• Assis e Cândido Mota recebem mais de R$ 1 milhão em novo repasse de ICMS nesta terça-feira
  • Comércio de Assis pode abrir no feriado de 9 de Julho com acordo coletivo; entenda seus direitos
  • Vagas nesta semana em Assis vão de vendas a área técnica, com opções para PcD; confira as oportunidades
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 11:29h • 11 de março de 2025

Greenwashing: entenda o que é e aprenda a se defender de propagandas falsas

Como identificar uma empresa, um serviço ou um produto que verdadeiramente seguem os princípios da sustentabilidade e não ser enganado com a chamada lavagem verde, estratégia de marketing cada vez mais comum no mercado

Da Redação com informações do Ministério da Justiça | Foto: Divulgação

Para evitar enganos, é fundamental compreender que adotar esse modo de consumo vai muito além de escolher produtos aparentemente classificados como verdes ou com embalagens recicláveis.
Para evitar enganos, é fundamental compreender que adotar esse modo de consumo vai muito além de escolher produtos aparentemente classificados como verdes ou com embalagens recicláveis.

A preocupação com os princípios da sustentabilidade tornou-se um critério essencial para consumidores que desejam alinhar suas escolhas pessoais a práticas empresariais responsáveis. No entanto, em um mercado saturado de produtos e serviços que se apresentam como ecológicos ou sustentáveis, identificar quem realmente se encaixa nesses conceitos pode ser um desafio.

Afinal, nem tudo que se vende como sustentável de fato o é. O greenwashing — ou lavagem verde, em português — é uma estratégia de marketing comum e ilusória na qual empresas promovem seus produtos como ambientalmente responsáveis sem cumprir os critérios reais de sustentabilidade. Essa estratégia pode induzir o consumidor ao erro e caracteriza publicidade enganosa, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), no Artigo nº 37.

Para evitar enganos, é fundamental compreender que adotar esse modo de consumo vai muito além de escolher produtos aparentemente classificados como verdes ou com embalagens recicláveis. A sustentabilidade no consumo envolve uma análise criteriosa do impacto ambiental, social e econômico de um produto ou serviço ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte.

Entre os principais aspectos que devem ser considerados, destacam-se: a redução de resíduos e uso eficiente de recursos naturais; o respeito às condições de trabalho na cadeia produtiva; a transparência e a ética nas práticas empresariais; a redução da pegada de carbono; e a escolha de matérias-primas certificadas.

Já o consumidor consciente tem o papel de denunciar abusos e estimular o mercado que valoriza ética, responsabilidade social e ambiental. Dessa maneira, ele ajuda a fortalecer empresas realmente comprometidas com um futuro sustentável e a valorizar iniciativas efetivas do mercado.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) atua na proteção e na orientação dos consumidores brasileiros, garantindo que práticas sustentáveis sejam promovidas de forma verdadeira e que empresas sejam responsabilizadas, caso violem o direito à informação clara e correta.

Certificações ambientais confiáveis

Para garantir que um produto ou serviço seja de fato sustentável, é fundamental verificar a presença de certificações reconhecidas. Conheça algumas das mais confiáveis no Brasil e no mundo:

  • FSC (Forest Stewardship Council): certifica produtos de madeira ou papel provenientes de florestas manejadas de forma sustentável.

  • Selo Orgânico: garante que produtos agrícolas seguem práticas sustentáveis e que estão livres de agrotóxicos.

  • ISO 14001: certificação voltada para empresas que adotam sistemas eficazes de gestão ambiental.

  • Fair Trade (Comércio Justo): foca em condições dignas de trabalho e comércio ético, assegurando práticas mais justas para produtores e trabalhadores.

Essas empresas têm certificações ambientais reconhecidas e são frequentemente avaliadas em índices como o ISE B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores Brasileira). O incentivo ao consumo consciente e à valorização dessas empresas contribui para fortalecer um mercado mais ético e sustentável no País.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 08:44h • 08 de julho de 2025

Novo remédio reduz risco de morte por hipertensão pulmonar e pode evitar transplantes

Medicamento traz melhora a pacientes com hipertensão arterial pulmonar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 08:22h • 08 de julho de 2025

USP desenvolve aeronave capaz de medir gás carbônico e metano no ar

Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da USP desenvolveram aeronave com sensores capazes de detectar e medir as concentrações ambientais de gás carbônico e metano. Projeto foi apresentado durante a Fapesp Week França

Descrição da imagem

Economia • 08:13h • 08 de julho de 2025

Assis e Cândido Mota recebem mais de R$ 1 milhão em novo repasse de ICMS nesta terça-feira

Pagamentos realizados neste 8 de julho contemplam municípios da região com valores referentes à arrecadação entre 30 de junho e 4 de julho

Descrição da imagem

Saúde • 07:59h • 08 de julho de 2025

Férias: veja cuidados para evitar doenças em crianças

Pediatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) orienta sobre principais problemas após contato com piscina, praia e aglomerações nesta época do ano

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:30h • 07 de julho de 2025

Tecnologia 5G completa três anos no Brasil com 100% de metas cumpridas

Mil municípios e 47 milhões de clientes usufruem de conexão mais veloz

Descrição da imagem

Economia • 19:21h • 07 de julho de 2025

Festa junina explode nas redes e vira motor de economia cultura e negócios em 2025

Levantamento aponta aumento expressivo no consumo de conteúdo sobre São João impulsionando turismo gastronomia e estratégias digitais de mercado

Descrição da imagem

Variedades • 18:53h • 07 de julho de 2025

Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados no inverno; confira as orientações

Especialista orienta sobre hidratação uso de produtos específicos e rotinas adaptadas para manter os fios saudáveis durante o frio

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 18:24h • 07 de julho de 2025

Qual o chocolate mais saudável? Nutricionistas indicam as melhores opções no Dia Mundial do Chocolate

Nutricionistas apontam vantagens do chocolate amargo para o coração, o intestino e o humor, além de sugerirem receita funcional para reduzir a ansiedade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?