• Como fica o funcionamento dos serviços públicos e comércio em Assis no feriado de Páscoa e Tiradentes
  • Previsão para o feriado de Páscoa: dias de muitas nuvens e clima ameno em Assis
  • Família Demarco esclarece ações em praça do Jardim Europa e combate foco de mosquito
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 13:46h • 10 de abril de 2025

Fiocruz lança armadilha com fermento contra mosquito da dengue

A patente foi depositada junto a órgão internacional em fevereiro, numa parceria da Fiocruz com universidade mexicana. Material usa fermento de padeiro. Levedura é "prato predileto" do mosquito

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Genta e colaboradores, BMC, 2020

Células de levedura com óleo de laranja encapsulado
Células de levedura com óleo de laranja encapsulado

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) assumiu coparticipação na patente de um larvicida contra o Aedes aegypti , vetor da dengue , Zika e chikungunya .

Desenvolvida junto a universidades estrangeiras, a tecnologia usa cápsulas de óleo de laranja revestidas com fermento de padeiro ( Saccharomyces cerevisiae ) para matar larvas do mosquito.

“São dois ingredientes totalmente biodegradáveis: óleo de laranja encapsulado em leveduras, ou seja, o fermento utilizado para fazer pão”, descreve o chefe do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do IOC, Fernando Ariel Genta.

A novidade, além de ser sustentável e não agredir o meio ambiente, não provoca efeito de resistência do Aedes aos tradicionais produtos químicos.

Comer, comer...

Genta brinca que “as leveduras estão para as larvas do Aedes assim como o filé-mignon está para os seres humanos”.

“A primeira vantagem da tecnologia é a questão do direcionamento. Larvas de mosquito adoram comer células de levedura e têm enzimas intestinais especializadas na digestão delas. Além disso, uma das fontes alimentares recomendadas pela literatura científica para a criação de larvas de mosquitos em laboratório é justamente as leveduras”, frisa.

Segundo o pesquisador, ocorre um processo de “delivery ambiental”, em que as cápsulas são introduzidas diretamente nos criadouros, e as larvas as consomem como alimento.

“A cápsula não vai acumular na natureza, como acontece com pesticidas químicos. Além disso, nossos testes mostraram que essa inovação tem efeito mínimo no ambiente e em outros insetos e é totalmente segura para humanos”.

A criação do larvicida começou, em 2017, com um projeto internacional para desenvolvimento de um larvicida sustentável, chamado ‘An Environmentally Friendly Larvicide for Mosquito Control’, parceria entre o IOC e a Universidade do Novo México (UNM).

“Eles tinham a ideia e nós tínhamos a expertise para testar”, explica Genta, que conheceu o pesquisador Ravi Durvasula, líder do projeto, quando o convidou para ser docente no IOC de um curso sobre vetores.

O ‘match’ acadêmico entre os dois foi inevitável e a parceria nasceu logo em seguida, com a participação ativa do IOC em testes e na elaboração do projeto. Além de Genta, também participaram o pesquisador do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos, Bruno Gomes, e alunos do Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores, com estudos no Rio de Janeiro (Huarlen Ogélio e Juliana Welbert), Minas Gerais (Fabiane Brandt) e Pará (Antonilde Arruda de Sá).

A patente, foi registrada primeiramente em nome da Universidade do Novo México, em outubro de 2023, sob proteção do United States Patent and Trademark Office (USPTO) e do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês).

“A Universidade do Novo México tem um programa de empreendedorismo e inovação muito avançado e, quando houve interesse por parte de uma empresa, o processo foi agilizado sem a burocracia do lado brasileiro”, lembra Genta.

Em outubro de 2024, com apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica do IOC (NIT-IOC) e da Coordenação de Gestão Tecnológica (GESTEC) da Fiocruz, foi firmado um Acordo de Cotitularidade de Patentes com a UNM. Por fim, em fevereiro de 2025, a Comissão de Patentes da Fiocruz aprovou o depósito da patente no âmbito do PCT.

Atualmente, a tecnologia está apta a ser comercializada e contribuir para o controle sustentável do Aedes aegypti .

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 11:31h • 18 de abril de 2025

Energisa aumenta monitoramento e dá dicas de segurança com previsão de chuvas em Assis e Tupã

A concessionária se prepara para agir rapidamente e orienta população sobre cuidados com a rede elétrica durante o feriado de Páscoa e Tiradentes

Descrição da imagem

Mundo • 11:14h • 18 de abril de 2025

Apostas com Bolsa Família envolvem 3,4% dos beneficiários

Wellington Dias afirma que Polícia Federal investiga se CPFs de quem recebe o benefício estão sendo usados em possível esquema de lavagem de dinheiro

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:51h • 18 de abril de 2025

Descarte e reciclagem de eletroeletrônicos: desmistificando os mitos e verdades

Entenda a importância da logística reversa e como o descarte correto pode contribuir para a saúde ambiental e a economia circular

Descrição da imagem

Educação • 10:16h • 18 de abril de 2025

SP publica lista de escolas que podem aderir ao modelo cívico-militar

Modelo é alvo de críticas por parte de educadores

Descrição da imagem

Economia • 09:40h • 18 de abril de 2025

Expectativa do varejo para o Dia das Mães: crescimento no faturamento e aumento do ticket médio

Com o Dia das Mães se aproximando, pesquisa revela que 85,7% dos varejistas esperam faturar acima de R$ 1 milhão e 79,2% acreditam em um ticket médio superior a R$ 450

Descrição da imagem

Economia • 09:23h • 18 de abril de 2025

Brasil bate recorde na abertura de pequenos negócios no 1º trimestre

País subiu em ranking mundial de empreendedores estabelecidos

Descrição da imagem

Cidades • 08:40h • 18 de abril de 2025

Coleta de lixo em Tarumã será alterada devido ao feriado de sexta-feira

Confira a programação especial para o feriado de Páscoa e os horários regulares de coleta de lixo e recicláveis

Descrição da imagem

Cidades • 08:35h • 18 de abril de 2025

Como fica o funcionamento dos serviços públicos e comércio em Assis no feriado de Páscoa e Tiradentes

Prefeitura de Assis detalha funcionamento de serviços essenciais, comércio e espaços culturais entre os dias 18 e 21 de abril

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025