• Assis registra novo caso de escorpião-amarelo no Pacaembu nesta sexta-feira
  • Governo de SP abre inscrições de concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
  • Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 11:29h • 11 de março de 2025

Greenwashing: entenda o que é e aprenda a se defender de propagandas falsas

Como identificar uma empresa, um serviço ou um produto que verdadeiramente seguem os princípios da sustentabilidade e não ser enganado com a chamada lavagem verde, estratégia de marketing cada vez mais comum no mercado

Da Redação com informações do Ministério da Justiça | Foto: Divulgação

Para evitar enganos, é fundamental compreender que adotar esse modo de consumo vai muito além de escolher produtos aparentemente classificados como verdes ou com embalagens recicláveis.
Para evitar enganos, é fundamental compreender que adotar esse modo de consumo vai muito além de escolher produtos aparentemente classificados como verdes ou com embalagens recicláveis.

A preocupação com os princípios da sustentabilidade tornou-se um critério essencial para consumidores que desejam alinhar suas escolhas pessoais a práticas empresariais responsáveis. No entanto, em um mercado saturado de produtos e serviços que se apresentam como ecológicos ou sustentáveis, identificar quem realmente se encaixa nesses conceitos pode ser um desafio.

Afinal, nem tudo que se vende como sustentável de fato o é. O greenwashing — ou lavagem verde, em português — é uma estratégia de marketing comum e ilusória na qual empresas promovem seus produtos como ambientalmente responsáveis sem cumprir os critérios reais de sustentabilidade. Essa estratégia pode induzir o consumidor ao erro e caracteriza publicidade enganosa, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), no Artigo nº 37.

Para evitar enganos, é fundamental compreender que adotar esse modo de consumo vai muito além de escolher produtos aparentemente classificados como verdes ou com embalagens recicláveis. A sustentabilidade no consumo envolve uma análise criteriosa do impacto ambiental, social e econômico de um produto ou serviço ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte.

Entre os principais aspectos que devem ser considerados, destacam-se: a redução de resíduos e uso eficiente de recursos naturais; o respeito às condições de trabalho na cadeia produtiva; a transparência e a ética nas práticas empresariais; a redução da pegada de carbono; e a escolha de matérias-primas certificadas.

Já o consumidor consciente tem o papel de denunciar abusos e estimular o mercado que valoriza ética, responsabilidade social e ambiental. Dessa maneira, ele ajuda a fortalecer empresas realmente comprometidas com um futuro sustentável e a valorizar iniciativas efetivas do mercado.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) atua na proteção e na orientação dos consumidores brasileiros, garantindo que práticas sustentáveis sejam promovidas de forma verdadeira e que empresas sejam responsabilizadas, caso violem o direito à informação clara e correta.

Certificações ambientais confiáveis

Para garantir que um produto ou serviço seja de fato sustentável, é fundamental verificar a presença de certificações reconhecidas. Conheça algumas das mais confiáveis no Brasil e no mundo:

  • FSC (Forest Stewardship Council): certifica produtos de madeira ou papel provenientes de florestas manejadas de forma sustentável.

  • Selo Orgânico: garante que produtos agrícolas seguem práticas sustentáveis e que estão livres de agrotóxicos.

  • ISO 14001: certificação voltada para empresas que adotam sistemas eficazes de gestão ambiental.

  • Fair Trade (Comércio Justo): foca em condições dignas de trabalho e comércio ético, assegurando práticas mais justas para produtores e trabalhadores.

Essas empresas têm certificações ambientais reconhecidas e são frequentemente avaliadas em índices como o ISE B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores Brasileira). O incentivo ao consumo consciente e à valorização dessas empresas contribui para fortalecer um mercado mais ético e sustentável no País.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:42h • 05 de dezembro de 2025

7ª Feira do Produtor Rural de Pedrinhas Paulista acontece nesta sexta, 05 de dezembro

Evento terá show de Leandro Meireles e participação de produtores locais com variedade de alimentos e artesanato

Descrição da imagem

Cidades • 14:40h • 05 de dezembro de 2025

Assis registra novo caso de escorpião-amarelo no Pacaembu nesta sexta-feira

Caso registrado nesta sexta-feira reforça aumento de ocorrências na cidade, orientação das equipes de endemias e importância da prevenção nas casas

Descrição da imagem

Saúde • 14:02h • 05 de dezembro de 2025

Dezembro Laranja: Saúde alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

O Dezembro Laranja foi criado justamente para a promoção de ações que visam o combate da doença, que segundo o Ministério da Saúde é responsável por 33% dos casos de câncer no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:35h • 05 de dezembro de 2025

Programação do Aviva Assis tem início nesta sexta com apresentações gratuitas na Praça da Bandeira

Evento reúne apresentações musicais e bandas locais nesta sexta e sábado no Espaço Coberto André Francisco de Assis

Descrição da imagem

Educação • 13:01h • 05 de dezembro de 2025

Quatá abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos, do 1º ao 5º ano

Cadastro pode ser feito até 19 de dezembro na Secretaria de Educação, de segunda a sexta

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:33h • 05 de dezembro de 2025

Tempo Provisório chega ao Museu Casa de Taipa nesta sexta e sábado em Assis

Intervenção artística aborda território, identidade e memória nos dias 5 e 6 de dezembro, às 20h, com entrada gratuita mediante retirada de convites

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 12:00h • 05 de dezembro de 2025

UFG cria nanoestruturas para tratar intoxicações graves

Pesquisadora da UFG desenvolve lipossomas capazes de capturar substâncias tóxicas e acelerar o atendimento a casos de overdose

Descrição da imagem

Variedades • 11:38h • 05 de dezembro de 2025

Farinha de castanha-do-brasil tem 60% mais proteína que a de trigo, mostra pesquisa da Embrapa

Estudos da Embrapa revelam que farinha e concentrado proteico feitos a partir da castanha-do-brasil têm alto teor de proteínas e bom desempenho em alimentos vegetais como hambúrguer, quibe e proteína texturizada. A tecnologia já pode ser testada em escala comercial