• Alta Paulista celebra tradição com mestres da cachaça e experiências únicas
  • Prefeitura de Marília orienta população a não deixar sacolas de lixo no chão
  • Recesso municipal altera funcionamento dos serviços em Assis até 2 de janeiro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:22h • 07 de agosto de 2025

Estudo prevê alta de 36% nas mortes por câncer colorretal até 2040

Maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Câmara Municipal de Afonso Claudio/Divulgação

De acordo com o coordenador da pesquisa, Alfredo Scaff, os dados mostram que a maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Alfredo Scaff, os dados mostram que a maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença.

A mortalidade por câncer colorretal deve crescer 36,3% nos próximos 15 anos no Brasil. A projeção está no 9º volume do Boletim Info.oncollect, da Fundação do Câncer, divulgado na terça-feira (5), Dia Nacional da Saúde.

Segundo o estudo, o crescimento dos óbitos entre os homens será de 35% até 2040 e, entre as mulheres, de 37,63%. A Região Sudeste deverá ter um aumento de 34% nos óbitos e também irá concentrar o maior número absoluto de mortes.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Alfredo Scaff, os dados mostram que a maioria dos diagnósticos acontece em fases muito avançadas da doença.

“Em nosso levantamento, 78% das pessoas que vieram a óbito foram diagnosticadas já nos estágios três ou quatro, o que reduz drasticamente as chances de cura’’, alerta Scaff.

Segundo o coordenador, muitas vezes a doença se desenvolve de forma lenta, a partir de pequenos pontos que ao longo de anos podem se transformar em câncer. Além de sangue nas fezes, os sinais de alerta incluem mudanças do hábito intestinal, como as fezes em fita ou diarreicas, dores abdominais persistentes e perda de peso sem causa aparente.

“As informações obtidas a partir do boletim evidenciaram que homens e mulheres que foram a óbito pela doença tiveram seus diagnósticos nos estágios mais avançados”, complementa.

Os cânceres de cólon e reto, que atingem o intestino, são os terceiros mais frequentes do Brasil, com cerca de 45 mil novos registros por ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para o triênio de 2023 a 2025.

Políticas públicas

Para Scaff, o alto índice de letalidade também demonstra a falta de uma política de detecção precoce do câncer colorretal. O diagnóstico da doença pode ser feito através do exame de sangue oculto nas fezes e da colonoscopia.

“Estudos internacionais mostram que em países com programas estruturados de rastreamento, a sobrevida em cinco anos pode ultrapassar 65%. Já no Brasil, os índices são inferiores: 48,3% para câncer de cólon e 42,4% para câncer de reto, revelando deficiências no acesso a diagnóstico precoce e tratamento oportuno”, diz o coordenador.

Entre as recomendações dos especialistas, além do rastreamento, é que homens e mulheres a partir dos 50 anos façam exame, como os testes de sangue oculto nas fezes e, se necessário, a colonoscopia. Pessoas com histórico familiar e outras condições de risco devem iniciar esse acompanhamento mais cedo, conforme a orientação médica.

‘’Para mudar esse cenário, é urgente que o Brasil adote um programa nacional organizado de rastreamento. Diferente de outros tipos de câncer, como mama e como colo do útero, ainda não temos um sistema que convoque de forma sistemática a população alvo para exames de de intestino e isso precisa mudar. A responsabilidade é coletiva’’, complementa Scaff.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 19:43h • 19 de dezembro de 2025

Com nova liberação terapêutica, odontologia ganha espaço no cuidado da apneia do sono

Liberação do Monjauro como terapia auxiliar reforça abordagem multidisciplinar e papel da odontologia na saúde sistêmica

Descrição da imagem

Variedades • 18:36h • 19 de dezembro de 2025

Compras on-line e Wi-Fi público aumentam risco de fraudes no período de festas

Compras on-line, promoções falsas e uso de Wi-Fi público aumentam riscos de fraudes durante o período de festas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:46h • 19 de dezembro de 2025

Alta Paulista celebra tradição com mestres da cachaça e experiências únicas

Região conta com cinco representantes na nova rota temática lançada pelo Governo de SP; iniciativa soma à outras três rotas: Vinho, Café e Queijo

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:41h • 19 de dezembro de 2025

Carreta da Alegria oferece passeios gratuitos neste sábado em Quatá

Ação natalina acontece na Praça da Fonte, das 17h às 22h, com prioridade para pessoas com TEA e PcDs na primeira volta

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:10h • 19 de dezembro de 2025

Agenda cultural de Palmital entra na reta final com programação a partir de sexta

Agenda segue até terça-feira, 23, com apresentações gratuitas no centro da cidade

Descrição da imagem

Cidades • 15:36h • 19 de dezembro de 2025

Prefeitura de Marília orienta população a não deixar sacolas de lixo no chão

Sacos plásticos nas vias públicas entopem os bueiros, provocando alagamentos na região urbana

Descrição da imagem

Variedades • 15:05h • 19 de dezembro de 2025

Por que dezembro concentra mais conflitos entre casais e afeta crianças e adolescentes

Sobrecarga emocional, pressão financeira e convivência intensa tornam o fim do ano um período de maior instabilidade dentro de casa

Descrição da imagem

Policial • 14:48h • 19 de dezembro de 2025

Entenda o papel da Polícia Científica na investigação de acidentes fatais

Análises técnicas, uso de tecnologia e princípios da física permitem reconstruir a dinâmica das ocorrências com precisão

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025