Política • 15:58h • 23 de setembro de 2024
Estudo internacional destaca benefícios do Bolsa Família na escolaridade e no trabalho
Análise aponta aumento global de 0,8 anos de escolaridade, de US$ 250 de rendimento do trabalho e maior autonomia das próximas gerações
Da Redação/Agência Gov | Foto: Agência Gov/Via MDS
Programa Bolsa Família apresenta resultados positivos na escolaridade e no rendimento de trabalho para ex-beneficiários. Essa é uma das principais conclusões do estudo The Long-Run Effects of Conditional Cash Transfers: the Case of Bolsa Familia in Brazil , realizado pelos pesquisadores Luis Laguinge, Leonardo Gasparini e Guido Neidhöfer, e divulgado pela Universidad Nacional de la Plata.
A publicação destaca um aumento global de 0,8 anos de escolaridade e de US$ 250 de rendimento do trabalho entre os beneficiários. Em relação aos estudos, o ganho na escolaridade se reflete no aumento da probabilidade de ter concluído o ensino formal de 9 pontos percentuais (p.p) no primário, e de 6 p.p, no secundário.
Em relação ao trabalho, para além dos recursos, a pesquisa enfatiza que antigos beneficiários do Bolsa Família têm menor probabilidade de trabalhar em setores de baixa produtividade, como a pesca ou os serviços comunitários, e são mais propensos a exercer ofício em locais de maior produtividade, como a administração pública ou o fornecimento de serviços básicos.
“O Bolsa Família não é só transferência de renda, é uma política de vida”, enfatizou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Com Bolsa Família, há o modelo de transferência de renda, mas levando em conta o tamanho da família e a sua composição, onde há crianças, e o valor per capita é maior, e há também o aspecto das condicionalidades”, completou
Autonomia
Outro ponto destacado no levantamento é a redução da dependência governamental entre as gerações futuras. O repasse do Benefício Bolsa Família recebido na infância levou a um declínio significativo, em torno de 3,7 pp. na chance de receber transferências sociais na idade adulta.
“O Bolsa Família é um programa que possui uma grande influência na vida educacional das nossas crianças e adolescentes. Ao longo dos 20 anos de existência, o Programa tem despertado as famílias beneficiadas para uma enorme conscientização sobre a importância da educação na vida de cada uma delas. Além disso, também é importante destacar o papel fundamental das condicionalidades de educação para o desenvolvimento destas famílias”, destacou a secretária Nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino.
Publicação
Diante da existência de uma vasta literatura sobre os efeitos a curto prazo dos programas de transferência de renda, os autores elaboraram o estudo com foco no longo prazo, considerado menos estudado até o momento.
Por meio de uma combinação do método de dois estágios e duas amostras e uma abordagem de diferença em diferenças, pesquisadores evidenciaram impacto positivo de longo prazo do Bolsa Família entre ex-beneficiários. Para eles, a acumulação de capital humano das crianças pobres contribui para a redução da pobreza e da dependência governamental entre as gerações futuras.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social