• Palmital abre credenciamento para projetos musicais em 2025
  • AssisPrev realiza audiência pública para apresentação da prestação de contas de 2024 nesta terça
  • Assis sedia seminário sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades nesta quarta-feira
  • Semana em Assis será marcada por variação de temperaturas e pancadas de chuva na terça-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 14:56h • 26 de fevereiro de 2025

Estudo genético na Maré mostra evolução da covid-19 com impacto global

Complexo carioca teve quase o dobro da taxa de mortalidade pelo vírus

Agência Brasil | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os pesquisadores coletaram amostras de cerca de 500 moradores infectados pela covid-19 para verificar qual o impacto da circulação viral no complexo.
Os pesquisadores coletaram amostras de cerca de 500 moradores infectados pela covid-19 para verificar qual o impacto da circulação viral no complexo.

Exames genéticos feitos em amostras de moradores do complexo da Maré mostram que linhagens do coronavírus evoluíram na comunidade da zona norte do Rio de Janeiro, originando novos tipos de vírus que infectaram pessoas até em outros países.

Entre 2020 e 2021, a taxa de mortalidade por covid-19 na Maré ficou entre 10 e 16%, o que é quase o dobro da observada na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com a pesquisa A circulação viral em favelas tem impacto global?, da Fundação Oswaldo Cruz, linhagens da variante Gamma surgidas na Maré estão associada a casos no Brasil, nos Estados Unidos e na Suíça.

Já cepas da variante Delta, originadas na região, também infectaram pacientes em outros estados brasileiros e ainda nos Estados Unidos, Índia, África do Sul, China e Suíça.

Além disso, mutações da variante Ômicron encontradas na Maré foram ancestrais de casos no Brasil e na América Latina.

Os pesquisadores coletaram amostras de cerca de 500 moradores infectados pela covid-19 para verificar qual o impacto da circulação viral no complexo.

Ambiente propício a mutações

Um dos principais autores do estudo. o pesquisador Thiago Moreno Souza, explica que as características estruturais das favelas oferecem o ambiente propício para que vírus respiratórios se repliquem e sofram mutações:

“Fatores como baixa condição sanitária e moradias precárias em comunidades ajudam na maior transmissão e dispersão do vírus, o que se torna portanto um foco que pode vir a catalisar essa dispersão não só em um contexto regional”.

Ele acrescenta que muitas favelas brasileiras estão em áreas urbanas centrais de cidades cosmopolitas e megacidades, o que favorece que um patógeno presente nessas áreas alcance disseminação mais ampla.

O estudo defende que as favelas sejam priorizadas para receber recursos e esforços de saúde pública, na preparação para o enfrentamento de futuras epidemias ou pandemias.

"Por isso, melhorar a infraestrutura e os serviços básicos, como água limpa, saneamento e assistência médica nas favelas, é crucial para melhorar a saúde pública e resiliência em futuras crises”, afirma artigo publicado este mês na revista Frontiers in Microbiology, assinado por pesquisadores de diversos institutos da Fiocruz, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - (PUC-Rio).

Estudos demográficos calculam que mais de um terço da população mundial estará morando em favelas até 2050. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente 8% da população vive nesses territórios. Por isso, os pesquisadores também enfatizam que "compreender a dinâmica dos agentes infecciosos em favelas é fundamental para intervenções em saúde pública", já que essas regiões "frequentemente apresentam uma prevalência mais alta de doenças infecciosas em comparação com outras áreas urbanas."

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 15:37h • 15 de setembro de 2025

Inscrições prorrogadas para 1,3 mil vagas em cursos gratuitos e profissionalizantes no Trampolim

Os cursos ofertados são para as áreas de administração, negócios, idiomas, beleza, gastronomia, moda, eventos, marketing e construção civil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:03h • 15 de setembro de 2025

Palmital abre credenciamento para projetos musicais em 2025

Cadastro cria banco de talentos para futuras contratações em eventos culturais do município

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:49h • 15 de setembro de 2025

23% das crianças e adolescentes dizem ter sofrido violência sexual na internet

Governo do Brasil, em parceria com ONU e fundação norte-rio-grandense, divulga estudo que mapeia avanços e desafios na proteção infantojuvenil no ambiente digital e lança Banco de Boas Práticas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:21h • 15 de setembro de 2025

Vírus Iguape: descoberta paulista pode repetir trajetória de Zika e Rocio

Artigo internacional liderado por brasileira aponta lacunas no conhecimento sobre o vírus detectado em animais no Brasil e reforça a necessidade de vigilância

Descrição da imagem

Saúde • 13:40h • 15 de setembro de 2025

Exercícios físicos melhoram dores nas costas e autoestima de idosos

Pessoas idosas que participam do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PAI) Mário Covas do Iamspe relatam melhoras das dores nas costas de quatro a seis semanas após iniciar os exercícios físicos

Descrição da imagem

Saúde • 13:01h • 15 de setembro de 2025

População tem até hoje para opinar sobre a manutenção das bulas impressas

Consulta pública da Anvisa encerra nesta segunda-feira e pode definir o futuro das informações em medicamentos no Brasil

Descrição da imagem

Cidades • 12:39h • 15 de setembro de 2025

Governo de SP inaugura primeira ligação de fornecimento de gás biometano em Presidente Prudente

Cidade será a primeira do Brasil com o fornecimento do biogás para abastecimento urbano

Descrição da imagem

Economia • 12:08h • 15 de setembro de 2025

Dia do Cliente e 35 anos do Código de Defesa do Consumidor: direitos e cuidados para não cair em golpes

Especialista destaca avanços do CDC e alerta para fraudes no comércio digital em um cenário de novas tecnologias e compras online

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?