Gastronomia & Turismo • 12:33h • 29 de setembro de 2024
Governo de SP vai mapear as atrações turísticas para as crianças no estado
Será avaliada a percepção de famílias que frequentam atrativos turísticos com crianças e também dos próprios empreendimentos do setor em relação à estrutura, programação, equipe, facilidades e serviços
Agência SP | Foto: Agência SP/Divulgação
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças (https://saopauloparacriancas.com.br), realiza até o dia 4 de outubro um mapeamento da percepção de famílias que frequentam atrativos turísticos com crianças e também uma avaliação dos próprios empreendimentos do setor, no que diz respeito à estrutura, programação, equipe, facilidades e serviços.
As famílias são responsáveis pela maior parte das compras de viagens no estado de São Paulo, de acordo com a Fundação Seade. “Destinos que agradam famílias são inclusivos e mais seguros para todos os públicos. A presença das crianças traz vantagens para toda a cadeia do turismo, tornando o setor mais completo”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.
A sondagem vai captar a percepção dos turistas e moradores sobre atrativos turísticos paulistas públicos e privados. Já a sondagem voltada aos empreendimentos será compartilhada com atrações turísticas, meios de hospedagem, restaurantes e áreas públicas, entre outros, para entender a infraestrutura oferecida às crianças nesses locais.
“Ser amigável às crianças, ou ‘child-friendly’, como se diz, vai além de oferecer uma mesinha com giz ou algum passatempo. É sobre ter estrutura, segurança e uma equipe treinada no estabelecimento e, acima de tudo, engajar os profissionais em uma cultura de empatia e respeito às crianças como cidadãs plenas”, afirma Priscilla Negrão, do São Paulo Para Crianças.
São Paulo se tornou um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante, para além dos negócios que consolidaram o estado como um dos principais destinos de feiras e eventos corporativos do país.
São Paulo do lazer
O lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para São Paulo, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp – e São Paulo é o principal destino turístico do Brasil. De acordo com dados de pesquisa do IBGE, uma a cada cinco viagens no país foram feitas para São Paulo.
No ano passado, o secretário Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo Para Crianças para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar por meio de uma resolução a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no estado de São Paulo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social