Educação • 09:50h • 31 de agosto de 2024
Futuro do EaD: Câmara traça diretrizes para manter qualidade no ensino remoto
Audiência pública aborda desafios e diretrizes para equilibrar expansão e qualidade no ensino superior remoto
Da Redação | Com informações do MEC com informações da Câmara | Foto: Bruno Spada
Na última quarta-feira, 28 de agosto, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para discutir a regulamentação do ensino superior a distância (EaD) no Brasil. O debate contou com a participação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), e de diversos especialistas do setor. O foco central foi o desafio de equilibrar a crescente expansão da modalidade EaD com a manutenção da qualidade do ensino ofertado.
Durante a audiência, Daniel Ximenes, diretor de Regulação da Educação Superior do MEC, apresentou os principais pontos da Portaria nº 528/2024, que estabelece diretrizes para a criação de novos referenciais de qualidade e para o desenvolvimento de um marco regulatório destinado aos cursos de graduação a distância. Ele ressaltou o crescimento significativo dessa modalidade nos últimos anos e a necessidade de revisitar os instrumentos regulatórios atuais, que já não acompanham a diversidade de modelos adotados pelas instituições de ensino.
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A audiência também contou com a presença de representantes de diversas organizações, como o Instituto Brasileiro de Direito Regulatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup). Os participantes contribuíram com suas perspectivas sobre a necessidade de um marco regulatório robusto que assegure tanto a acessibilidade quanto a excelência educacional na EaD.
O debate foi visto como um passo importante na construção de um novo marco regulatório que não só acompanhe o crescimento da educação a distância, mas que também garanta a qualidade do ensino para os estudantes brasileiros.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social