Gastronomia & Turismo • 16:17h • 03 de maio de 2025
Fora da rota: conheça tendências inusitadas no turismo que conquistam viajantes
Do céu estrelado às arquibancadas e palcos, novas experiências ganham espaço entre os brasileiros
Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação

Se antes o turismo se concentrava em destinos clássicos e roteiros tradicionais, em 2025 o cenário mudou — e mudou para melhor! Música, festivais, eventos esportivos e até locais ideais para observar as estrelas estão entre as grandes apostas do setor para este ano. Essas e outras novidades estão reunidas na Revista Tendências do Turismo 2025, publicação elaborada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, que mapeia as principais movimentações do setor.
Para detalhar o que vem por aí, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma série especial de cinco reportagens. Neste terceiro episódio, o foco são três tendências inusitadas que prometem agitar o mercado e encantar os viajantes: astroturismo, turismo esportivo e turismo musical.
Quer saber mais sobre essas experiências que estão conquistando espaço nas malas (e nos corações) dos brasileiros? Segue com a gente!
Astroturismo
A contemplação das estrelas tem atraído pessoas em busca de paz, silêncio e conexão com a natureza. O astroturismo, que vem se consolidando entre as principais tendências do ano, reúne viajantes interessados em vivenciar fenômenos celestes como chuvas de meteoros, eclipses e constelações visíveis em lugares com pouca ou nenhuma poluição luminosa.
A plataforma Skyscanner traz que “o astroturismo combina a aventura de explorar eventos celestes com os insights místicos da astrologia, especialmente entre a Geração Z e os Millennials, que buscam uma conexão com o cosmos”.
No Brasil, o Parque Estadual do Desengano (RJ) ganhou destaque internacional como um dos destinos mais promissores para a prática. Essa forma de turismo alia ciência, contemplação e espiritualidade — tudo sob um céu estrelado.
Turismo Esportivo
Para quem gosta de adrenalina ou acompanha eventos do mundo do esporte, o turismo esportivo se tornou mais do que uma tendência: virou um estilo de vida. De maratonas e campeonatos a trilhas, ciclismo e até esports, essa modalidade atrai aqueles que querem unir paixão pelo esporte à descoberta de novos destinos.
Pesquisas do site Skyscanner indicam que cerca de 40% das pessoas entre 25 e 34 anos já planejam suas viagens com foco em eventos esportivos. “Essa procura é alimentada pela busca por entretenimento, emoção e pela oportunidade de ver de perto seus atletas favoritos”, destaca a Revista Tendências do Turismo 2025. (é a revista? Fiquei na dúvida)
Nesse sentido, eventos de grande porte, como a Copa do Mundo e as Olimpiadas, não apenas atraem multidões, mas também aumentam o tempo de permanência dos visitantes e o consumo nas cidades-sede, sendo um gerador de receita para economia locais.
Turismo Musical
Outra tendência que vem crescendo é o turismo musical, impulsionado por turnês de artistas, festivais e até locações icônicas de videoclipes e filmes. O fenômeno do gig tripping — viajar para assistir a um show ou festival — tem mobilizado multidões ao redor do mundo.
Um exemplo atual é o tão aguardado show da cantora Lady Gaga que irá se apresentar, no próximo sábado (03.05), no Rio de Janeiro. A expectativa é que cerca de 1,6 milhão pessoas acompanhem a apresentação na praia de Copacabana, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro.
A publicitária Evely Alves estará entre a multidão. Ela vai sair da Bahia, onde mora, até a capital carioca ver de perto a artista. “Sempre acompanhei a carreira da Lady Gaga e com a oportunidade dela vir ao Brasil ficou muito mais acessível para ver o show”, contou. Evely vai ficar quatro dias na cidade e estima gastar aproximadamente 1.500 mil reais entre hospedagem, alimentação e deslocamentos.
Em 2025, a expectativa é que esse tipo de turismo gere ainda mais impacto, com operadoras de viagem já oferecendo pacotes completos voltados a experiências musicais.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor