• Assis: prisão por tráfico, captura de fugitivo e apreensão de vinhos irregulares marcam ações policiais
  • Fim de semana com céu nublado e clima ameno em Assis: confira a previsão do tempo
  • Dezembro Vermelho: Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites no Centro de Saúde de Quatá
  • PM de São Paulo abre novo concurso para 2,7 mil soldados; saiba como se inscrever
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 17:02h • 22 de novembro de 2024

Governo de SP apresenta na COP 29 plataforma para impulsionar a restauração de áreas protegidas

Ferramenta reúne mais de 40 mil hectares mapeados em unidades de conservação

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Plataforma concentra informações como classificação da área, características da vegetação, uso do solo e potencial de regeneração natural.
Plataforma concentra informações como classificação da área, características da vegetação, uso do solo e potencial de regeneração natural.

Durante a 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Baku, Azerbaijão, o Governo de São Paulo apresentou a Plataforma de Restauração das Áreas Protegidas do Estado de São Paulo (https://plataforma.fflorestal.sp.gov.br/). A ferramenta, da Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, oferece informações detalhadas sobre áreas potencialmente restauráveis dentro das unidades de conservação paulistas.

Informações como classificação da área, características da vegetação, uso do solo, declividade, distância de rodovias e viveiros, potencial de regeneração natural e aptidão para restauração ativa fazem parte dessa coletânea de dados. “São mais de 90 camadas de informação, de 15 fontes oficiais ou cientificamente comprovadas, que são cruzadas e sobrepostas por meio de inteligência artificial para oferecer ao usuário dados precisos e atualizados, facilitando a tomada de decisão e o sucesso dos projetos”, explica o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.

Cerca de 40 mil hectares de áreas protegidas estão mapeadas na plataforma, oferecendo um verdadeiro catálogo à disposição de qualquer órgão ou entidade que queira desenvolver projetos de reflorestamento ou restauração. “Muitas vezes a falta de dados centralizados e estruturados dificulta o avanço e atrasa os esforços de recuperação. Com a plataforma é possível ser mais assertivo”, afirma. A ferramenta já está online e disponível para uso, embora siga continuamente em aperfeiçoamento, com apoio técnico da Fundação Instituto de Administração (FIA).

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, ressalta que a Plataforma de Restauração das Áreas Protegidas é um instrumento essencial e complementar a todo um arcabouço que está sendo construído no contexto do programa Refloresta-SP.

O objetivo é viabilizar a entrada de mais recursos de financiamento de ações de restauração, conservação e uso sustentável de paisagens e ecossistemas, considerando a meta do Governo de SP de restaurar a vegetação nativa e estabelecer sistemas produtivos biodiversos em 1,5 milhão de hectares até 2050, como contribuição para a mitigação de emissões. “Acabamos de publicar o edital de seleção da entidade gestora do Finaclima, instrumento climático que facilita o recebimento de recursos privados voltados à implementação de projetos e ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas. A plataforma vai servir como um instrumento fundamental para orientar a aplicação desses recursos”, diz.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode fazer doações ao Finaclima-SP para aplicação na restauração de áreas potencialmente recuperáveis. O mecanismo financeiro também recebe recursos de pagamentos pelo cumprimento de obrigações legais ou contratuais; compensação ambiental; projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; entidades internacionais de direito privado; organismos multilaterais e estados estrangeiros. Ele se beneficiará, ainda, do retorno de investimentos e dividendos e de rendimentos gerados pela aplicação de recursos. Também poderão ser destinadas ao Finaclima-SP doações diretas de bens e serviços.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 17:06h • 22 de novembro de 2024

Polícia Civil de Tarumã prende morador e apreende adolescente por tráfico de drogas

Em operação conjunta, policiais apreendem substâncias entorpecentes e objetos relacionados a furtos; ação ocorre em resposta a investigações sobre crimes na cidade

Descrição da imagem

Policial • 16:37h • 22 de novembro de 2024

Assis: prisão por tráfico, captura de fugitivo e apreensão de vinhos irregulares marcam ações policiais

A Polícia Civil e Militar realizaram várias ações, com destaque para a prisão de envolvidos em tráfico de drogas, latrocínio tentado e descaminho

Descrição da imagem

Classificados • 16:30h • 22 de novembro de 2024

MinC oferece curso que capacita trabalhadores da cultura a disputar editais

Inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro de 2025

Descrição da imagem

Cidades • 16:08h • 22 de novembro de 2024

Fim de semana com céu nublado e clima ameno em Assis: confira a previsão do tempo

O clima na cidade segue com variação de nuvens e temperaturas agradáveis, ideal para atividades ao ar livre

Descrição da imagem

Cidades • 15:22h • 22 de novembro de 2024

Maracaí promove testes rápidos de HIV e ISTs com a campanha Novembro e Dezembro Vermelho

Ação visa conscientizar a população e incentivar a realização de exames para o diagnóstico precoce das doenças

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:01h • 22 de novembro de 2024

Concursos podem ter 30% das vagas para negros, indígenas e quilombolas

Medida aprovada pela Câmara segue agora para o Senado

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:40h • 22 de novembro de 2024

Yoga ao ar livre no Parque Buracão: conecte-se com o corpo e a natureza

No domingo, 24 de novembro, acontece a edição do mês, com aula gratuita e aberta ao público, para todos os níveis de prática

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:13h • 22 de novembro de 2024

20 anos da Amazônia Azul: o mar que gera emprego e crescimento econômico

Mais de 20 milhões de brasileiros estão envolvidos direta ou indiretamente com atividades ligadas ao mar