• Estado transfere novos valores de ICMS nesta terça-feira; Assis recebe R$ 695 mil
  • Dia Mundial do Diabetes: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cultura e Entretenimento • 12:34h • 05 de dezembro de 2024

Filme assisense "Cidade by Motoboy" conquista prêmios e faz sua estreia internacional em Cuba

Curta-metragem que explora a realidade de um entregador de aplicativo circula por festivais e recebe reconhecimento nacional e internacional

Da Redação | Foto: Assessoria/Divulgação

"Cidade by Motoboy", filme gravado em Assis, estreia internacional no 45º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano

Filmado nas ruas de Assis, o curta-metragem "Cidade by Motoboy" terá sua estreia internacional em dezembro de 2024, na mostra competitiva do 45º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, realizado em La Habana, Cuba.

Considerado um dos eventos mais tradicionais do cinema latino-americano, o festival, criado em 1979, é um marco para a indústria cinematográfica da região, e a presença do filme assisense é motivo de grande orgulho para a cidade.


"É um prazer enorme participar deste grande encontro do cinema latinoamericano, levando para uma telona internacional o trabalho que produzimos aqui, onde aparecem as ruas da nossa cidade, nossas questões e cultura.

A entrada em festivais reconhecidos pela indústria cinematográfica é uma das formas de ampliar as fronteiras para os imaginários do nosso território, para o fortalecimento de nossas identidades", comentou a produtora Fernanda Scudeller.


O curta foi muito bem recebido em sua estreia nacional, no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde recebeu a Menção Honrosa do Júri Oficial.

Desde então, o filme circulou por várias cidades brasileiras, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e São Luís, onde Jorge Neto e Dante Preto foram premiados como Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente.


Produção e temática do filme

O filme narra a noite de trabalho de um motoboy de aplicativo, explorando suas vivências enquanto percorre a cidade, enfrentando as dificuldades de um mercado de trabalho precário e as divisões sociais que marcam o território urbano.

"Cidade by Motoboy" é uma reflexão sobre as desigualdades e os desafios enfrentados por trabalhadores da periferia, com um olhar intimista sobre as ruas de Assis, incluindo locais icônicos como a Estação Rodoviária, a Feira da Lua e a Avenida Dom Antônio.


Com direção de Mariana Vita e produção de Fernanda Scudeller, o filme foi realizado pela Estúdio 2B, da produtora bauruense Liene Saddi, com apoio do Programa de Ação Cultural - ProAC, do Governo do Estado de São Paulo.

A equipe técnica do filme foi formada majoritariamente por mulheres, profissionais do interior paulista, destacando a força do cinema independente da região.


Reconhecimento e prêmios

Além da Menção Honrosa em Brasília, o filme também conquistou o prêmio de Melhor Filme - Júri Popular no III Curta Velho Oeste, realizado em Piracaia.

O reconhecimento é um reflexo da importância de dar visibilidade às histórias locais e à cultura do interior paulista, muitas vezes marginalizada nas grandes produções.


O filme será exibido em diversos outros festivais no Brasil, incluindo o 32º Festival MixBrasil da Cultura da Diversidade e o Festival Guarnicê de Cinema, e também marcará presença em mostras internacionais, como o Festival Internacional de Cinema Ruídos Queer e o FIRQ+ Festival Internacional de Cinema.

Expectativas para o futuro


Com sua estreia internacional em Cuba, "Cidade by Motoboy" continua a trilhar um caminho de reconhecimento e valorização do cinema independente e local, destacando as questões sociais e culturais de Assis e do interior paulista.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 12:03h • 18 de novembro de 2025

Governo de SP nomeia mil soldados de 2ª classe da Polícia Militar

Remuneração básica inicial do cargo é de R$ 4,8 mil

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:41h • 18 de novembro de 2025

SP amplia rede de acolhimento e prevenção ao uso de substâncias

Serão 19 novos equipamentos até o primeiro semestre de 2026, com capacidade para atender 2.800 pessoas e gerar 231 empregos diretos

Descrição da imagem

Educação • 11:18h • 18 de novembro de 2025

Unesp abre 451 vagas extras para participantes de olimpíadas científicas

Candidatos não precisam estar inscritos no Vestibular 2026; cadastro pode ser feito de forma gratuita

Descrição da imagem

Cidades • 11:13h • 18 de novembro de 2025

ADFESP convoca associados para Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira (18)

Reunião é neste dia 18 de novembro para eleição de diretoria e alterações estatutárias

Descrição da imagem

Saúde • 10:33h • 18 de novembro de 2025

Gestantes em áreas vulneráveis enfrentam maior risco de perda gestacional

Estudo da Fiocruz traz dados sobre gestação e situação socioeconômica

Descrição da imagem

Policial • 10:11h • 18 de novembro de 2025

Polícia Civil inicia programa para implantar salas de acolhimento às vítimas de crimes sexuais

Com objetivo de oferecer serviço multidisciplinar e evitar a revitimização, projeto começa por Itaquaquecetuba, Mauá e Itapevi

Descrição da imagem

Educação • 09:25h • 18 de novembro de 2025

Enem 2026 será utilizado para avaliação da educação básica

Durante balanço do exame, no domingo (16), o ministro Camilo Santana adiantou a novidade, que será implementada na próxima edição. Inep também estuda uma aplicação da prova, em português, nos países do Mercosul

Descrição da imagem

Mundo • 09:02h • 18 de novembro de 2025

O que é verdade e o que é mentira sobre os novos pórticos do Siga Fácil nas rodovias de SP

Veja as principais perguntas e respostas sobre o sistema que traz agilidade, segurança e justiça tarifária e substitui as praças de pedágios

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?