Responsabilidade Social • 13:44h • 24 de setembro de 2024
Governo SP inicia parceria com o Reino Unido para estimular investimentos sustentáveis
Programa britânico apoia países com elevado potencial de redução de emissões para implementar medidas de combate às mudanças climáticas
Da Redação/Semil | Foto: Divulgação/Semil
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo deu início às ações da parceria com o Reino Unido para promover investimentos sustentáveis no Estado. Por meio de um programa de capacitação, os participantes poderão ampliar conhecimentos e habilidades para a construção de políticas públicas que incentivem “negócios verdes” – ou seja, que reduzam os danos à natureza e gerem impacto positivo para a sociedade.
O lançamento do treinamento “Mobilizando Investimentos Climáticos Sustentáveis” contou com a participação da secretária Natália Resende, representantes do Climate Group — organização que atua com líderes políticos e econômicos globais — e da ERM Consultoria. O encontro também reuniu a coordenadora de Mudanças Climáticas e Relações Internacionais da Semil, Carina Dolabella Pereira, e equipe.
Na última quarta e quinta (18 e 19), especialistas do governo paulista e do Reino Unido tiveram reuniões presenciais para a troca de conhecimento sobre modelos de negócios sustentáveis. Entre os participantes estavam representantes da própria Semil e de outras secretarias estaduais, do Comitê Gestor da Política Estadual de Mudanças Climáticas e entidades convidadas, como a Fapesp, a USP, a Sabesp e prefeituras.
A capacitação UK Pact – programa do International Climate Finance (ICF), um compromisso do governo britânico para ajudar países em desenvolvimento a lidar com o aquecimento global – visa desenvolver competências para estimular investimentos em ações climáticas e também fortalecer a atuação do Estado nessas questões.
Para a secretária de Meio Ambiente, Natália Resende, o treinamento é importante para a compreensão das possibilidades do Estado como parceiro estratégico em iniciativas público-privadas e como promotor de políticas públicas de regulação e incentivo à descarbonização, inovação climática e manutenção da competitividade da iniciativa privada paulista. “O UK Pact busca viabilizar e maximizar ações e projetos de mitigação e adaptação climática no Estado. Nesse sentido, o Governo de São Paulo lançou o Finaclima, mecanismo financeiro climático que permitirá a combinação de recursos públicos e privados na implementação da estratégia climática”, destacou.
O Finaclima é um instrumento criado durante as comemorações do Dia do Meio Ambiente, em junho deste ano, para desenvolver soluções visando à mitigação, adaptação e resiliência frente à mudança do clima. Os recursos do Finaclima serão utilizados para apoiar a implementação do Plano de Ação Climática e do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (Pearc). Os principais objetivos com a criação desse instrumento são incentivar a ampliação e a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos; promover a participação do setor privado no financiamento de serviços ambientais e de outras soluções climáticas; e fomentar a inovação e novos negócios em matéria de sustentabilidade.
A colaboração do Reino Unido, que possui uma longa tradição em ciências climatológicas, é fundamental para fortalecer as capacidades locais e promover uma agenda climática mais robusta. Em janeiro deste ano, o governador Tarcísio de Freitas já havia assinado um Protocolo de Intenções com a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq. O documento estabeleceu a colaboração entre o Estado de São Paulo e o Reino Unido em áreas estratégicas, como mitigação e adaptação às mudanças climáticas, energia renovável e mobilização de investimentos verdes – exatamente o eixo ligado à ação recém-iniciada nesta semana. Essa parceria é importante para a implementação de ações concretas de mitigação e resiliência, com foco no desenvolvimento sustentável e na transição ecológica justa e inclusiva.
A conclusão desse projeto está prevista para meados de 2026, com a expectativa de que as iniciativas resultantes contribuam significativamente para a atração de investimentos climáticos e para o avanço na implementação das ambições climáticas do Estado de São Paulo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social