• Cândido Mota abre prazo para isenção de impostos a aposentados e pensionistas
  • Assis pode ter um Natal diferenciado com proposta de Alexandre Cachorrão
  • O que são as armas em gel e por que elas podem representar risco para as crianças e pets
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 11:15h • 15 de outubro de 2024

Focos de incêndios no Brasil já são 76% maior que em 2023

Dados são do Programa Queimadas do Inpe

Agência Brasil | Foto: Mayangdi Inzaulgarat/Ibama

De acordo com o governo federal, há 3.732 profissionais em campo atuando no enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Também foram disponibilizadas 28 aeronaves.
De acordo com o governo federal, há 3.732 profissionais em campo atuando no enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Também foram disponibilizadas 28 aeronaves.

Com mais de 2,3 mil focos de incêndio detectados nas últimas 48 horas, o Brasil já acumula este ano até o domingo (13), 226,6 mil registros detectados pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa aumento de 76% na comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com os dados do Inpe, do total de focos detectados, 49,4% ocorreram na Amazônia. O Cerrado é o segundo bioma mais afetado em números absolutos com 32,1%. O Pantanal, embora tenha registrado 6% do total de focos do país, foi o bioma que observou o maior crescimento de incêndios na comparação com 2023: um crescimento de 1.240%.

Áreas do Pantanal e da Amazônia estão com alerta de chuvas intensas, conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta segunda-feira (14). No entanto, até dezembro, o Inmet prevê predomínio de chuva abaixo da média histórica em grande parte da Região Norte, com baixos níveis de umidade no solo em grande parte da região no mês de outubro. Na Amazônia, o estado do Pará registrou 466 focos de calor nas últimas 48 horas. Já o Mato Grosso contabilizou 189 focos.

O Matopiba (região que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde predomina o bioma Cerrado, apresentou 826 focos nas últimas 48 horas. A região está hoje com alerta de baixa umidade, com risco aumentado de incêndios florestais em uma faixa que se estende do Sul do Maranhão, passando por grande parte do Piauí e alcançando o centro-norte baiano.

De acordo com o governo federal, há 3.732 profissionais em campo atuando no enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Também foram disponibilizadas 28 aeronaves.

Na última sexta-feira (11), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou que o governo federal está totalmente mobilizado para atender todos os estados afetados. "Estamos constantemente monitorando e avaliando os mais variados casos. Não por acaso, mantemos uma Sala de Situação para discutir ações emergenciais diante das mudanças climáticas, que se tornam cada vez mais frequentes e severas", acrescentou.

Seca

A Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação de escassez hídrica nos rios Madeira e Purus, no Amazonas; Tapajós e Xingú, no Pará; e em toda a região hidrográfica do Paraguai, no Pantanal. Com a baixa das águas dos rios, comunidades ficaram isoladas na Amazônia e vários rios atingiram os menores níveis observados nas séries históricas.

Nesse domingo (13), o Rio Paraguai registrou a mínima histórica superando o recorde registrado em 1964, na estação do município de Ladário, em Maro Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 15:06h • 15 de outubro de 2024

Abelhas: conheça as protagonistas do projeto Poliniza Paraná

São sete espécies diferentes de abelhas nativas sem ferrão que colaboram com a manutenção do ecossistema estadual por meio do projeto Poliniza Paraná: Guaraipo, Mandaçaia, Mirim, Tubuna, Jataí, Iraí e Manduri

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:33h • 15 de outubro de 2024

Governo de SP repassa R$ 52 milhões para serviços voltados para crianças

Recursos são para 797 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinados aos públicos de 0 a 6 e de 6 a 15 anos de idade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:16h • 15 de outubro de 2024

1 agressor de mulher é preso a cada 40 minutos no Estado de São Paulo

Mais de 6,5 mil prisões por violência contra a mulher em SP em 2024

Descrição da imagem

Saúde • 13:59h • 15 de outubro de 2024

Fiocruz atua na detecção de nova variante do vírus Sars-CoV-2 no Brasil

Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, chamada XEC, foi detectada no Brasil, especialmente em Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) identificou essa linhagem em amostras de dois pacientes no Rio, diagnosticados com Covid-19 em setembro

Descrição da imagem

Cidades • 13:22h • 15 de outubro de 2024

Cândido Mota abre prazo para isenção de impostos a aposentados e pensionistas

Prazo para pedidos vai até 30 de novembro; confira os requisitos e documentos necessários

Descrição da imagem

Cidades • 12:48h • 15 de outubro de 2024

Assis pode ter um Natal diferenciado com proposta de Alexandre Cachorrão

Vice-prefeito eleito quer aquecer o comércio local com decoração natalina

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:19h • 15 de outubro de 2024

Polo Turístico Religioso impulsiona economia no interior paulista

A atuação da Alesp contribui para o desenvolvimento das regiões com raízes na fé no estado, sendo Aparecida um símbolo de devoção e peregrinação no Brasil

Descrição da imagem

Mundo • 12:05h • 15 de outubro de 2024

O que são as armas em gel e por que elas podem representar risco para as crianças e pets

Apesar de parecerem inofensivas, pistolas de gel podem causar lesões graves se não forem usadas corretamente