• Atleta profissional Hugo Calderano é barrado nos EUA após viagem à Cuba; entenda o caso e o uso do ESTA
  • Luto no futebol: Diogo Jota e André Silva morrem em acidente de carro na Espanha
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 11:40h • 30 de outubro de 2024

Garra completa 48 anos: conheça a unidade de elite da Polícia Civil

Treinado e bem equipado, o Grupo Armado de Repressão a Roubo preza pela integridade física do cidadão e atua em ocorrências extremas

Da Redação com informações da Secretaria de Segurança de SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O Garra é uma “divisão diferenciada da corporação”, que usa de mecanismos próprios para preservar não só a vida dos policiais durante o auxílio em alguma ocorrência, mas também do cidadão.
O Garra é uma “divisão diferenciada da corporação”, que usa de mecanismos próprios para preservar não só a vida dos policiais durante o auxílio em alguma ocorrência, mas também do cidadão.

Criado em outubro de 1976, o Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra) é um setor de elite da Polícia Civil responsável por prestar apoio a delegacias de todo o estado de São Paulo em ocorrências de gravidade. Bem equipado e com técnicas especializadas, para além do roubo e assalto, o grupo age em casos de sequestro, roubo a bancos, operações e cumprimento de mandados.

No primeiro semestre de 2024, o Garra prestou atendimento e apoio em 397 ocorrências, prendeu 75 infratores e capturou 16 procurados pela Justiça, atuou no cumprimento de 109 mandados de busca e apreensão, além de ter apreendido milhares de porções de drogas, armas, veículos e celulares.

O delegado-geral de polícia, Artur Dian, observa que o grupo tático é “eminentemente repressivo”. “Sua função não é investigar, mas garantir com segurança a ação de campo de quem investiga”.

O efetivo do Garra passa por treinamentos constantes e estuda as principais tecnologias e armas de combate para estar à frente de qualquer ataque criminoso. Todos os policiais que integram a divisão, pertencente ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), se voluntariam para entrar, como é o caso do investigador James Hodinguer. Ele conta que mesmo antes de entrar para a Polícia Civil, sempre quis realizar o trabalho tático, operando armamentos, granadas de luz e som e auxiliando na proteção das equipes que realizam o trabalho investigativo por trás. 

Ainda conforme Hodinguer, o Garra é uma “divisão diferenciada da corporação”, que usa de mecanismos próprios para preservar não só a vida dos policiais durante o auxílio em alguma ocorrência, mas também do cidadão, uma vez que muitas das ações do grupo são em casos de sequestro, cárcere privado, entre outros.

Delegado há 21 anos, sendo pelo menos 15 à frente do Garra, Eduardo Brotero afirma que para entrar no grupo, os policiais devem passar por um curso prévio antes de iniciar o trabalho de campo. Nas aulas, são avaliados desde o preparo físico até a noção de direitos humanos dos agentes. “Trabalhamos com todos os departamentos da Polícia Civil que solicitam apoio operacional justamente porque estamos muito bem equipados e treinados para atuar em qualquer ocorrência em que haja a necessidade de uma proteção a mais”, explicou.

Brotero completa dizendo que a vida e a integridade física do cidadão são os pilares do Garra, e sempre que estiverem expostos a criminosos, o “Garra estará preparado para agir”.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:01h • 03 de julho de 2025

Novas regras de segurança para chaves Pix já estão valendo

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:29h • 03 de julho de 2025

Pesquisas no espaço abrem caminho para novos tratamentos médicos na Terra

Estudos com células-tronco na Estação Espacial Internacional investigam avanços para câncer, AVC e osteoporose

Descrição da imagem

Mundo • 18:57h • 03 de julho de 2025

Atleta profissional Hugo Calderano é barrado nos EUA após viagem à Cuba; entenda o caso e o uso do ESTA

Número 3 do mundo no tênis de mesa foi impedido de usar sistema ESTA por viagem prévia a Cuba; advogado explica alternativas e recomenda planejamento

Descrição da imagem

Educação • 18:43h • 03 de julho de 2025

Cinco hábitos de criança que adultos podem adotar para aprender inglês com mais eficiência

Rede de idiomas identifica mudança no perfil de alunos e mostra como práticas infantis tornam o aprendizado mais natural e eficaz

Descrição da imagem

Esporte • 18:20h • 03 de julho de 2025

Luto no futebol: Diogo Jota e André Silva morrem em acidente de carro na Espanha

Diogo Jota, do Liverpool, e seu irmão André Silva morrem em trágico acidente de carro na Espanha

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:32h • 03 de julho de 2025

Sopa é janta? Saiba como preparar uma refeição nutritiva e equilibrada no inverno

Nutrólogo destaca benefícios das sopas e dá orientações para montar refeições nutritivas e equilibradas nos dias frios

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:12h • 03 de julho de 2025

Novo guia turístico valoriza religiões de matriz africana e indígena em SP

Publicação promove a visitação de atrativos e estimula o desenvolvimento local, potencializa novos negócios e fortalece comunidades tradicionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:41h • 03 de julho de 2025

Confira seis lugares de norte a sul do Brasil para curtir as férias de julho com crianças

Roteiros em diferentes regiões do Brasil unem diversão, aprendizado e contato com a natureza para crianças e adultos durante o recesso escolar

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?