Educação • 13:05h • 11 de agosto de 2024
Futuro da educação: Inteligência Artificial como aliada dos professores, afirma ministro
Ministro das Comunicações destaca papel transformador da Inteligência Artificial na educação durante evento na Colômbia
Da Redação | Com informações do MCom | Foto: Kayo Sousa
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou nesta quinta-feira (8), em Cartagena, na Colômbia, que o papel do professor no contexto da Inteligência Artificial (IA) "não desaparece, mas se transforma." Representando o governo brasileiro na Cúpula Latino-Americana sobre Inteligência Artificial, Juscelino destacou que a tecnologia deve ser vista como uma aliada no processo educacional, capaz de criar um ambiente de aprendizado mais eficaz e humanizado.
Segundo o ministro, "professores devem perder o medo de usar as tecnologias. Alunos e docentes devem aprender juntos." Ele enfatizou que a experiência dos educadores continua sendo central e insubstituível, mesmo com o avanço das novas tecnologias.
Durante o evento, Juscelino também apresentou iniciativas brasileiras voltadas para a inclusão digital, como a Estratégia Nacional de Educação Conectada (ENEC), que pretende conectar todas as escolas públicas do país até 2026, e o Programa Computadores para Inclusão, que promove a reutilização de equipamentos eletrônicos em projetos educacionais.
A cúpula, organizada pelo governo colombiano, reuniu especialistas de diversos países para discutir o impacto da IA em diferentes setores, incluindo a educação.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social