• Quatá abre inscrições para oficina gratuita de design de sobrancelhas a partir desta quarta-feira
  • Feira da Economia Solidária celebra raízes ancestrais com cultura, arte e saberes populares na Unesp de Assis
  • Rede nacional cria ações de apoio emocional para mulheres negras do Direito
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cultura e Entretenimento • 13:44h • 04 de abril de 2025

FICAR 2025: Confusão nas redes sociais e desafios orçamentários deixam futuro do evento em aberto

Confusão entre os perfis de redes sociais e o rompimento da associação causam incerteza, mas a Prefeitura de Assis busca encontrar uma solução dentro das possibilidades orçamentárias para garantir uma versão da FICAR

Da Redação | Com informações da PMA | Foto: Frame/Redes Sociais

Rompimento com a associação gera incerteza sobre FICAR 2025, mas Prefeitura busca alternativas
Rompimento com a associação gera incerteza sobre FICAR 2025, mas Prefeitura busca alternativas

A cidade de Assis viveu uma onda de especulações e confusão nos últimos dias após o anúncio da Associação Assisense de Rodeios sobre o rompimento da parceria com a FICAR 2025. A decisão de não realizar o evento, pelo menos em parceria com a associação, gerou muitos boatos, principalmente nas redes sociais, onde a FICAR é associada diretamente à imagem da associação.

A situação se tornou ainda mais confusa devido ao fato de o perfil oficial de redes sociais da FICAR ser gerido pela própria Associação Assisense de Rodeios. Por conta disso, muitos moradores confundiram a interrupção da parceria com o cancelamento do evento, quando, na realidade, a decisão da associação foi apenas de não organizar o evento deste ano. O perfil oficial da FICAR, usado pela associação para divulgar suas ações, acabou gerando uma mistura de informações que levou à confusão popular.

Em um pronunciamento oficial nas redes sociais, a prefeita de Assis, Telma Spera, buscou esclarecer a situação e garantir à população que a cidade não ficará sem eventos e cultura, mas que, dada a situação financeira do município e os limites orçamentários, a FICAR 2025 precisa ser repensada. A prefeita explicou que, devido ao orçamento municipal, a prefeitura não tem condições de assumir um evento dessa magnitude neste ano. Ela ressaltou que, embora o evento seja uma tradição importante para a cidade, o valor total para sua realização, de cerca de R$ 2,4 milhões, ultrapassaria o orçamento disponível, comprometendo outras ações culturais e eventos no município.

O que realmente aconteceu?

Embora a associação tenha decidido não organizar a FICAR 2025, a confusão se deu principalmente pelo perfil da FICAR nas redes sociais, que possui mais de 40 mil seguidores, não diferencia claramente entre a feira organizada pela associação e a feira que envolve o apoio da Prefeitura. A associação, ao anunciar o rompimento, usou as redes sociais da FICAR, o que fez muitos entenderem que o evento inteiro seria cancelado, e não apenas a parceria com a organização.

Outro ponto importante é que a prefeitura, tradicionalmente, apoia o evento, mas não é responsável direta pela organização. A administração pública pode auxiliar na logística, segurança e infraestrutura, por exemplo, enquanto a organização do evento fica a cargo da Associação Assisense de Rodeios. Com a decisão da associação de não seguir com a parceria, a cidade ficou em uma situação em que a FICAR não será realizada, pelo menos não da forma como os moradores estão acostumados.

A prefeita destacou, também, que não foi assinado nenhum contrato até o momento para a realização da FICAR 2025. Isso se deve ao fato de que a gestão tem procurado formas de organizar o evento dentro das condições legais e orçamentárias disponíveis. Telma explicou que, devido à transição de governo, a gestão atual não tinha conhecimento completo da situação financeira da prefeitura no momento de assumir o comando, o que dificulta ainda mais o planejamento para eventos deste porte.

O futuro da FICAR em Assis

Com a decisão de não realizar o evento como um todo, a Prefeitura de Assis está agora buscando alternativas viáveis para que a FICAR 2025 possa acontecer, de uma forma que se encaixe dentro do orçamento municipal e mantendo o apoio da instituição da cidade. Para isso, uma comissão foi criada com a missão de reorganizar a programação, buscando alternativas de patrocínio, parcerias e soluções financeiras. A prefeita também destacou a importância da feira para a cidade, não apenas como evento de lazer, mas como um motor para o desenvolvimento econômico, com o envolvimento do comércio local e de trabalhadores temporários.

O objetivo da Prefeitura é garantir que a FICAR continue sendo uma vitrine para os produtores locais, para o agronegócio e para o turismo na cidade. A ideia é que, mesmo com uma FICAR reduzida, o evento possa continuar sendo destaque para o que há de melhor na cidade, com foco em negócios, agricultura e cultura. A prefeita comentou que a essência da FICAR não será perdida, mas talvez adaptada à realidade financeira atual.

