Esporte • 16:30h • 19 de agosto de 2024
Feminicídio Zero ganha força nos estádios de futebol com ações de conscientização
Campanha incentiva o diálogo com homens para combater a violência contra as mulheres
Da Redação | Com informações do Ministério das Mulheres | Foto: Vitor Silva | Botafogo
Neste último domingo (18), o clássico entre Botafogo e Flamengo, disputado pelo Campeonato Brasileiro no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, foi marcado por uma importante ação de conscientização contra a violência de gênero. Antes do início da partida, os jogadores do Botafogo posaram com uma faixa que trazia a mensagem: “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. Essa iniciativa faz parte da campanha do Ministério das Mulheres em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, dentro das ações do Agosto Lilás.
Durante toda a partida, o telão do estádio exibiu o selo da campanha e informações sobre o Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, reforçando a importância do combate à violência. A campanha, que contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi também amplamente divulgada nas redes sociais dos ministérios e da CBF.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, presente no estádio, ressaltou a importância de levar essa mensagem ao público masculino, que predominantemente frequenta eventos esportivos como o futebol. Ela destacou que estudos indicam um aumento significativo nos registros de violência doméstica em dias de jogos, o que torna essencial a conscientização e o engajamento dos homens na luta contra a violência de gênero.
A ação também contou com a presença do secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Athirson Mazzoli, e reflete o compromisso do Ministério do Esporte com a Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero. Segundo o ministro André Fufuca, o esporte é um instrumento fundamental para promover a transformação social e combater todas as formas de violência, em especial o feminicídio.
Lançada em celebração aos 18 anos da Lei Maria da Penha, a campanha “Feminicídio Zero” busca mobilizar diversos setores da sociedade para erradicar a violência contra as mulheres, com foco especial na prevenção de feminicídios. A ação nos estádios é mais um passo importante para envolver a sociedade, especialmente os homens, como aliados nesta causa.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social