• Alerta de verão: Óculos de sol falsos podem causar danos silenciosos à visão
  • Xuxa esgota ingressos em poucas horas e abre data extra de show no Allianz Parque
  • Juros do empréstimo pessoal atingem maior nível desde 1997, aponta Procon-SP
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:21h • 09 de agosto de 2025

Fundação Florestal reforça combate ao fogo com tecnologia em Unidades de Conservação

Monitoramento por satélite, drones térmicos, capacitação e reforço de equipes integram a resposta do Estado à temporada crítica de incêndios florestais

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Semil | Foto: Governo de SP

A estrutura operacional foi ampliada com a contratação de 57 bombeiros civis e o reforço de uma frota composta por cerca de 8 caminhões-pipa, 35 quadriciclos, 40 veículos leves, além de 75 caminhonetes com motobombas, já existentes, estrategicamente distribuídos.
A estrutura operacional foi ampliada com a contratação de 57 bombeiros civis e o reforço de uma frota composta por cerca de 8 caminhões-pipa, 35 quadriciclos, 40 veículos leves, além de 75 caminhonetes com motobombas, já existentes, estrategicamente distribuídos.

Com a estiagem avançando e o risco de queimadas aumentando, a Fundação Florestal, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), destinou R$ 11 milhões para a Operação SP Sem Fogo em 2025. O objetivo é reforçar a prevenção e o combate a incêndios nas Unidades de Conservação (UCs), com mais tecnologia, equipes ampliadas e novas estratégias de monitoramento e ação rápida.

O investimento permite que a Fundação atue direto nas áreas mais vulneráveis, usando equipamentos modernos e mantendo equipes sempre mobilizadas.

Foram comprados equipamentos como motobombas, mochilas costais, ferramentas e tanques flexíveis de 20 mil litros para levar água a locais difíceis. No total, a Fundação adquiriu 12 motobombas, 1.100 ferramentas manuais, 200 mochilas costais e lanternas táticas para ações rápidas.

A equipe ganhou reforço com 57 novos bombeiros civis, além de uma frota robusta que inclui caminhões-pipa, quadriciclos, veículos leves e caminhonetes com motobombas, todos distribuídos estrategicamente pelo estado.

O monitoramento foi modernizado com tecnologia de ponta: a Fundação usa satélites que detectam focos de calor em tempo real e alimentam sistemas como o SMAC e o PANTERA. Esses sistemas cruzam dados climáticos, tipo de vegetação e histórico de queimadas para emitir alertas até 24 horas antes do fogo começar. Drones com câmeras térmicas ajudam a localizar focos, mesmo em mata fechada e à noite.

Todas essas informações são analisadas na Sala SP Sem Fogo, um centro de comando da Defesa Civil que integra dados meteorológicos, imagens de satélite e relatórios de campo, facilitando a coordenação rápida entre órgãos.

No campo, as equipes da Fundação, treinadas com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, já realizaram 15 oficinas regionais em 2025, com cerca de 3 mil participantes, além de treinamentos específicos para gestores das UCs.

A estratégia de combate prioriza vigilância constante e o uso combinado de monitoramento aéreo, terrestre e digital. A Fundação também firmou contratos para uso de aviões e helicópteros, facilitando o transporte de equipes e o combate em áreas de difícil acesso.

O sucesso desse modelo é comprovado. Em 2024, a Estação Ecológica do Jataí superou dois incêndios criminosos e mostrou uma forte regeneração natural do cerrado, graças à atuação rápida das equipes. No ano passado, 376 profissionais foram mobilizados, com investimento total de R$ 18 milhões.

Para Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal, “a combinação de inteligência climática, presença em campo, treinamento constante e tecnologia de alta precisão é o que garante a proteção eficaz das áreas naturais e seus arredores”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:28h • 18 de dezembro de 2025

Hóspedes passam a ter garantia mínima de 21 horas de permanência em hotéis

Portaria do Ministério do Turismo define limites de permanência, tempo para limpeza e avança no uso do pré-check-in digital

Descrição da imagem

Variedades • 19:36h • 18 de dezembro de 2025

Alerta de verão: Óculos de sol falsos podem causar danos silenciosos à visão

Falta de proteção contra raios ultravioleta pode provocar danos oculares ao longo do tempo, alertam especialistas

Descrição da imagem

Educação • 18:41h • 18 de dezembro de 2025

Brasileiros buscam mais cursos de oratória e comunicação cresce 23% em 2025

Interesse por falar melhor em público impulsiona pesquisas sobre aulas, técnicas de comunicação e opções gratuitas na internet

Descrição da imagem

Variedades • 17:33h • 18 de dezembro de 2025

Verão começa no Hemisfério Sul e não está ligado à proximidade da Terra com o Sol

Solstício de dezembro marca a estação mais quente do ano no Sul, fenômeno está ligado à inclinação do eixo terrestre, não à proximidade com o Sol

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:09h • 18 de dezembro de 2025

Xuxa esgota ingressos em poucas horas e abre data extra de show no Allianz Parque

Sucesso imediato da pré-venda confirma força da Rainha dos Baixinhos entre gerações e impulsiona nova apresentação em São Paulo

Descrição da imagem

Economia • 16:37h • 18 de dezembro de 2025

Juros do empréstimo pessoal atingem maior nível desde 1997, aponta Procon-SP

Taxa média sobe em 2025, amplia diferença entre bancos e reforça alerta para uso consciente do crédito

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:10h • 18 de dezembro de 2025

Como organizar as férias para crianças com autismo sem perder a rotina

Terapeuta ocupacional orienta famílias sobre rotina, brincadeiras e estímulo à autonomia fora do período escolar

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:50h • 18 de dezembro de 2025

Natal Feliz Maracaí 2025 segue com chegada do Papai Noel e entrega de brinquedos

Programação gratuita acontece na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de dezembro, com atividades para crianças e famílias em diferentes pontos da cidade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025