• Floresta em pé: lavoura e árvores reduzem impacto de mudança climática
  • FEMA abre duas seleções públicas para docentes nos cursos de Educação Física e Enfermagem
  • Assis abre inscrições para processo seletivo da Educação 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:49h • 13 de janeiro de 2025

Estudo de SP comprova que atividade física pode atenuar os efeitos da DPOC

Pesquisa inédita mostra que a prática regular de atividades físicas pode melhorar a resposta imune e reduzir os sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

Como o exercício pode melhorar a vida de pessoas com DPOC, segundo estudo de SP
Como o exercício pode melhorar a vida de pessoas com DPOC, segundo estudo de SP

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, sendo caracterizada pela limitação do fluxo de ar nos pulmões, que resulta em cansaço, falta de ar constante e fraqueza muscular. A condição, que afeta especialmente fumantes, causa grandes desafios para os pacientes, principalmente no que diz respeito à prática de atividades físicas. A dificuldade respiratória e a fadiga geralmente impedem a maioria dos indivíduos de realizar exercícios regulares.

No entanto, um estudo inovador realizado no estado de São Paulo, coordenado pela professora Fernanda Degobbi Lopes e com o apoio da Fapesp, trouxe à tona os benefícios significativos do exercício físico na saúde de pessoas com DPOC. O estudo, publicado na revista Pulmonology, revela que a prática regular de atividades físicas pode melhorar a resposta imune, aumentar a massa muscular e diminuir a inflamação no organismo, trazendo alívio para sintomas como a falta de ar.

Durante o estudo, foram avaliados 20 pacientes com DPOC grave, com idades entre 50 e 80 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo realizava exercícios físicos, enquanto o outro não. O programa de treinamento consistia em 24 sessões, com exercícios aeróbicos e musculação supervisionados por um fisioterapeuta.

Os resultados mostraram que, após o período de treinamento, o grupo que praticou exercícios apresentou um aumento nas células Treg (anti-inflamatórias), responsáveis por diminuir a resposta inflamatória, e uma redução nas células Th17 (pró-inflamatórias), que contribuem para a progressão da doença. Além disso, houve um aumento significativo na força muscular e uma redução nos episódios de falta de ar.

O estudo comprova que, mesmo para pacientes com DPOC em estágios mais avançados, o exercício físico pode atuar de forma eficaz no controle da inflamação, contribuindo para uma melhora da qualidade de vida e proporcionando benefícios significativos à saúde respiratória.

Para a pesquisadora Fernanda Lopes, esse estudo é um marco importante na compreensão dos efeitos positivos do exercício físico para pessoas com DPOC. “Este estudo traz uma nova perspectiva para o tratamento da DPOC, mostrando que a atividade física pode atenuar a progressão da doença e melhorar a aptidão física, mesmo em pacientes com dificuldades respiratórias graves", explicou.

A pesquisa também destaca a importância da conscientização sobre os benefícios da atividade física para os pacientes com DPOC. Muitos desses pacientes não praticam exercícios devido ao medo da falta de ar e da fadiga, mas o estudo prova que os exercícios não apenas melhoram a força muscular, como também têm um efeito anti-inflamatório crucial para o controle da doença.

No Brasil, a DPOC afeta cerca de 15,8% da população com mais de 40 anos na Região Metropolitana de São Paulo, sendo a quinta maior causa de morte entre as doenças crônicas não transmissíveis. Portanto, a descoberta de que o exercício físico pode ser uma ferramenta vital na melhoria da qualidade de vida desses pacientes é uma esperança de transformação no tratamento da doença, que deve ser incentivada pelas equipes de saúde.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 17:41h • 27 de novembro de 2025

Maracaí promove oficina gratuita de inteligência artificial nesta sexta-feira, 28

Atividade ensina, na prática, como aplicar IA no cotidiano e nos negócios

Descrição da imagem

Cidades • 17:07h • 27 de novembro de 2025

Audiência pública reúne entidades do terceiro setor para prestação de contas em Cândido Mota

Evento desta sexta, 28 de novembro, discute transparência, ações sociais e o uso de recursos públicos no município

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 27 de novembro de 2025

Banda Jajahaus lança EP de estreia no Spotify e leva a música de Assis para o mundo

Grupo assisense apresenta Suahajaj, projeto que marca sua identidade sonora e reforça a força da cena musical do interior

Descrição da imagem

Cidades • 16:03h • 27 de novembro de 2025

Cruzália promove oficinas gratuitas de Natal para estimular criatividade e fortalecer vínculos comunitários

Atividades serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, com vagas limitadas e prioridade para famílias cadastradas no CadÚnico e Bolsa Família

Descrição da imagem

Educação • 15:43h • 27 de novembro de 2025

USP chega às 50 melhores do mundo em ranking de ciência interdisciplinar

Universidade avançou 25 posições no levantamento da THE, mesmo com ampliação do número de avaliadas, reforçando o desempenho na pesquisa em colaboração entre áreas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:09h • 27 de novembro de 2025

Cinema insurgente: minicurso em Assis analisa narrativas que reescrevem o Brasil

Atividade gratuita acontece nesta quinta, 27 de novembro, no Centro Cultural Dona Pimpa, com análise de produções de cineastas negros e reflexões sobre história pública

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:56h • 27 de novembro de 2025

Floresta em pé: lavoura e árvores reduzem impacto de mudança climática

Sistema combina produção agrícola com preservação ambiental

Descrição da imagem

Cidades • 14:11h • 27 de novembro de 2025

Palmital oferece capacitação gratuita para preparo de porções; veja como participar

Aulas serão realizadas em 3 de dezembro, com duas opções de horário e inscrições presenciais no Departamento de Assistência Social

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?