Educação • 16:14h • 23 de novembro de 2025
Bolsa Mais Professores é regulamentada para incentivar docentes na rede pública
Serão oferecidas 8 mil bolsas de R$ 2.100 para fortalecer o quadro de professores da rede pública de ensino em áreas com maior carência na educação básica
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secom | Foto: Divulgação/MEC
O governo federal regulamentou a Bolsa Mais Professores por meio da Portaria Capes nº 327/2025. O incentivo, executado pelo MEC e pela Capes, busca ampliar o ingresso e a permanência de docentes na educação básica pública, especialmente em áreas e regiões com falta de profissionais.
Serão 8 mil professores beneficiados por 24 meses, com uma bolsa mensal de R$ 2.100, paga de forma complementar ao salário. Estados e municípios poderão oferecer incentivos adicionais.
Quem pode participar:
Docentes concursados em estágio probatório, contratados para atender ao programa ou profissionais com vínculo funcional mínimo de dois anos. É necessário ter diploma de licenciatura (ou formação pedagógica reconhecida pelo MEC), ser aprovado em seleção da rede, assinar termo de adesão e cumprir atividades docentes, além dos critérios de frequência e desempenho.
Durante o período da bolsa, os professores deverão cursar uma especialização a distância de 360 horas, focada em prática pedagógica, com duração de dois anos.
As redes públicas interessadas devem aderir pelo Simec. Um edital com regras e cronograma será divulgado pela Capes.
A Bolsa integra o programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar a carreira docente. Além dela, o programa inclui o Pé-de-Meia Licenciaturas, o Portal de Formação, a Prova Nacional Docente e ações de valorização profissional. O conjunto das iniciativas pretende alcançar 2,3 milhões de docentes no país.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo