Educação • 09:02h • 21 de outubro de 2025
Governo de SP propõe levar educação para o trânsito às escolas
Proposta da Secretaria de Educação prevê a inclusão do tema em áreas curriculares e projetos pedagógicos
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A Secretaria de Educação propôs a inclusão da temática segurança no trânsito na educação básica. A contribuição foi direcionada ao Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo, documento que norteia as ações para reduzir sinistros, mortes e lesões no trânsito.
A ideia é incentivar a inserção da educação para o trânsito em diferentes áreas curriculares e projetos pedagógicos da educação básica, em linha com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A proposta da Secretaria de Educação pode ser vista na página 55 da minuta preliminar do plano, que está em consulta pública. Ela inclui a criação de módulos de formação de condutores na rede básica, com foco no tema da segurança viária e da proteção de usuários de trânsito vulneráveis.
Há ainda a ideia de promover premiações e concursos de ideias, hackatons e desafios temáticos em segurança viária, estimulando os estudantes a se aprofundar no tema.
“A educação para a segurança viária deve começar cedo e se manter presente ao longo de todo o percurso educacional, formando cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a preservação da vida”, diz texto do documento preliminar do PSV-SP. “No contexto do Sistema Seguro, a escola não é apenas um espaço de transmissão de conhecimento, mas também um ambiente privilegiado para mobilizar e engajar estudantes como agentes de transformação, capazes de influenciar suas comunidades e promover mudanças concretas.”
Jovens e a segurança no trânsito
O foco em estudantes não é à toa, uma vez que os jovens de 18 a 25 anos somam mais de 20% das vítimas de sinistros de trânsito no Estado de São Paulo. Todos os anos, mais de 5 mil jovens perdem a vida em sinistros, o que equivale a uma morte a cada 8 horas de jovens nessa faixa etária. Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito é a principal causa de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos em todo o mundo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo