• Abertas as inscrições para o curso de Educação Midiática e Direitos Humanos
  • Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV: Um novo capítulo na Igreja Católica
  • Habemus Papam: Fumaça branca marca a escolha do novo Papa na 2ª votação
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:13h • 09 de março de 2025

Governo intensifica medidas para enfrentar ondas de calor no Brasil

Estratégias envolvem meio ambiente, educação e saúde para mitigar impactos e proteger a população

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Fernando Donasci/MMA

As ondas de calor são períodos de temperatura extrema que excedem os padrões normais para determinada região e estação do ano. O aquecimento global tem agravado esse fenômeno, tornando-o mais frequente e intenso.
As ondas de calor são períodos de temperatura extrema que excedem os padrões normais para determinada região e estação do ano. O aquecimento global tem agravado esse fenômeno, tornando-o mais frequente e intenso.

O Governo Federal tem fortalecido a cooperação entre os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para lidar com as intensas ondas de calor que afetam o país. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados necessários e implementar ações para reduzir os impactos, especialmente em escolas.

Dados do observatório climático Copernicus, da União Europeia, indicam que, em janeiro, a temperatura global ficou 1,75ºC acima dos níveis pré-industriais (1850-1900). No Brasil, o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como ondas de calor severas, já é uma realidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas elevadas nas próximas semanas, principalmente no Sul, onde alguns municípios podem registrar mais de 40°C.

Cidades mais preparadas para o clim

O Ministério do Meio Ambiente atua para fortalecer a resiliência dos municípios frente às mudanças climáticas por meio do Programa Cidades Verdes Resilientes. A iniciativa busca melhorar a qualidade ambiental e preparar as cidades para os desafios climáticos, estruturando ações em seis eixos principais: áreas verdes e arborização urbana, uso sustentável do solo, infraestrutura verde e soluções naturais, tecnologias de baixo carbono, mobilidade sustentável e gestão de resíduos.

O programa conta ainda com a iniciativa AdaptaCidades, que oferece suporte técnico para que estados e municípios desenvolvam planos de adaptação ao clima. Estados participantes indicam dez municípios com alto risco climático para receber capacitação, além de consórcios intermunicipais e associações. Até o momento, 21 estados já aderiram ao projeto.

Plano Clima e metas até 2035

As iniciativas estão alinhadas ao Plano Clima, que orientará as ações do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas até 2035. Elaborado por 23 ministérios sob coordenação do MMA, o plano foca na adaptação de sistemas naturais e humanos aos impactos climáticos e na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Além das estratégias nacionais de mitigação e adaptação, o Plano Clima contará com sete planos setoriais voltados à redução de emissões e 16 direcionados à adaptação. Também prevê estratégias transversais para financiamento, governança e capacitação.

Escolas mais preparadas para o calor

O MEC está retomando atas de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), permitindo que estados e municípios adquiram ventiladores e, futuramente, aparelhos de ar-condicionado para escolas públicas sem a necessidade de processos licitatórios próprios.

Riscos das ondas de calor e cuidados necessários

As ondas de calor são períodos de temperatura extrema que excedem os padrões normais para determinada região e estação do ano. O aquecimento global tem agravado esse fenômeno, tornando-o mais frequente e intenso.

Nas cidades, o efeito das ilhas de calor — resultado da grande concentração de concreto, asfalto e edifícios — potencializa o problema, elevando ainda mais as temperaturas. Isso impacta diretamente a saúde da população, especialmente grupos vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Entre os sintomas mais comuns do calor excessivo estão tontura, fraqueza, dor de cabeça, suor intenso e náuseas.

Para se proteger, especialistas recomendam hidratação constante, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar roupas leves e acessórios como chapéus e óculos escuros, tomar banhos frios e nunca deixar crianças ou animais em veículos fechados.

Com essas medidas, o Governo busca minimizar os impactos das ondas de calor e preparar a população para enfrentar os desafios climáticos cada vez mais presentes.









Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 21:29h • 08 de maio de 2025

Assis, Cândido Mota, Pedrinhas e Tarumã acertam 4 números na Mega-Sena; premio acumula

Apostadores da região acertam 4 números e dividem prêmio de R$ 664,13; bolão em Assis levou R$ 1.992,34. Veja os números sorteados desta noite

Descrição da imagem

Mundo • 18:42h • 08 de maio de 2025

Quantos papas uma pessoa pode ver em sua vida? Curiosidades sobre o papado e suas transições

A eleição do Papa Leão XIV faz com que muitos se perguntem quantos papas conseguirão presenciar ao longo da vida, com base em uma média de 12 a 15 anos de pontificado

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:18h • 08 de maio de 2025

Quem é a nova estrela do pop que pode lotar Copacabana como Lady Gaga e Madonna?

Após o sucesso estrondoso de Lady Gaga no Rio, fãs especulam qual estrela global será a próxima a lotar o Brasil — e nomes como Beyoncé, U2, Rihanna e Coldplay lideram as apostas.

Descrição da imagem

Educação • 16:44h • 08 de maio de 2025

Abertas as inscrições para o curso de Educação Midiática e Direitos Humanos

Objetivo é formar agentes para defender direitos humanos e diversidades em seus espaços de atuação. Curso é gratuito e parte das 7.560 vagas são para professores da educação básica

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:13h • 08 de maio de 2025

Maracaí recebe Game & Roll Festival com campeonatos, cosplay e música ao vivo em julho

Evento gratuito contará com campeonatos de jogos, concursos de cosplay, música ao vivo e muito mais no dia 19 de julho

Descrição da imagem

Mundo • 15:08h • 08 de maio de 2025

Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV: Um novo capítulo na Igreja Católica

Em sua primeira saudação à Igreja, o Papa Leão XIV destaca a importância da paz, da caridade e do diálogo, e se compromete a guiar a Igreja em tempos de desafios globais

Descrição da imagem

Mundo • 14:33h • 08 de maio de 2025

Estudo da Unicamp mostra que quase 21 milhões de trabalhadores estão em sobrejornada

Economista da Unicamp, Marilane Teixeira, diz que fim da escala 6 x 1 e redução de jornada se complementam e que empresas não terão prejuízos com a aprovação dessas medidas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:24h • 08 de maio de 2025

Nova lei garante nutrição adequada e terapia nutricional a pessoas com transtorno do espectro autista

Assinada também pela ministra Macaé Evaristo, expectativa é que a norma contribua para a melhoria dos protocolos de atendimento nos serviços públicos de saúde nestes casos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?