• FEMA recebe inscrições para contratação de docentes em duas áreas da Saúde
  • Santa Casa de Assis abre inscrições para residência em Anestesiologia com início em 2026
  • 3I/Atlas: por que 19 de dezembro pode ser o momento mais revelador desde sua descoberta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 16:51h • 09 de março de 2025

Governo de SP oferece linha de crédito para empresas com projetos de inovação

Empreendedores ligados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai) que tiverem projetos selecionados podem receber financiamentos a partir de R$ 20 mil

Agência Brasil | Foto: Governo de SP

Edital estabelece que serão especialmente valorizados para contratação de crédito os projetos baseados em tecnologias diferenciadas e disruptivas, preferencialmente com impactos socioambientais positivos.
Edital estabelece que serão especialmente valorizados para contratação de crédito os projetos baseados em tecnologias diferenciadas e disruptivas, preferencialmente com impactos socioambientais positivos.

O Governo de São Paulo lançou uma linha de crédito para o financiamento de projetos de inovação. Criada a partir de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Desenvolve SP, a linha ofertará até o dia 11 de abril montantes iguais ou superiores a R$ 20 mil, sem valor máximo previamente estipulado, observando as necessidades dos projetos selecionados.

O edital estabelece que serão especialmente valorizados para contratação de crédito os projetos baseados em tecnologias diferenciadas e disruptivas, preferencialmente com impactos socioambientais positivos. Também terão atenção especial propostas das chamadas deeptechs, incluindo temas como computação quântica, inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia ou engenharia genética, robótica e automação, interfaces cérebro-computador e neurociência, novas formas de geração de energia, tecnologia espacial, entre outros. Serão consideradas propostas de ambientes ligados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), programa da SCTI que possui 61 ambientes de inovação, sendo cada um deles com centenas de empresas ligadas.

“Procuramos soluções que tenham impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. Considerando a atual crise climática, temas como a produção de biocombustíveis, a redução da pegada de carbono na indústria e na mobilidade urbana serão observados, mas não é só isso. Por exemplo, soluções que apoiem a biodiversidade, a produção de alimentos de forma sustentável, a economia circular e a redução de resíduos na indústria e consumo também serão valorizadas”, adianta André Aquino, diretor de Inovação da SCTI.

Todos os segmentos são aceitos, incluindo greentechs ou cleantechs, govtechs, civictechs, edtechs, healtechs, biotechs e agrotechs, desde que sejam micro e pequenas empresas. Como exemplos de modalidades de trabalhos propostos podem também ser citados a criação de novos produtos ou serviços de base tecnológica; mudança tecnológica de processos industriais visando ganhos em sustentabilidade; proteção à biodiversidade; projetos inovadores de govtech que tenham governos municipais e estaduais como potenciais compradores de soluções, e de civic techs, em que a sociedade civil seja a principal beneficiária das soluções propostas.

“As taxas são atrativas, não existe limite orçamentário para os projetos selecionados, até porque os recursos são reembolsáveis pelos empreendedores. E não é necessário oferecer bens em garantia. Os proponentes podem usar o fundo garantidor. Assim, a SCTI pretende desburocratizar processos para promover cada vez mais fortemente as atividades de inovação em São Paulo”, informa Aquino.

Na segunda fase da seleção, empreendedores terão apoio do Sebrae para aprimorar as propostas. “Queremos distribuir mais crédito e ver esses empreendimentos inovadores crescer e trazer benefícios para o povo paulista”, diz o secretário da SCTI, Vahan Agopyan.

Cronograma e formulário

Após a finalização do período de inscrições, em 11 de abril, o cronograma do edital prevê divulgação dos aprovados na primeira fase até 2 de maio; submissão de projetos até 4 de julho e, finalmente, divulgação dos aprovados finais (segunda fase) até 8 de setembro.

Para inscrições, os interessados devem acessar o link: https://forms.gle/bXAgY4PyFFY7nJoV6. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato via e-mail em: atendimento.inovacao@desenvolvesp.com.br.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:05h • 11 de dezembro de 2025

Cardápio de Natal do Gourmet de Assis inclui carnes, massas, saladas e sobremesas

Restaurante oferece carnes, saladas, farofas, massas e sobremesas; pedidos podem ser feitos por peso, com exceção de bolos e peças inteiras como tender e pernil

Descrição da imagem

Cidades • 11:30h • 11 de dezembro de 2025

Curso gratuito de operação de empilhadeira abre inscrições em Cândido Mota

Formação prática e teórica será realizada em parceria com o Sindicato Rural; vagas são limitadas

Descrição da imagem

Classificados • 11:08h • 11 de dezembro de 2025

Tarumã divulga novas vagas de emprego disponíveis no PAT

Atendimento presencial está aberto ao público com oportunidades em diversas áreas profissionais

Descrição da imagem

Variedades • 10:51h • 11 de dezembro de 2025

Papai Noel dos Correios: Madrinhas e padrinhos devem ficar atentos aos prazos de entrega dos presentes

Das 324 mil cartas disponibilizadas, mais de 208 mil já foram adotadas; veja como participar

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:27h • 11 de dezembro de 2025

Amazonas tem 62% da exploração madeireira fora da lei

Estudo do Imazon mapeou retirada ilegal de madeira no estado

Descrição da imagem

Mundo • 09:44h • 11 de dezembro de 2025

Brasil moderniza processo da CNH e reduz custos para novos motoristas

A nova resolução do Contran traz a maior atualização na emissão da Carteira Nacional de Habilitação em décadas. Com aplicativo reformulado, curso gratuito e etapas simplificadas, o governo promete reduzir em até 80% o custo da primeira habilitação e ampliar o acesso ao documento

Descrição da imagem

Saúde • 09:22h • 11 de dezembro de 2025

Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro

Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a imunização

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:43h • 11 de dezembro de 2025

Brasil gera mais resíduos em 2024, mas avança na destinação correta

Da parcela coletada, maior parte (59,7%) teve destinação adequada

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025