• SP inicia nova fase do Muralha Paulista com cadastro de câmeras
  • Celular ao volante já rivaliza com álcool como maior risco no trânsito brasileiro
  • Networking, cultura e gastronomia marcam a programação da Prospera em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 11:05h • 26 de junho de 2025

Frio atrai público para vinhos, fondues e caldos em bares e restaurantes de Assis

Estabelecimentos adaptam cardápios, ampliam equipes e apostam em experiências acolhedoras para atrair clientes durante a estação mais fria do ano

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Abrasel | Foto: Divulgação

Inverno chega com força e impulsiona faturamento do setor gastronômico na região e no Brasil
Inverno chega com força e impulsiona faturamento do setor gastronômico na região e no Brasil

A última sexta-feira (20) marcou o início oficial do inverno, e a estação já trouxe impactos visíveis para o setor de alimentação fora do lar. Em Assis (SP), a semana começou com mínimas de 4ºC e sensação térmica de 1ºC, e deve continuar fria nos próximos dias, conforme a previsão do INMET. Com isso, bares e restaurantes da cidade passaram a se beneficiar da mudança no comportamento dos consumidores, que tendem a procurar ambientes mais acolhedores e pratos quentes.

Cenário do frio no sul do Brasil

O cenário local acompanha o que já vem sendo observado em cidades turísticas típicas do inverno. Em Gramado (RS), por exemplo, o restaurante Nonno Mio, especializado em gastronomia italiana, já registra aumento no fluxo de clientes. Com 43 anos de história, o restaurante se prepara para a temporada com antecedência.

"Começamos a expandir o quadro de funcionários no final de maio, e nossa equipe aumenta em 25% para atender a essa demanda. Temos uma clientela fiel já estabelecida, e com o alto número de turistas na cidade, nosso faturamento no inverno chega a aumentar em cerca de 60%", afirma o proprietário Felipe Andreis.

Seguindo o impulso do Dia dos Namorados e do feriado de Corpus Christi, que também movimentaram o setor em Assis, as férias de inverno e as noites mais frias reforçam as oportunidades para bares, cafés e restaurantes incrementarem a receita. Ações voltadas para atrair o público e oferecer produtos típicos da estação têm sido adotadas por diversos empreendedores locais.

"Por sermos um restaurante com tradição, o nosso cardápio não passa por muitas alterações, mas costumamos oferecer alguns diferenciais baseados em ações conjuntas com parceiros", explica Felipe. "É feita uma nova impressão do cardápio, com evidência nos produtos destes parceiros, acompanhadas de ofertas que fomentam o consumo, como 'compre três cervejas e ganhe a quarta de brinde.' Já em relação à demanda, o consumo de vinho é o que mais se destaca, chegando a triplicar durante a temporada."

Oportunidades para o interior de SP

No interior de São Paulo, o exemplo também se repete. Em Santo Antônio do Pinhal (SP), a chef e proprietária do restaurante Donna Pinha, Anouk Migotto, afirma que o inverno é decisivo para o faturamento. “O frio é sempre nossa locomotiva de sucesso. E este ano ele está especialmente generoso, com temperaturas baixas e chegando na véspera do nosso melhor feriado”, conta.

Para atender à demanda, o Donna Pinha dobra a equipe, inclui itens sazonais no cardápio e realiza ações para tornar a experiência do cliente mais prazerosa. “Durante o inverno aumentamos nossa carta de vinhos e servimos o nosso tradicional fondue, que os clientes amam. Os pratos que fazem mais sucesso são todos aqueles à base de queijos e também os feitos com ingredientes locais favoritos do público, como pinhões e truta”, afirma.

Em Assis, também é comum encontrar menus de inverno com sopas, caldos, fondues, massas e bebidas como o tradicional chocolate quente e vinhos regionais. Restaurantes localizados na área central da cidade e cafés próximos à Praça da Catedral têm investido em ambientações aconchegantes, aquecedores e promoções sazonais para atrair os consumidores.

O inverno também ajuda a aliviar os desafios enfrentados pelo setor. Segundo dados do IPCA de junho, a inflação no segmento de alimentação fora do lar foi superior ao índice geral. José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel, explica que os bares e restaurantes têm conseguido recompor preços de forma gradual, considerando a resistência dos consumidores.

“Há um limite para o quanto o cliente está disposto a pagar e isso requer cautela por parte dos empresários, mas o setor tem tido condições mais otimistas. Atualmente, o cenário de pleno emprego empodera o consumidor e o reflexo é de aumento na confiança empresarial”, finaliza.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 09:28h • 11 de setembro de 2025

Aprovados em lista de espera no CPNU devem confirmar interesse nos cargos até dia 18

Medida visa acelerar procedimentos em eventual convocação para nomeação e posse

Descrição da imagem

Educação • 09:04h • 11 de setembro de 2025

Portal Trampolim abre inscrições para 3,4 mil vagas em cursos gratuitos em SP

A oferta do Qualifica SP conta com aulas presenciais em 37 municípios

Descrição da imagem

Saúde • 08:45h • 11 de setembro de 2025

Uso indevido de remédios para disfunção erétil pode trazer riscos

Anvisa alerta

Descrição da imagem

Policial • 08:22h • 11 de setembro de 2025

SP inicia nova fase do Muralha Paulista com cadastro de câmeras

Casas, condomínios e estabelecimentos comerciais com o equipamento voltado para a via pública podem integrar suas imagens ao programa de controle da mobilidade criminal

Descrição da imagem

Cidades • 08:06h • 11 de setembro de 2025

APDESP disponibiliza lista no Mercado Livre para que assisenses contribuam com a montagem da casa inclusiva

Cada item doado faz diferença: comunidade é convidada a participar da construção coletiva da nova Residência Inclusiva em Assis

Descrição da imagem

Saúde • 07:29h • 11 de setembro de 2025

Insulinas: como aplicar corretamente com a caneta reutilizável

O dispositivo é ofertado no SUS nas Unidades Básicas de Saúde. Mais de 2,1 milhões de canetas foram distribuídas em 2025

Descrição da imagem

Variedades • 20:47h • 10 de setembro de 2025

Celular ao volante já rivaliza com álcool como maior risco no trânsito brasileiro

Infrações cresceram mais de 16% em 2024 e uso do aparelho é terceira principal causa de mortes nas estradas do país

Descrição da imagem

Economia • 19:31h • 10 de setembro de 2025

Autocuidado masculino transforma barbearias em centros de estilo de vida

Setor ganha espaço no Brasil com barbearias modernas e experiências que vão além da estética

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?