• Entrevias reforça campanha educativa no fim de ano em Sertãozinho e Marília
  • Clientes com contas de luz em atraso ainda podem negociar débitos com a Energisa
  • IPVA 2026: motoristas já podem consultar o valor venal de veículos no estado de SP
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:02h • 18 de fevereiro de 2025

Foliões a bordo: cruzeiros devem atrair mais de 50 mil pessoas

Ao todo, 14 navios farão embarques e escalas durante o período, impulsionando o turismo e a economia nos destinos visitado

Da Redação com informações do Mtur | Foto: Divulgação Clia Brasil

A indústria de cruzeiros tem investido continuamente em tecnologias para reduzir emissões e aumentar a eficiência energética, com um compromisso claro: zerar a emissão de carbono até 2050.
A indústria de cruzeiros tem investido continuamente em tecnologias para reduzir emissões e aumentar a eficiência energética, com um compromisso claro: zerar a emissão de carbono até 2050.

O Carnaval se aproxima e muitos foliões veem nos cruzeiros a oportunidade perfeita para viajar e viver experiências inesquecíveis. De 28 de fevereiro a 5 de março, 14 navios, entre cabotagem e longo curso, farão embarques e escalas pela costa brasileira, movimentando mais de 50 mil pessoas entre passageiros e tripulantes, segundo a CLIA no Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

Os roteiros dos cruzeiros incluem destinos como Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Búzios, Maceió, Ilhabela, Ilha Grande, Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Angra dos Reis, Fortaleza e Paraty, além de Buenos Aires e Montevidéu, impulsionando significativamente o turismo e a economia local. No Rio de Janeiro, o Pier Mauá receberá nove navios, com cinco deles atracando simultaneamente em dois dias consecutivos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, fala da importância do segmento para a atividade turística no país. “O turismo no Brasil está aquecido e com números positivos de faturamento, ocupação, movimentação de passageiros, mostrando que o brasileiro está viajando mais, com dinheiro no bolso e podendo priorizar atividades de lazer com a família e amigos”, afirmou.

De acordo com o mais recente estudo da CLIA no Brasil, o impacto econômico médio (direto, indireto e induzido) gerado por cada cruzeirista é de R$ 668,91 nas cidades de escala e R$ 877,01 nas cidades de embarque e desembarque.

"O Carnaval é uma das épocas mais procuradas para viagens, e os cruzeiros oferecem uma experiência única, combinando conforto, lazer e a oportunidade de explorar diversos destinos em uma única viagem. Além de momentos inesquecíveis para os passageiros, essa movimentação impulsiona a economia, gera empregos e fortalece toda a cadeia produtiva do turismo”, destaca Marco Ferraz, presidente da CLIA no Brasil.

O impacto econômico das viagens de cruzeiro vai além do período da viagem: segundo a CLIA Global, 60% dos cruzeiristas retornam posteriormente aos destinos que conheceram a bordo para estadias mais longas, ampliando ainda mais os benefícios para as cidades visitadas.

Os navios oferecem uma programação completa para todos os perfis de viajantes: opções gastronômicas inclusas, teatro, shows, academia, spa, games, piscinas e, claro, festas temáticas para quem quer aproveitar o Carnaval em grande estilo. "Grandes eventos, como o Carnaval, são convites perfeitos para embarcar e viver novas experiências, ainda mais considerando o excelente custo-benefício dos cruzeiros", complementa Marco Ferraz.

Sustentabilidade

Além do entretenimento e dos impactos positivos para o turismo e a economia, a sustentabilidade também está no centro das operações do setor. A indústria de cruzeiros tem investido continuamente em tecnologias para reduzir emissões e aumentar a eficiência energética, com um compromisso claro: zerar a emissão de carbono até 2050.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:44h • 18 de dezembro de 2025

Alunos de Direito da FEMA arrecadam 203 brinquedos para crianças em Assis

Campanha solidária do Diretório Acadêmico mobilizou universitários e beneficiou a Casa da Criança Dom Antônio José dos Santos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:14h • 18 de dezembro de 2025

Entrevias reforça campanha educativa no fim de ano em Sertãozinho e Marília

Mobilização nacional acontece nesta sexta-feira, com foco na segurança viária no período de fim de ano

Descrição da imagem

Economia • 12:39h • 18 de dezembro de 2025

Clientes com contas de luz em atraso ainda podem negociar débitos com a Energisa

Campanha segue até o fim do mês e oferece parcelamento, pagamento via Pix, cartão ou direto na fatura de energia

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:09h • 18 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes para apresentações natalinas nesta quinta e sexta

Ensaio geral acontece na quinta-feira, 18, e apresentação oficial será na sexta-feira, 19, em frente à Estação Ferroviária

Descrição da imagem

Economia • 11:31h • 18 de dezembro de 2025

Pesquisa do Procon-SP revela variação de até 169% em itens da ceia de Natal em Bauru

Cidade registra a maior diferença de preços do estado e serve de alerta para consumidores de Assis e região na reta final das compras

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:01h • 18 de dezembro de 2025

Estudantes do Pé-de-Meia podem emitir autorização para retirar absorventes grátis

Iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação busca fortalecer o combate à evasão escolar, além de promover a dignidade menstrual para jovens de baixa renda na rede pública de ensino

Descrição da imagem

Cidades • 10:39h • 18 de dezembro de 2025

Marília: Saúde recomenda a adoção de medidas preventivas para evitar acidentes com escorpiões

Orientação é que os cuidados sejam redobrados em períodos de temperaturas elevadas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:16h • 18 de dezembro de 2025

Pelo menos 1/3 das cidades turísticas paulistas promoverão eventos natalinos

Do litoral à capital, e do interior à Região Metropolitana, Papai Noel e presépios tomam conta do cenário

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025