Portanto, embora a FICAR 2025, como todos esperavam, não seja realizada pela associação, a cidade de Assis está longe de desistir da ideia do cancelamento da Feira. A prefeita e a equipe de gestão estão trabalhando arduamente para garantir que, dentro das possibilidades, a FICAR, de alguma forma, seja adaptada para os tempos atuais e para a realidade do município. A expectativa agora é que novas parcerias possam ser firmadas, novas soluções encontradas e que a cidade continue a oferecer cultura, lazer e oportunidades de negócios para todos.

Leia a nota completa publicada pela Prefeitura de Assis na tarde de sexta-feira, 04 de abril

"Prefeitura de Assis vai criar comissão para avaliar Formato da FICAR e outros eventos da cidade

Diante da oficialização da saída da Associação Assisense de Rodeios (AAR) da organização da FICAR, a Prefeitura de Assis vai instituir uma comissão especial para definir os próximos passos e garantir que os eventos da cidade aconteçam de forma estruturada, legal e viável.

O grupo estará focado em analisar todas as possibilidades para a realização da FICAR 2025, considerando por exemplo, pontos como:

- Viabilidade da FICAR em 2025 – Será possível realizar o evento no modelo tradicional ainda este ano?

- Licitação para organização – Caso haja tempo hábil, a Prefeitura abrirá um processo legal para que associações interessadas organizem os shows, rodeios e demais atrações.

- Captação de patrocinadores – Com a Prefeitura arcando com apenas um show, a comissão buscará parcerias privadas para garantir uma programação diversificada.

- Formato do evento – Estudo de alternativas para definir a duração do evento (três ou cinco dias) e a melhor estrutura para atender a população.

- Apoio ao comércio local – Prioridade para comerciantes, produtores e empreendedores de Assis, garantindo que o evento fortaleça a economia local.

- Parcerias com entidades filantrópicas – Algumas instituições já manifestaram interesse em participar e destinar os lucros para ações sociais.

- Parque de diversões acessível – A comissão buscará parcerias que viabilize que crianças das escolas municipais tenham acesso gratuito ao parque no período da tarde.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência e a valorização dos eventos que impulsionam o desenvolvimento econômico e cultural de Assis. As próximas decisões serão tomadas com responsabilidade, garantindo que a cidade continue a crescer e a oferecer entretenimento de qualidade à população.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Assis
Juntos, por um novo tempo!"

*Matéria atualizada às 16:26 para inclusão da nota da Prefeitura Municipal de Assis

Assista ao pronunciamento oficial de Telma Spera


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:35h • 12 de novembro de 2025

Festas milionárias ainda pagam pouco a freelancers e microfornecedores

Modelo de subcontratações sucessivas e cobrança de comissões reduz remuneração de quem executa o serviço final

Descrição da imagem

Economia • 19:41h • 12 de novembro de 2025

90% dos brasileiros usam antecipação salarial para despesas básicas, revela pesquisa

Benefício corporativo cresce como alternativa ao crédito com juros altos e melhora o bem-estar financeiro dos trabalhadores

Descrição da imagem

Mundo • 18:36h • 12 de novembro de 2025

Fracassar é preciso: como o erro se tornou o caminho mais seguro para o sucesso

Estudos de Harvard, Stanford e Deloitte mostram que aprender com falhas aumenta a resiliência, acelera a inovação e fortalece lideranças

Descrição da imagem

Cidades • 17:56h • 12 de novembro de 2025

Maracaí oferece curso gratuito de operação de colhedora automotriz de cana-de-açúcar; vagas são limitadas

A capacitação é voltada a maiores de 18 anos e acontece entre os dias 17 e 22 de novembro no Sindicato Rural

Descrição da imagem

Educação • 17:27h • 12 de novembro de 2025

FEMA leva experiência universitária a estudantes do ensino médio de Assis

Visitas a escolas ampliam o diálogo sobre carreira e ajudam jovens na escolha profissional

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 12 de novembro de 2025

Turismo do sono ganha força e transforma o ato de viajar em experiência de bem-estar

Hotéis apostam em ambientes silenciosos, terapias sensoriais e serviços personalizados para promover noites de descanso profundo

Descrição da imagem

Cidades • 16:31h • 12 de novembro de 2025

Palmital abre matrículas para o ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino

Pais e responsáveis devem procurar a escola mais próxima para garantir a vaga das crianças

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:10h • 12 de novembro de 2025

O elo humano da era digital: por que a segurança online começa com pessoas

Com 84% das tentativas de ataques cibernéticos da América Latina concentradas no Brasil, especialistas alertam que o principal risco ainda é humano, não tecnológico

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?