Mundo • 09:44h • 28 de agosto de 2024
Governo federal inicia mobilização nacional para identificar pessoas desaparecidas
Primeira fase da mobilização vai até sexta-feira (30) e foca na coleta de DNA de familiares por meio da saliva
Da Redação | Com informações da Secom | Foto: Jamile Ferraris/MJSP
O Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu início à Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas nesta segunda-feira, 26 de agosto. A campanha, que se desdobra em três etapas, utiliza técnicas avançadas de identificação genética e papiloscópicas para localizar pessoas desaparecidas em todo o Brasil.
Na primeira fase, que segue até sexta-feira, 30 de agosto, serão coletadas amostras de DNA de familiares de desaparecidos por meio da saliva. A coleta requer a apresentação do boletim de ocorrência do desaparecimento. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, celebrado em 30 de agosto.
A segunda etapa da campanha será dedicada ao recolhimento de impressões digitais e material genético de pessoas vivas com identidade desconhecida. A fase final envolve a análise de impressões digitais de corpos não identificados, com os dados integrados à Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).
Entre janeiro e agosto de 2024, o Brasil registrou 45.670 desaparecimentos, reforçando a necessidade de intervenções como essa mobilização para solucionar esses casos e oferecer respostas às famílias.
Veja aqui a lista dos pontos de coleta espalhados pelo Brasil.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Assis, Tupã e Paraguaçu Paulista celebram grandes vencedores na Mega-Sena da Virada
Tupã registra aposta premiada de R$ 79 milhões com aposta de 10 números, enquanto Assis tem incríveis 76 ganhadores na quadra; Paraguaçu levou na quina
Cultura e Entretenimento
Filme assisense "Cidade by Motoboy" conquista prêmios e faz sua estreia internacional em Cuba