• O que estamos realmente vendo no 3I/ATLAS? Novas imagens ampliam um enigma cósmico em construção
  • Como evitar burnout no fim do ano quando você é autista ou tem TDAH
  • Cruzália cancela 4ª Cavalgada deste domingo após chuvas intensas na região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 13:39h • 27 de março de 2025

França quer apoio de bancos de desenvolvimento a alimentação saudável

País sedia cúpula Nutrition for Growth nesta semana

Agência Brasil | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O custo de uma dieta pobre e não saudável são gastos com sistemas de saúde em vários países, além de comprometimento da educação das pessoas e do desenvolvimento econômico.
O custo de uma dieta pobre e não saudável são gastos com sistemas de saúde em vários países, além de comprometimento da educação das pessoas e do desenvolvimento econômico.

O governo francês espera sensibilizar bancos públicos de desenvolvimento para que eles se comprometam financeiramente com a produção de alimentos que sejam saudáveis para a população e ambientalmente sustentáveis. A França coordena nesta semana a cúpula Nutrition for Growth, evento sobre nutrição adequada, que acontecerá em Paris entre hoje (27) e sexta-feira (28). A primeira edição do encontro ocorreu em 2013, em Londres, e ele é sediado a cada quatro anos pelos países que sediaram as últimas olimpíadas.

A organização da cúpula Nutrition for Growth estima que sejam necessários investimentos de 13 bilhões de dólares por ano para garantir segurança alimentar e dieta saudável para a população global.

O encontro reúne governos, sociedade civil e setor privado, tendo entre suas propostas garantir compromissos políticos e financeiros de Estados, empresas, organismos internacionais e organizações filantrópicas. Representantes governamentais de 76 países já confirmaram presença no evento de Paris, inclusive o Brasil, que será representado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva.

O segundo evento foi realizado em Milão, em 2017, apesar de os Jogos de 2016 terem sido no Rio de Janeiro.

Na última edição, em Tóquio, em 2021, foram firmados 396 compromissos por 181 entidades. No total, foram garantidos investimentos de 27 bilhões de dólares em ações para proporcionar alimentação adequada para a população global. Mas faltaram compromissos de bancos públicos de desenvolvimento.

Um dos desafios deste ano, em Paris, é não apenas superar Tóquio, como também convencer bancos públicos de desenvolvimento, sejam eles nacionais, regionais ou internacionais, a investir nessas ações.

Algumas instituições já anunciaram que vão firmar compromissos nesse sentido, mas o valor total só será anunciado na sexta-feira (28), dia final da cúpula, que começa hoje (27).

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), instituição de desenvolvimento do governo da França, que deverá anunciar seus próprios investimentos, defende que essas instituições assumam um papel mais ativo no financiamento de políticas e na produção de alimentos saudáveis e mais sustentáveis. E que, inclusive, atuem juntos em alguns projetos.

"Os bancos de desenvolvimento são responsáveis por 10% dos investimentos globais. É uma quantia imensa", destaca a chefe do Departamento de Saúde e Proteção Social da AFD, Agnès Soucat. "Então a gente realmente espera que, juntos, eles canalizem montantes significantes para essa agenda [da nutrição adequada]".

Segundo ela, não é preciso investir muito mais do que já é investido por esses bancos atualmente na produção de alimentos. Basta, segundo ela, haver uma mudança no perfil desses desembolsos. Em vez de investir tudo no modelo clássico de produção de comida, que não é ambientalmente sustentável e não prioriza uma nutrição saudável e variada para as pessoas, seria importante direcionar esse dinheiro para iniciativas que promovam uma alimentação adequada e sustentável.

Ela cita como exemplo iniciativas que investem dinheiro em pequenas empresas que produzem alimentos saudáveis, em vez de companhias que produzem ultraprocessados.

"É preciso investir melhor. E também investir em uma agricultura mais sustentável. Tem uma população global que está crescendo e será preciso alimentar toda essa população", afirma a subchefe do Departamento de Agricultura da AFD, Sandra Rulliere.

Segundo as especialistas da agência francesa, a dieta global é rica em açúcar, o que gera uma série de problemas de saúde na população, como diabetes e outros problemas cardiovasculares. Entre os mais pobres, por exemplo, há deficiência no consumo de proteínas e de outros nutrientes essenciais, como o ferro.

O custo de uma dieta pobre e não saudável são gastos com sistemas de saúde em vários países, além de comprometimento da educação das pessoas e do desenvolvimento econômico.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:22h • 13 de dezembro de 2025

Réveillon 2026 combina luxo extremo, imóveis raros e risco crescente de estelionato

Escassez de imóveis premium e alta procura criam cenário inflacionado no litoral brasileiro e ampliam risco de fraudes digitais na virada do ano

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:00h • 13 de dezembro de 2025

O que estamos realmente vendo no 3I/ATLAS? Novas imagens ampliam um enigma cósmico em construção

Astrofotógrafo identifica padrões visuais, rotação e um ponto ainda sem explicação em imagens ópticas; ESA confirma emissão de raios X, ampliando o debate científico sobre sua composição e comportamento

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:28h • 13 de dezembro de 2025

Agentes autônomos, deepfakes e golpes em escala: por que 2026 marca a virada da defesa bancária

Deepfakes, agentes autônomos e redes de bots impulsionam uma escalada inédita de fraudes, e nova geração de detecção comportamental tenta reequilibrar o jogo

Descrição da imagem

Esporte • 17:32h • 13 de dezembro de 2025

Corrida vira febre global, mas iniciantes cometem erro que mais causa lesões: começar rápido demais

Crescimento histórico do esporte em 2025 exige atenção a técnica, força, progressão e planejamento para evitar lesões entre novos corredores

Descrição da imagem

Saúde • 16:45h • 13 de dezembro de 2025

Como evitar burnout no fim do ano quando você é autista ou tem TDAH

Período festivo intensifica estímulos e exige estratégias claras de autocuidado para evitar esgotamento emocional

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:11h • 13 de dezembro de 2025

Viagens com crianças e adolescentes exigem cuidados especiais com documentos

Com a chegada das férias, folgas e recesso de fim de ano, a viagem em família exige cuidados com documentação se envolver crianças e adolescentes. Regras variam conforme o tipo de viagem: nacional ou internacional. O Viaje Paraná reforça orientações para passeios planejados e tranquilos

Descrição da imagem

Saúde • 15:50h • 13 de dezembro de 2025

A espera de Henrique: a rotina de um adolescente que aguarda transplante de coração

História de Henrique, de 14 anos, revela desafios e esperas que marcam a rotina de jovens que dependem de um órgão compatível

Descrição da imagem

Educação • 15:27h • 13 de dezembro de 2025

Participação no GURI eleva desempenho escolar em matemática

Um estudo com participantes do programa Guri aponta que a educação musical melhora o desempenho escolar. Alunos da rede municipal tiveram avanço de 13% em matemática, além de ganhos em criatividade, habilidades científicas e controle emocional

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025