Cultura e Entretenimento • 10:09h • 09 de junho de 2025
Festa com segurança: 6 erros elétricos que você não deve cometer no São João
Com a chegada das celebrações juninas, engenheiro da IBRAC destaca cuidados essenciais para evitar acidentes com eletricidade e fogo durante os festejos
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações do IBRAC | Foto: Divulgação
As festas juninas são um dos eventos mais tradicionais e aguardados do calendário brasileiro, marcadas por quadrilhas, comidas típicas e muita animação. No entanto, em meio à diversão, aumentam os riscos de acidentes provocados por instalações elétricas improvisadas, fogueiras mal posicionadas e a perigosa soltura de balões.
Segundo alerta do engenheiro August Prinzhofer, da IBRAC – Indústria Brasileira de Condutores –, a combinação de artefatos pirotécnicos e eletricidade requer atenção redobrada. “É sempre importante que escolas, igrejas, associações de moradores e grupos comunitários planejem cuidadosamente suas festas, tomando cuidado com as instalações elétricas, fogueiras e uso de artefatos pirotécnicos. Soltar balões pode atingir a rede elétrica e provocar incêndios”, explica.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, durante o período junino é comum o aumento de ocorrências envolvendo queimaduras, incêndios em áreas urbanas e rurais e problemas com redes de energia. A soltura de balões, por exemplo, além de ser crime ambiental, pode causar apagões e prejuízos estruturais sérios.
Para prevenir esses riscos, o engenheiro da IBRAC listou seis dicas importantes:
1. Não solte balões – além de ilegal, eles representam grande risco de incêndios e danos às redes elétricas;
2. Contrate eletricistas qualificados – evite improvisações nas ligações elétricas das barracas e das áreas festivas;
3. Cuidado com fogueiras e fogos – nunca acenda próximos à rede elétrica;
4. Supervisão de crianças com fogos – oriente sobre riscos e mantenha sempre um balde de água ou extintor por perto;
5. Atenção a fios caídos – não se aproxime e acione imediatamente a concessionária ou os bombeiros;
6. Barracas longe da fiação – calor excessivo pode comprometer o isolamento dos cabos e gerar curtos.
“Festas juninas são um momento de diversão, mas a segurança deve estar sempre em primeiro lugar”, reforça August Prinzhofer. Para garantir que a festa termine tão alegre quanto começa, cada medida preventiva faz a diferença.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo