Educação • 13:30h • 10 de setembro de 2024
Exatas, humanas ou ensino técnico: alunos têm até sexta (13) para definir o itinerário
Escolha é obrigatória e precisa ser registrada na Secretaria Escolar Digital; Educação disponibilizou 170 mil vagas no ensino técnico em 2025
Gov SP | Foto: Agência SP/Divulgação
Os 425 mil estudantes matriculados neste ano na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo têm até o dia 13 de setembro para definir o itinerário formativo que seguirão até a conclusão da educação básica. A escolha é obrigatória e precisa ser registrada na Secretaria Escolar Digital (SED). São três opções de áreas, duas delas acadêmicas, a de exatas e humanas, além da técnica profissional.
Para registrar a escolha do itinerário, é preciso acessar a SED e clicar em “gestão escolar”, “matrículas” e depois em “editar itinerário”. Na página, o estudante pode selecionar até quatro opções, de acordo com a ordem de preferência (da maior para a menor). É possível, por exemplo, escolher dois cursos do eixo tecnologia, um do eixo negócios e o quarto humanas. O aluno também pode optar apenas pelas áreas exatas e humanas, caso não tenha interesse em se matricular em qualquer curso técnico.
Os alunos que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio em 2024 não participam do processo de escolha do itinerário. No próximo ano, esses estudantes darão continuidade ao curso que frequentam atualmente. Não é possível mudar de área.
Expansão do Ensino Técnico
No itinerário formativo técnico profissional, são nove opções de cursos com aulas diretamente na escola de origem do estudante: administração, agronegócio, ciências de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Os cursos têm aulas ministradas por professores contratados pela Seduc-SP ou do Centro Paula Souza.
Há, ainda, cursos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para o ano que vem, a Educação quer expandir em 140% as vagas no ensino técnico profissionalizante, de 71,9 para 170 mil. Essas vagas podem ser oferecidas em 1.911 unidades de ensino e a formação de turmas depende das opções que serão registradas pelos estudantes até a próxima sexta-feira.
No Novo Ensino Médio, o currículo é composto por disciplinas da Formação Geral Básica (FGB), Itinerário Global (IG) e Itinerário Formativo (IF). Na 1ª série, a grade dos alunos das escolas de tempo parcial é composta apenas por componentes do FGB e IG. Ou seja, aqueles previstos na Base Comum Curricular, além de educação financeira, projeto de vida e redação e leitura.
Na 2ª e 3ª séries, a carga é organizada por disciplinas da FGB (de acordo com a série), do itinerário global e as do itinerário formativo, definido no segundo semestre da 1ª série. Em exatas (Matemática e Ciências da Natureza), a matriz inclui programação, química aplicada, biotecnologia e empreendedorismo. Aqueles que seguem a opção humanas (Linguagens e Ciências Humanas) têm aulas de liderança, artes e mídias digitais, geopolítica, oratória e filosofia e sociedade moderna.
Os itinerários de humanas e exatas são ofertados em todas as escolas estaduais de São Paulo. Já a disponibilidade dos cursos do técnico profissional é diferente em cada escola ou cidade. Detalhes podem ser consultados no site Ensino Médio Paulista em www.ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br.
Matrícula de alunos da rede
A partir deste ano, quem já está em uma das escolas da rede estadual em 2024 não precisa fazer a rematrícula. A vaga para o próximo ano letivo está garantida e será registrada automaticamente. A confirmação do local já está disponível para consulta na Secretaria Escolar Digital na opção “consulta pública”.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social