Mundo • 07:57h • 22 de novembro de 2024
Governo lança campanha ‘SP por Todas: 21 dias por elas’ com foco na segurança das mulheres
Ações intersecretariais de conscientização, capacitação e expansão da rede de acolhimento às vítimas serão realizadas entre novembro e dezembro
Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O Governo de São Paulo promoveu ontem (21) a campanha “SP Por Todas: 21 dias Por Elas”, reunindo serviços e ações para fortalecer a segurança das mulheres. Serão três semanas de mobilização até dezembro. Para marcar o início da campanha, o Palácio dos Bandeirantes irá se iluminar de lilás e rosa.
A primeira atividade foi realizada em Campinas com o painel “Rompendo Ciclos”, que reúne especialistas na pauta feminina. Na mesma data, as carretas da Saúde e do Empreendedorismo estavam presentes na Neo Química Arena (Capital), no Parque Linear (Capital) e no município de Américo Brasiliense.
Também neste período, haverá a expansão de salas DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher) em Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Ituverava e Bananal. A ideia das salas é complementar o atendimento das unidades das DDMs, garantindo mais acolhimento e proteção às vítimas de agressão na região.
A campanha paulista dá visibilidade ao movimento “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que tem alcance internacional e envolve tanto o poder público quanto a sociedade civil. O nome adotado em SP reforça também o movimento do SP por Todas, que é perene.
“Essa campanha demonstra nosso compromisso cotidiano em fortalecer políticas públicas que protejam, deem voz e apoio às mulheres. Queremos que cada paulista se sinta amparada, informada e apta a acessar oportunidades efetivas para romper ciclos de violência e alcançar sua autonomia”, afirma a secretária de Políticas para Mulher, Valéria Bolsonaro.
Outras ações no Estado
As atividades previstas na campanha vão até a segunda semana de dezembro. Também estão programados encontros com o Procon e associações comerciais, bares e restaurantes para ampliar o engajamento ao Protocolo Não se Cale, de combate ao assédio e à importunação sexual.
As carretas de mamografia e cursos profissionalizantes passarão por Amparo oferecendo exames gratuitos para detecção precoce do câncer de mama e fomentando a presença feminina no mercado de trabalho.
No começo de dezembro, a carreta de empreendedorismo estará em Apiaí e a de mamografia em Iguape.
O painel “Rompendo Ciclos” também será realizado em Presidente Prudente (27/11), Rio Claro (3/12) e São José do Rio Pardo (6/12). O encerramento da campanha será no dia 10/12, em São Paulo, quando o Palácio dos Bandeirantes se iluminará novamente.
Toda programação dos “21 Dias por elas” será atualizada no portal da Mulher Paulista (https://www.portaldamulherpaulista.sp.gov.br/) e nas redes sociais da SP Mulher (@spmulher).
SP Por Todas
SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas. Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024, como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas..
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social