tratamento de doenças neurodegenerativas

Estudo australiano aponta inibidor capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e reduzir a neuroinflamação ligada a Alzheimer, Parkinson e ELA

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?