Responsabilidade Social • 14:33h • 15 de outubro de 2024
Governo de SP repassa R$ 52 milhões para serviços voltados para crianças
Recursos são para 797 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinados aos públicos de 0 a 6 e de 6 a 15 anos de idade
Agência SP | Foto: Governo de SP
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS) anunciou repasse estadual previsto de R$ 51,9 milhões neste ano para 797 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinados aos públicos de 0 a 6 e de 6 a 15 anos de idade. “A proteção da infância é um dos principais objetivos a ser alcançado pelos Serviços de Proteção Básica, disponíveis nos 645 municípios paulistas”, diz Elaine Cristina Silva de Moura, da Coordenadoria de Assistência Social (CAS).
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atendem crianças e adolescentes que integram famílias inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif). Por meio de atividades lúdicas, culturais e esportivas, eles promovem formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Propiciam também a proteção dos usuários de situações de vulnerabilidade social, como trabalho infantil, violência e abandono escolar.
As crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos passam ainda por um processo de intervenção social planejado. Para isso, integram atividades que têm como objetivo auxiliá-los a superar a vulnerabilidade social a terem um futuro diferente.
Criança Feliz
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS) coordena ainda o Programa Criança Feliz no estado de São Paulo. Nele, promove cursos que já formaram mais de 300 supervisores, responsáveis por qualificar e orientar 1800 visitadores distribuídos pelas 215 cidades paulistas que aderiram à iniciativa.
O Criança Feliz tem como objetivo apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, além de facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. “O Criança Feliz é o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância”, diz Paola Appolinário Pastrello, coordenadora estadual do programa. “No estado de São Paulo, há a meta de atender 45 mil pessoas e, atualmente, as equipes municipais capacitadas realizam mais de 70 mil visitas domiciliares ao mês”, complementa.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
A SEDS também é responsável por coordenar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em São Paulo. Entre outras funções, qualifica profissionais dos 76 municípios que possuem as maiores incidências de trabalho infantil no estado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social