• Novo curso gratuito em Tarumã prepara profissionais para manutenção de ar-condicionado
  • Polícia Rodoviária prende traficante e contrabandista em menos de 24h na Raposo Tavares
  • Novidade! Cine Piracaia inicia nova fase em Assis com parceria entre FEMA e Secretaria da Cultura
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:39h • 04 de setembro de 2025

Fiocruz vai produzir remédio para atrofia muscular espinhal

Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical são farmacêuticas parceiras

Agência Brasil | Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz

 Bio-Manguinhos/Fiocruz
Bio-Manguinhos/Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou parceria com as empresas Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical para o desenvolvimento e a fabricação nacional do medicamento Nusinersena, usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME). A assinatura da sociedade ocorre no contexto do Agosto Roxo, mês de conscientização sobre a doença.

A iniciativa faz parte da estratégia do Novo Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde, do Ministério da Saúde, “para fortalecer a produção local de medicamentos e biotecnológicos no país, reduzir a dependência externa e ampliar o acesso da população brasileira a terapias de alta complexidade”, diz a Fiocruz.

A fundação destaca que o remédio vem sendo fornecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019, mas que a parceria, além de trazer economia aos cofres públicos, tem o diferencial de incorporar uma plataforma tecnológica inédita no país.

“A proposta permitirá ao Brasil desenvolver plataforma nacional de produção de oligonucleotídeos, que tem o potencial para ser utilizada também no desenvolvimento de medicamentos para outras doenças”, informa a instituição.

De acordo com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a transição demográfica impõe a necessidade de ampliar a carteira de produtos direcionada também ao tratamento da AME. A introdução do medicamento Nusinersena reflete a estratégia.

"A implementação da plataforma, pioneira na América Latina, reforça o papel da Fiocruz como base científica, tecnológica e industrial do SUS, elegendo como prioridade a inovação que garante o acesso da população a produtos pioneiros.”

A diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber ressalta que esse projeto demonstra o compromisso científico e tecnológico de Bio-Manguinhos com a inovação, a sustentabilidade e a ampliação do acesso a tratamentos de ponta. “Nossa colaboração com a Hypera Pharma, Bio-Manguinhos/Fiocruz e o Ministério da Saúde para garantir um medicamento seguro, eficaz e acessível à população brasileira é um momento histórico para nossa empresa”, disse o representante da Aurisco no Brasil, Marco Oliveira.

Tecnologia inovadora

O medicamento Nusinersena é um oligonucleotídeo antisense (ASO), que atua na produção de uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores afetados pela Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME). A Bio-Manguinhos/Fiocruz passará a produzir o produto de forma integral no país.

O projeto será executado em fases com monitoramento contínuo desde a submissão do projeto até a verificação da internalização da tecnologia.

“Ao final do processo, Bio-Manguinhos/Fiocruz estará plenamente capacitado para produzir o medicamento em território nacional, com total domínio tecnológico”, informou a Fiocruz.

A fundação destaca que o remédio vem sendo fornecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019, mas que a parceria, além de trazer economia aos cofres públicos, tem o diferencial de incorporar uma plataforma tecnológica inédita no país.

De acordo com o presidente da fundação, Mario Moreira, a transição demográfica impõe à Fiocruz a necessidade de ampliar sua carteira de produtos direcionada também ao tratamento da AME e a introdução desse novo produto reflete a estratégia. "A implementação dessa plataforma, pioneira na América Latina, reforça o papel da Fiocruz como base científica, tecnológica e industrial do SUS, elegendo como prioridade a inovação que garante o acesso da população a produtos pioneiros.”

A diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber ressalta que o projeto demonstra o compromisso científico e tecnológico de Bio-Manguinhos com a inovação, a sustentabilidade e a ampliação do acesso a tratamentos de ponta.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:32h • 04 de setembro de 2025

Movimento “A carne do futuro é animal” reforça importância da pecuária e da nutrição com carne

Iniciativa reúne mais de 70 produtores de Mato Grosso e especialistas para reforçar benefícios nutricionais e ambientais da pecuária

Descrição da imagem

Cidades • 12:05h • 04 de setembro de 2025

Estudantes de Presidente Prudente recebem prêmio do Ministério Público por campanha contra bullying

Alunas do Colégio Marista Champagnat produziram vídeo educativo que integra ações sobre respeito e diversidade na comunidade escolar

Descrição da imagem

Cidades • 11:30h • 04 de setembro de 2025

Novo curso gratuito em Tarumã prepara profissionais para manutenção de ar-condicionado

Aulas acontecem de 6 a 10 de outubro, na Oficina Dejota, com 20 vagas disponíveis para moradores do município

Descrição da imagem

Variedades • 11:09h • 04 de setembro de 2025

Alotriofagia: o transtorno que leva pessoas a ingerirem substâncias como terra e papel

Também chamada de síndrome de Pica, condição pode estar associada a carências nutricionais ou fatores emocionais e exige acompanhamento profissional

Descrição da imagem

Economia • 10:44h • 04 de setembro de 2025

Receita Federal se antecipa e paga todas as restituições do Imposto de Renda

Contribuintes que entregaram a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) no prazo e sem inconsistências já receberam os valores, mesmo com previsão inicial de cinco lotes

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:22h • 04 de setembro de 2025

Novo sensor portátil identifica drogas perigosas em cigarros eletrônicos

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um dispositivo capaz de detectar canabinoides sintéticos em líquidos de vapes e saliva, oferecendo alerta rápido sobre substâncias de alto risco

Descrição da imagem

Policial • 10:04h • 04 de setembro de 2025

Polícia Rodoviária prende traficante e contrabandista em menos de 24h na Raposo Tavares

Ações da Operação Impacto resultaram em duas prisões em menos de 24 horas, reforçando o combate ao tráfico de drogas e contrabando na região

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:40h • 04 de setembro de 2025

PM Ambiental de SP é premiada por tecnologia contra incêndios

Monitoramento realizado por imagens de satélite detecta em tempo real qualquer mudança no solo provocada por queimadas ou desmatamentos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?