Cultura e Entretenimento • 22:57h • 24 de maio de 2025
Festa do Milho lota Cândido Mota com tradição, gastronomia e turismo neste final de semana
Evento segue até domingo (25) e reúne pratos típicos, música, responsabilidade social e forte participação da comunidade e de visitantes da região
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Âncora1

Cândido Mota vive um final de semana de muita tradição, sabores e solidariedade com a realização da 15ª edição da Festa do Milho da Paróquia Nossa Senhora das Dores. O evento, que começou neste sábado (24) e segue até domingo (25), já se consolidou como uma das maiores festas gastronômicas da cidade, atraindo visitantes de toda a região, inclusive de Assis e cidades vizinhas.
Muito mais do que um encontro gastronômico, a festa também carrega valores como responsabilidade social e fortalecimento da comunidade, já que toda a renda arrecadada é revertida para os projetos da Paróquia. Além disso, se tornou um atrativo turístico, movimentando não só a praça central, como também todo o entorno da igreja, que teve suas ruas transformadas em um grande calçadão para acolher os visitantes.
Tradição, sabor e muita gente reunida! A 15ª Festa do Milho está movimentando Cândido Mota neste final de semana, com ruas lotadas, gastronomia típica e um clima de alegria que tomou conta da cidade | Foto: Âncora 1
O cardápio é um dos principais atrativos e reúne uma diversidade de pratos feitos à base de milho, com preços acessíveis que vão de R$ 4,00 — como é o caso do croquete e do milho cozido — até R$ 12,00, valor cobrado em pratos como escondidinho e feijoadinha. Também não faltam as bebidas tradicionais, como os típicos quentão e vinho quente, que já remetem ao clima das festas juninas.
Filas nas barracas, mesas cheias e o cheiro irresistível do milho no ar! A Festa do Milho é sucesso absoluto em Cândido Mota, reunindo famílias, visitantes e muita cultura em cada detalhe | Foto: Âncora 1
Durante o evento, a reportagem do portal Âncora 1 acompanhou de perto toda a movimentação. As ruas ao redor da Paróquia estavam completamente tomadas por carros, com poucas vagas disponíveis para quem chegou mais tarde. Inclusive, algo curioso e bem característico aconteceu: muitos moradores montaram mesas nas varandas de suas casas e, dali mesmo, participavam da festa, acompanhando toda a movimentação, degustando os pratos e aproveitando o clima festivo.
As filas, como já era esperado, foram longas em alguns momentos, principalmente nas bancas mais concorridas. A fila do croquete, por exemplo, levou 16 minutos entre a chegada no final da fila e a entrega do prato quentinho. Já o curau foi bem mais rápido, cerca de 4 a 5 minutos, e a pamonha foi praticamente imediata, com dois minutos de espera.
Cândido Mota recebe visitantes da região na 15ª Festa do Milho com pratos de até 4 reais | Foto: Âncora 1
No entanto, um ponto que merece atenção para quem vai aproveitar o segundo dia de festa é a organização das filas nos caixas. Apesar de algumas filas parecerem grandes, muitos caixas estavam livres, justamente porque as pessoas acabaram formando uma fila única e não perceberam que poderiam se distribuir nos outros atendimentos, que estavam vazios. Fica a dica: observe os caixas laterais, eles podem ser uma opção para comprar seus tickets muito mais rápido.
Gastronomia, tradição e solidariedade marcam a 15ª Festa do Milho em Cândido Mota | Foto: Âncora 1
O ambiente está completamente preparado para toda a família, com mesas distribuídas por toda a extensão das ruas, que foram bloqueadas especialmente para o evento. A praça central também virou ponto de encontro, reunindo famílias, amigos e visitantes que aproveitam a gastronomia e também as atrações culturais e musicais. Na noite de sábado, o público pôde curtir um animado show sertanejo, que embalou o primeiro dia.
Festa do Milho movimenta Cândido Mota com gastronomia, turismo e tradição neste final de semana | Foto: Âncora 1
Por fim, é importante reforçar um alerta. Durante a cobertura do evento, nossa equipe registrou ações da Polícia Militar nas saídas da cidade, com operações de fiscalização, incluindo uso de bafômetros. A orientação é: se beber, não dirija. O policiamento está atento justamente para garantir a segurança de todos que estão aproveitando a festa.
Polícia Militar intensifica a fiscalização com bafômetro nas saídas de Cândido Mota durante a Festa do Milho, reforçando a segurança de quem retorna para casa após aproveitar o evento | Foto: Âncora 1
A Festa do Milho segue neste domingo (25), com o mesmo clima de alegria, tradição e sabor. Uma ótima oportunidade para quem quer vivenciar a cultura local, apoiar os projetos da paróquia e ainda saborear o melhor da culinária feita à base de milho.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital