Política • 09:30h • 03 de agosto de 2024
Governo sanciona 8 novas leis estaduais para São Paulo
Incluídas na edição desta quinta-feira (1°) do Diário Oficial, as novas normas abrangem saúde mental, maternidade atípica, defesa do consumidor, turismo e cultura
Da Redação | Com informações da Alesp | Foto: Rodrigo Costa
O governador Tarcísio de Freitas sancionou oito novas leis estaduais, criadas e aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que já estão publicadas no Diário Oficial de quinta-feira (1°). As novas normas incluem semanas de atenção à saúde mental e às mães atípicas, ampliam os direitos do consumidor paulista e garantem mais direitos na matrícula escolar para crianças e jovens adotados. Além disso, promovem o turismo e valorizam a cultura paulista.
Entre as novas legislações, a Lei 18.012/2024 garante que crianças com os mesmos representantes legais tenham prioridade para matrícula na unidade escolar próxima à residência. A norma visa dar mais eficácia ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que já concede esse direito a irmãos, abrangendo também crianças sob guarda, tutela ou adoção.
No âmbito do consumo, os mercados serão obrigados a informar os clientes sobre a substituição de laticínios por "similares" feitos com gordura vegetal e amido. Nos cartórios, a Lei 18.009/2024 assegura que os cidadãos saibam para onde vão as taxas pagas pelos serviços cartoriais, como a destinação a Santas Casas do estado.
A Lei 18.007/2024 institui a "Semana Estadual da Maternidade Atípica" em maio, focando em políticas públicas de saúde mental e acessibilidade para mães de crianças com deficiência. Já a Lei 18.011/2024 cria a Semana "Não te julgo, te ajudo" em agosto, dedicada à saúde mental com eventos e palestras.
Confira as novas leis sancionadas
- Lei nº 18.005/2024: Declara o culto e adoração a Francisco José das Chagas na Capela de Nossa Senhora dos Aflitos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
- Lei nº 18.006/2024: Declara Ribeirão Preto como a "Capital do Chope e das Cervejas Artesanais".
- Lei nº 18.007/2024: Institui a "Semana Estadual da Maternidade Atípica".
- Lei nº 18.008/2024: Obriga estabelecimentos comerciais a informarem sobre a substituição de laticínios por produtos similares.
- Lei nº 18.009/2024: Institui transparência sobre a arrecadação dos emolumentos notariais e registrários.
- Lei nº 18.010/2024: Declara Sorocaba "Capital Estadual do American Barbecue".
- Lei nº 18.011/2024: Institui a Semana Estadual do "Não te julgo, te ajudo".
- Lei nº 18.012/2024: Assegura prioridade de matrícula na mesma unidade escolar para estudantes com os mesmos representantes legais.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social