Educação • 14:19h • 03 de janeiro de 2025
Fundo Social de SP leva educação gratuita para as ruas com carretas-escolas
Iniciativa vai levar qualificação profissional às regiões mais vulneráveis do estado, impulsionando o desenvolvimento social e o empreendedorismo
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo

O Fundo Social de São Paulo (Fussp) anunciou em dezembro de 2024 uma nova iniciativa voltada para o desenvolvimento social e profissional no estado. A partir deste ano, o programa de educação itinerante levará cursos gratuitos de qualificação profissional para as regiões mais vulneráveis de São Paulo, por meio de carretas-escolas equipadas. Apresentado pela primeira-dama e presidente do Fussp, Cristiane de Freitas, o projeto promete impulsionar o aprendizado e o empreendedorismo, oferecendo capacitação em áreas de alta demanda no mercado de trabalho.
Com a previsão de início em março de 2025, mês de aniversário do Fundo Social, o projeto contará com três carretas que percorrerão os municípios paulistas, oferecendo cursos nas áreas de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Aplicativos, Cuidados com Animais de Estimação, Reaproveitamento de Alimentos e Gastronomia. O objetivo é proporcionar qualificação para pessoas em situação de maior vulnerabilidade social e incentivar a inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo.
“Nenhum desenvolvimento social é feito por uma só pessoa. Precisamos unir forças para vencer desafios e levar o desenvolvimento social onde ele precisa chegar”, afirmou Cristiane de Freitas durante o anúncio da iniciativa. Ela também destacou a importância de oferecer oportunidades para a população, com foco na qualificação e na empregabilidade.
Cursos gratuitos e certificação
Cada um dos três cursos terá duração de duas semanas e será oferecido gratuitamente. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado emitido pelo Fundo Social de São Paulo. A parceria com o Centro Paula Souza e o Sebrae permitirá o desenvolvimento do conteúdo das formações, que foram escolhidas com base nas áreas de maior demanda no mercado de trabalho atual.
O foco da ação é qualificar a população mais vulnerável, gerar oportunidades de emprego e estimular o empreendedorismo nas regiões mais carentes. A previsão é que as carretas comecem a percorrer o estado em março de 2025, levando qualificação a milhares de paulistas.
Fortalecimento das lideranças locais
Além das carretas-escolas, o Fussp também anunciou uma nova iniciativa de fortalecimento de lideranças locais. Ainda neste ano de 2025, será oferecido o curso online "Gestão Pública e Imagem", voltado para primeiras-damas e presidentes de Fundos Sociais municipais. O programa, que será ministrado por especialistas do Centro Paula Souza e Sebrae, abordará temas como gestão de equipes, redes sociais, empreendedorismo, inclusão socioeconômica e o desenvolvimento de soft skills.
Este curso tem como objetivo aprimorar as capacidades de liderança e gestão nas comunidades, garantindo que as ações de desenvolvimento social nas cidades paulistas se tornem mais eficazes e atinjam um maior número de pessoas. O Fussp acredita que investir nas lideranças locais é fundamental para ampliar os resultados e fortalecer os projetos de impacto social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor