Política • 13:41h • 29 de julho de 2024
G20 no Rio marca cooperação histórica entre Brasil e EUA para o clima
Parceria estratégica foi firmada durante a reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20 no Rio
Da Redação | Com informações do Ministério da Fazenda | Foto: Diogo Zacarias
Em um momento significativo para a agenda climática global, Brasil e Estados Unidos firmaram uma parceria estratégica para o clima. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, assinaram o documento durante a reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, realizada na sexta-feira (26/7) no Rio de Janeiro (RJ).
A Parceria pelo Clima foi formalizada dias após um encontro bilateral entre Haddad e Yellen na mesma cidade. O documento destaca a cooperação entre os dois países para enfrentar as crises ambiental e climática globais, enfatizando a importância de ações conjuntas para apoiar transições justas e o desenvolvimento econômico sustentável.
O acordo prevê que Brasil e EUA trabalharão juntos tanto multilateralmente quanto bilateralmente para desenvolver políticas e reformas em instituições internacionais, visando a utilização mais eficiente e efetiva de capitais público e privado para enfrentar os desafios climáticos mais urgentes. A parceria focará em tecnologias para produção de energia limpa, cadeias de valor resilientes, mercados de carbono íntegros e conservação de florestas e biodiversidade.
Acesse aqui a Declaração Conjunta Parceria sobre o Clima do Ministério da Fazenda e do Tesouro dos Estados Unidos
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social