• Bolsa Estágio: alunos do ensino médio técnico podem se inscrever para vagas de até R$ 851,56 nas férias
  • Assis entra no Mapa do Turismo Brasileiro e conquista dois certificados inéditos do MTur
  • Coma extensa, jatos irregulares e atividade variável marcam nova fase do 3I/ATLAS
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:39h • 04 de setembro de 2025

Fiocruz vai produzir remédio para atrofia muscular espinhal

Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical são farmacêuticas parceiras

Agência Brasil | Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz

 Bio-Manguinhos/Fiocruz
Bio-Manguinhos/Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou parceria com as empresas Hypera Pharma e Aurisco Pharmaceutical para o desenvolvimento e a fabricação nacional do medicamento Nusinersena, usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME). A assinatura da sociedade ocorre no contexto do Agosto Roxo, mês de conscientização sobre a doença.

A iniciativa faz parte da estratégia do Novo Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde, do Ministério da Saúde, “para fortalecer a produção local de medicamentos e biotecnológicos no país, reduzir a dependência externa e ampliar o acesso da população brasileira a terapias de alta complexidade”, diz a Fiocruz.

A fundação destaca que o remédio vem sendo fornecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019, mas que a parceria, além de trazer economia aos cofres públicos, tem o diferencial de incorporar uma plataforma tecnológica inédita no país.

“A proposta permitirá ao Brasil desenvolver plataforma nacional de produção de oligonucleotídeos, que tem o potencial para ser utilizada também no desenvolvimento de medicamentos para outras doenças”, informa a instituição.

De acordo com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a transição demográfica impõe a necessidade de ampliar a carteira de produtos direcionada também ao tratamento da AME. A introdução do medicamento Nusinersena reflete a estratégia.

"A implementação da plataforma, pioneira na América Latina, reforça o papel da Fiocruz como base científica, tecnológica e industrial do SUS, elegendo como prioridade a inovação que garante o acesso da população a produtos pioneiros.”

A diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber ressalta que esse projeto demonstra o compromisso científico e tecnológico de Bio-Manguinhos com a inovação, a sustentabilidade e a ampliação do acesso a tratamentos de ponta. “Nossa colaboração com a Hypera Pharma, Bio-Manguinhos/Fiocruz e o Ministério da Saúde para garantir um medicamento seguro, eficaz e acessível à população brasileira é um momento histórico para nossa empresa”, disse o representante da Aurisco no Brasil, Marco Oliveira.

Tecnologia inovadora

O medicamento Nusinersena é um oligonucleotídeo antisense (ASO), que atua na produção de uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores afetados pela Atrofia Muscular Espinhal 5q (AME). A Bio-Manguinhos/Fiocruz passará a produzir o produto de forma integral no país.

O projeto será executado em fases com monitoramento contínuo desde a submissão do projeto até a verificação da internalização da tecnologia.

“Ao final do processo, Bio-Manguinhos/Fiocruz estará plenamente capacitado para produzir o medicamento em território nacional, com total domínio tecnológico”, informou a Fiocruz.

A fundação destaca que o remédio vem sendo fornecido no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2019, mas que a parceria, além de trazer economia aos cofres públicos, tem o diferencial de incorporar uma plataforma tecnológica inédita no país.

De acordo com o presidente da fundação, Mario Moreira, a transição demográfica impõe à Fiocruz a necessidade de ampliar sua carteira de produtos direcionada também ao tratamento da AME e a introdução desse novo produto reflete a estratégia. "A implementação dessa plataforma, pioneira na América Latina, reforça o papel da Fiocruz como base científica, tecnológica e industrial do SUS, elegendo como prioridade a inovação que garante o acesso da população a produtos pioneiros.”

A diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber ressalta que o projeto demonstra o compromisso científico e tecnológico de Bio-Manguinhos com a inovação, a sustentabilidade e a ampliação do acesso a tratamentos de ponta.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:11h • 17 de dezembro de 2025

Santa Casa de Assis atende cerca de 90 pacientes em mutirão nacional de cirurgias pelo SUS

Ação realizada nos dias 13 e 14 de dezembro integrou mobilização nacional e contou com atuação conjunta de equipes assistenciais e médicas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:50h • 17 de dezembro de 2025

Acordo de Paris completa 10 anos com alerta por metas insuficientes

ONU cobra ação para manter limite de 1,5 ºC e acelerar transição

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:27h • 17 de dezembro de 2025

Setor editorial e de livros registra expansão de 13% no país

Segmento gera 70 mil empregos diretos

Descrição da imagem

Mundo • 09:47h • 17 de dezembro de 2025

Fim de ano: Ipem-SP orienta sobre a compra de produtos típicos da época

Com a chegada das festas de fim de ano, o Ipem-SP reforça recomendações para que os consumidores façam compras seguras e conscientes durante o período

Descrição da imagem

Saúde • 09:25h • 17 de dezembro de 2025

Infectologista alerta pais sobre a tríplice ameaça do verão à saúde infantil

O infectologista pediátrico do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Márcio Nehab, alerta que pais e responsáveis devem manter vigilância em três frentes: controlar arboviroses, prevenir infecções respiratórias e garantir a atualização do calendário vacinal infantil

Descrição da imagem

Educação • 08:41h • 17 de dezembro de 2025

Bolsa Estágio: alunos do ensino médio técnico podem se inscrever para vagas de até R$ 851,56 nas férias

Até o início desta semana, 9.618 estudantes do Ensino Médio Técnico já haviam sido contratados como estagiários por 1.415 empresas

Descrição da imagem

Mundo • 08:19h • 17 de dezembro de 2025

IPVA 2026: confira a tabela de valores-base para veículos de São Paulo

A novidade para 2026 é a proposta do Governo SP que pretende isentar do pagamento do IPVA 2026 todas as motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cilindradas aguarda votação na Alesp

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 08:03h • 17 de dezembro de 2025

Assis entra no Mapa do Turismo Brasileiro e conquista dois certificados inéditos do MTur

Reconhecimento nacional valida a gestão do setor, habilita o município a captar recursos e fortalece a estratégia de desenvolvimento econômico local

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025