• Abertas as inscrições para o curso de Educação Midiática e Direitos Humanos
  • Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV: Um novo capítulo na Igreja Católica
  • Habemus Papam: Fumaça branca marca a escolha do novo Papa na 2ª votação
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 14:12h • 09 de março de 2025

Gelo nas regiões polares atinge a menor extensão já registrada

No Ártico, tamanho ficou 8% abaixo da média para o mês de fevereiro

Agência Brasil | Foto: Mauricio de Almeida/ TV Brasil

O gelo marinho do Ártico ficou 8% abaixo da média para o mês, atingindo a menor extensão já registrada neste período em que costuma estar próximo a extensão máxima, após uma sequência de três recordes consecutivos nos últimos meses.
O gelo marinho do Ártico ficou 8% abaixo da média para o mês, atingindo a menor extensão já registrada neste período em que costuma estar próximo a extensão máxima, após uma sequência de três recordes consecutivos nos últimos meses.

A extensão global do gelo marinho atingiu um novo mínimo histórico no início de fevereiro de 2025 ficando durante todo o mês abaixo do recorde anterior, batido no mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados na quinta-feira (6), pelo Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas da União Europeia, e combina a medição por satélite do Ártico e Antártico, nos Polos Norte e Sul respectivamente.

O gelo marinho do Ártico ficou 8% abaixo da média para o mês, atingindo a menor extensão já registrada neste período em que costuma estar próximo a extensão máxima, após uma sequência de três recordes consecutivos nos últimos meses.

Já o gelo marinho Antártico atingiu a quarta extensão mensal mais baixa para fevereiro, ficando 26% abaixo da média. Ao contrário do Polo Norte, nesse período do ano, a extensão de gelo do Pólo Sul está próxima de atingir o mínimo anual e, caso não haja um novo recorde em março, esta será a segunda menor extensão de gelo já registrada em todos os meses na Antártica.

Temperatura

De acordo com a análise de dados do Copernicus, o mês de fevereiro de 2025 registrou temperatura média do ar na superfície de 13,36 graus Celsius (°C), o que representa alta 0,63°C em relação à média para o mês, calculada a partir de 1991 até 2020. Esse foi o terceiro registro mais quente para o mês.

Quando comparado ao período pré-industrial (1850-1900), fevereiro de 2025 ficou 1,59°C acima da média. Foi o 19º mês, dos últimos 20 meses, em que a temperatura média global do ar ficou 1,5°C acima do nível pré-industrial.

“Uma das consequências de um mundo mais quente é o derretimento do gelo marinho, e o recorde ou quase recorde de baixa cobertura de gelo marinho, em ambos os polos, empurrou a cobertura global de gelo marinho para um mínimo histórico”, explica Samantha Burgess, responsável estratégica pelo clima no Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF, na sigla em inglês).

A temperatura média da superfície do mar para fevereiro foi de 20,88ºC, considerando as zonas temperadas e intertropical, a cerca de 10 metros de profundidade. De acordo com o Copernicus, esse é o segundo valor mais alto para o mês, ficando apenas 0,18°C abaixo da temperatura medida no mesmo mês de 2024.

Seca

No segundo mês de 2025, a Europa registrou chuvas predominantemente abaixo da média e também índice de umidade do solo abaixo da média em grande parte da Europa Central e Oriental, no Sudeste de Espanha e na Turquia.

Segundo os dados do Copernicus, o tempo também esteve mais seco do que a média na maior parte da América do Norte, no Sudoeste e Centro da Ásia, na parte oriental da China e na maior parte da Austrália e da América do Sul, tendo a Argentina registrado incêndios florestais.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 21:29h • 08 de maio de 2025

Assis, Cândido Mota, Pedrinhas e Tarumã acertam 4 números na Mega-Sena; premio acumula

Apostadores da região acertam 4 números e dividem prêmio de R$ 664,13; bolão em Assis levou R$ 1.992,34. Veja os números sorteados desta noite

Descrição da imagem

Mundo • 18:42h • 08 de maio de 2025

Quantos papas uma pessoa pode ver em sua vida? Curiosidades sobre o papado e suas transições

A eleição do Papa Leão XIV faz com que muitos se perguntem quantos papas conseguirão presenciar ao longo da vida, com base em uma média de 12 a 15 anos de pontificado

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:18h • 08 de maio de 2025

Quem é a nova estrela do pop que pode lotar Copacabana como Lady Gaga e Madonna?

Após o sucesso estrondoso de Lady Gaga no Rio, fãs especulam qual estrela global será a próxima a lotar o Brasil — e nomes como Beyoncé, U2, Rihanna e Coldplay lideram as apostas.

Descrição da imagem

Educação • 16:44h • 08 de maio de 2025

Abertas as inscrições para o curso de Educação Midiática e Direitos Humanos

Objetivo é formar agentes para defender direitos humanos e diversidades em seus espaços de atuação. Curso é gratuito e parte das 7.560 vagas são para professores da educação básica

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:13h • 08 de maio de 2025

Maracaí recebe Game & Roll Festival com campeonatos, cosplay e música ao vivo em julho

Evento gratuito contará com campeonatos de jogos, concursos de cosplay, música ao vivo e muito mais no dia 19 de julho

Descrição da imagem

Mundo • 15:08h • 08 de maio de 2025

Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV: Um novo capítulo na Igreja Católica

Em sua primeira saudação à Igreja, o Papa Leão XIV destaca a importância da paz, da caridade e do diálogo, e se compromete a guiar a Igreja em tempos de desafios globais

Descrição da imagem

Mundo • 14:33h • 08 de maio de 2025

Estudo da Unicamp mostra que quase 21 milhões de trabalhadores estão em sobrejornada

Economista da Unicamp, Marilane Teixeira, diz que fim da escala 6 x 1 e redução de jornada se complementam e que empresas não terão prejuízos com a aprovação dessas medidas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:24h • 08 de maio de 2025

Nova lei garante nutrição adequada e terapia nutricional a pessoas com transtorno do espectro autista

Assinada também pela ministra Macaé Evaristo, expectativa é que a norma contribua para a melhoria dos protocolos de atendimento nos serviços públicos de saúde nestes casos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?