Educação • 18:49h • 02 de dezembro de 2025
Fundação Itaú e IA Edu/UFAL lançam especialização gratuita em Inteligência Artificial
Curso lato sensu oferece 200 vagas, 360 horas de formação e inicia inscrições em 1º de dezembro; proposta integra IA, educação e cultura com foco em gestão pública
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Experta Media | Foto: Divulgação
A Fundação Itaú e o Instituto de Inteligência Artificial para a Educação (IA.Edu), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), abrirão em 1º de dezembro as inscrições para a especialização gratuita em Inteligência Artificial para Políticas Públicas de Educação e Cultura. O curso, de caráter lato sensu, é totalmente online, possui 360 horas de duração e oferece 200 vagas destinadas a gestores, técnicos e integrantes de organizações que atuam nas áreas de políticas públicas, IA, cultura e educação.
As inscrições ficam abertas até 19 de dezembro e o processo seletivo consiste apenas no envio de documentação, carta de motivação e currículo. O resultado será divulgado em 3 de fevereiro de 2026, e as aulas começam em 9 de março. A iniciativa pretende formar profissionais capazes de aplicar ferramentas de IA em decisões públicas, formulando políticas mais eficientes, éticas e orientadas por dados.
A metodologia do curso é baseada em aprendizagem por problemas e combina teoria, prática e análise de casos reais. Os participantes terão acesso a textos, vídeos interativos, estudos nacionais e internacionais e atividades aplicadas ao uso de ferramentas de IA. Também serão promovidos momentos de mentoria e trocas entre pares, estimulando aprendizagem colaborativa. Ao final, cada aluno deverá desenvolver um projeto de política pública com uso de IA.
A formação é estruturada em seis partes interdependentes: fundamentos de IA e políticas públicas; IA na educação; IA na cultura e economia criativa; laboratório de ferramentas e práticas; gestão e regulação de políticas com IA; e projeto aplicado. O conteúdo aborda desde aspectos éticos e regulatórios até avaliação, governança algorítmica, tomada de decisão baseada em evidências e experimentação prática.
A proposta formativa reforça a tendência global de qualificação de gestores públicos diante de transformações digitais. Em um momento em que tecnologias de IA já são usadas para análise de dados, triagem, monitoramento e apoio à formulação de políticas, o curso busca capacitar profissionais para aplicar essas ferramentas de forma responsável, inclusiva e alinhada ao interesse público.
O programa é resultado da parceria entre a Fundação Itaú e o IA.Edu, organização sem fins lucrativos voltada à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de soluções de IA para educação, com foco em equidade e acesso. Entre seus projetos, o instituto atua também com IA desplugada, permitindo aplicações mesmo em contextos com baixo acesso tecnológico.
Especialização em Inteligência Artificial para Políticas Públicas de Educação e Cultura (lato sensu)
Inscrições: 1º/12, às 8h, até 19/12, às 23h59
Link: aqui
Resultado: 3 de fevereiro de 2026
Início das aulas: 9 de março de 2026
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo