• Palmital prepara Natal especial com decoração e atrações culturais para toda a família
  • Cadastro atualizado garante atendimento prioritário para clientes eletrodependentes da Energisa
  • Próxima quinta-feira: 8º Festival de Ginástica Rítmica de Maracaí no Ginásio Central de Esportes
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 07:58h • 29 de outubro de 2024

Estudo pode impulsionar desenvolvimento de antibióticos menos tóxicos

Pesquisadores identificaram o papel-chave da enzima GenB2 na formação de componentes da gentamicina; achados possibilitam o desenvolvimento de versões mais seguras e seletivas do fármaco

Da Redação/Agência SP | Foto: Governo de SP

Embora a gentamicina seja bastante eficaz como pomada para infecções de pele, seu uso em outros tratamentos ainda é limitado devido à toxicidade potencial.
Embora a gentamicina seja bastante eficaz como pomada para infecções de pele, seu uso em outros tratamentos ainda é limitado devido à toxicidade potencial.

Pesquisadores do Laboratório de Biologia Estrutural Aplicada da Universidade de São Paulo (ICB-USP) deram um passo crucial rumo à produção de formas mais seguras do antibiótico gentamicina, amplamente utilizado para tratar infecções bacterianas. A equipe, que integra o Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (CEPID B3), explorou a formação dos componentes que constituem o medicamento, descobrindo padrões inéditos que podem ser aproveitados para criar versões menos tóxicas da gentamicina.

Resultados da pesquisa foram publicados na revista ACS Chemical Biology.

Embora a gentamicina seja bastante eficaz como pomada para infecções de pele, seu uso em outros tratamentos ainda é limitado devido à toxicidade potencial, principalmente para os rins e ouvidos. Produzida pela bactéria Micromonospora purpurea, a gentamicina é composta por cinco moléculas, cada uma com diferentes níveis de atividade antibiótica e toxicidade. O professor Márcio Dias, líder do estudo e do Laboratório de Biologia Estrutural Aplicada, explica que a separação e compreensão dessas moléculas são fundamentais para aprimorar o medicamento.

A pesquisa focou em um passo-chave na produção de dois desses cinco componentes, que possuem estruturas muito semelhantes, mas se diferenciam apenas por um rearranjo atômico. “Esse processo é catalisado pela enzima GenB2, que transforma a gentamicina C2 em C2a”, explica Dias. “Sem essa enzima, a gentamicina C2a não seria formada e a droga teria apenas quatro componentes.” Ele acrescenta que mesmo pequenas variações nesse processo podem impactar tanto a eficácia quanto a toxicidade do antibiótico.

Ao investigar a estrutura e o funcionamento da GenB2, os pesquisadores descobriram que a enzima opera de maneira única. “Ela usa a vitamina B6 para catalisar suas reações”, explica Dias. “Embora outras epimerases também utilizem essa vitamina, a GenB2 tem uma estrutura tridimensional distinta e um comportamento exclusivo, usando um aminoácido raro, a cisteína, que não é conservado em outras enzimas dessa classe.”

Segundo os autores, os achados abrem novos caminhos para o desenvolvimento de versões mais seguras e seletivas da gentamicina.

“Podemos manipular o processo de produção para obter formas extremamente puras dessas moléculas, potencialmente reduzindo sua toxicidade”, afirma Dias.

No futuro, ele prevê a possibilidade de ajustar a atuação da GenB2 para produzir apenas a gentamicina C2 ou C2a, o que seria um avanço significativo no tratamento de infecções bacterianas com menos efeitos adversos.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:48h • 21 de novembro de 2024

Palmital prepara Natal especial com decoração e atrações culturais para toda a família

De 7 a 23 de dezembro, a Praça Matriz será o centro das celebrações, com muita iluminação, gastronomia e apresentações artísticas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:13h • 21 de novembro de 2024

Número recorde de salas de cinema no Brasil

Expansão do parque exibidor é o maior da última década

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:22h • 21 de novembro de 2024

Acervo com 240 mil amostras de plantas, algas e fungos ganha novo espaço de conservação em SP

Espaço no Jardim Botânico está aberto à visitação de pesquisadores; amostras coletadas há até 200 anos são estimadas em R$ 20 milhões

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:03h • 21 de novembro de 2024

Fique ligado: Show de Talentos do Agita Assis acontece nesta sexta-feira, 22 de novembro

Evento gratuito será realizado no Teatro Municipal de Assis, com entrada por meio da doação de um litro de leite. Não perca!

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:34h • 21 de novembro de 2024

Cadastro atualizado garante atendimento prioritário para clientes eletrodependentes da Energisa

Pacientes dependentes de aparelhos de sobrevida têm prioridade no restabelecimento de energia durante emergências

Descrição da imagem

Cidades • 15:05h • 21 de novembro de 2024

Próxima quinta-feira: 8º Festival de Ginástica Rítmica de Maracaí no Ginásio Central de Esportes

No dia 28 de novembro, o Ginásio Central de Esportes da CCE será palco de um dos maiores eventos de Ginástica Rítmica da cidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:30h • 21 de novembro de 2024

20 anos da Amazônia Azul: o potencial científico escondido sob as águas

Pesquisas apoiadas pela Marinha ajudam a ampliar o conhecimento sobre o mar brasileiro

Descrição da imagem

Mundo • 14:09h • 21 de novembro de 2024

G20: Lula propõe que países ricos adiantem metas do clima em dez anos

Presidente afirma que erradicará desmatamento até 2030