Cultura e Entretenimento • 16:10h • 08 de outubro de 2025
Filmes de Assis são destaque no 6º Filma Bauru, que segue até sábado
“Veredas”, de Igor Rossato, e “Dona Dudu”, de Tiago Silva, representam Assis no festival que reúne 42 produções de 24 cidades paulistas
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Filma Bauru | Foto: Conrado Dacax

O 6º Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior segue até sábado (11), com uma extensa programação de exibições gratuitas, mesas formativas e atividades acessíveis em diferentes espaços culturais da cidade de Bauru e também pelo canal oficial do evento no YouTube.
Neste ano, o festival recebeu 225 inscrições de mais de 70 municípios paulistas e selecionou 42 curtas-metragens de 24 cidades para compor sua grade de exibições, entre elas Assis, que participa com duas produções locais.
Curtas de Assis - SP
O curta “Veredas”, dirigido por Igor Rossato, integra a mostra competitiva do festival. O drama acompanha a trajetória de José, um imigrante servente de obras com deficiência auditiva que, ao descobrir a doença da mãe, se vê dividido entre seguir no trabalho e voltar para casa. O filme concorre nas categorias Melhor Ficção e Júri Popular, que será definido por votação online.
Já o curta “Dona Dudu”, dirigido por Tiago Silva, está na mostra não-competitiva. O filme aborda a jornada de uma professora que enfrenta um período de desilusão profissional, até reencontrar sua vocação e o amor pelo ensino. Ambas as produções reforçam a presença do cinema assisense no circuito paulista e o potencial criativo dos realizadores do interior.
Produções assisenses participam do Filma Bauru, festival que valoriza o audiovisual do interior | Foto: Conrado Dacax
Programação do evento
Nesta quarta-feira (8), o festival promove às 15h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, a mesa formativa “Expandindo o acesso: novas perspectivas sobre acessibilidade no audiovisual”, com Amanda Lyra e Daniel Gonçalves, dois dos principais nomes da área. Às 19h, ocorre a Mostra Não-Competitiva I, na Praça do CEU das Artes, com classificação livre.
Nos próximos dias, a programação segue com debates, palestras e exibições, incluindo participações de nomes como o ator e diretor Luiz Brambilla (“Estômago” e “Estômago II: O Poderoso Chef”), o advogado e pesquisador Nichollas Alem, e os editores Mariana Boico (Pro Clipe) e Saulo Simão (Crazy Cow Films).
O encerramento acontece no sábado (11), no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, com a premiação dos vencedores da Mostra Competitiva e exibição dos curtas produzidos por estudantes da rede pública nas oficinas formativas do festival.
Sobre o Filma Bauru
O Filma Bauru é realizado pela Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB), com financiamento do Programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, e apoio de diversas instituições culturais, entre elas o Sebrae, o Sesc, a USP, a OAB Bauru e a Spcine.
Todas as atividades são gratuitas e contam com tradução em Libras, reforçando o compromisso do evento com a acessibilidade e a formação audiovisual no interior paulista.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital