• Projeto Bonecas Pretas transforma o brincar em identidade, memória e pertencimento
  • Incêndio de grandes proporções atinge galpão de pneus em Assis no feriado da Consciência Negra
  • Tarumã inicia na última semana de novembro a campanha de testagem para HIV e sífilis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 14:08h • 09 de outubro de 2024

Estudo de SP ajuda a entender a dor associada a infecções virais

Por meio de experimentos com camundongos infectados com o vírus do herpes, cientistas identificaram um sensor imunológico que ativa neurônios responsáveis pela dor

Agência SP | Foto: Governo de SP

A descoberta abre caminho para novos tratamentos analgésicos.
A descoberta abre caminho para novos tratamentos analgésicos.

Um estudo feito por um professor da USP e publicado na revista Brain, Behavior, and Immunity pode ajudar a entender melhor a dor associada a infecções provocadas por vírus e, com isso, abrir caminhos para novos tratamentos analgésicos.

O artigo mostra que o reconhecimento de certos ácidos nucleicos, como o DNA viral, por um sensor imunológico chamado STING – presente nos neurônios responsáveis pela detecção da dor (os nociceptores) – pode ativar um canal conhecido por mediar a sensação de dor.

Analisando camundongos infectados com HSV-1, um vírus “parente” do Varicella zoster (causador da catapora e do herpes-zóster), os cientistas constataram que a ausência de STING nos nociceptores resultou em uma redução significativa da dor, sem afetar a inflamação ou a carga viral.

Esse resultado sugere que a sinalização do sensor imunológico está diretamente ligada à dor, independentemente da inflamação. Os cientistas acreditam que a descoberta pode ser relevante também para outras infecções virais, incluindo o SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), cuja interação do vírus com STING e sua associação com a dor foram recentemente relatadas.

Frequentemente, a dor é um dos indicadores iniciais de uma infecção viral, mas os processos pelos quais ela é induzida ainda têm lacunas para a ciência. As células imunológicas normalmente reconhecem os ácidos nucleicos virais, que ativam os receptores e a sinalização viral, levando à resposta imune. Esses receptores e sinais virais estão presentes nos nociceptores.

“Demonstramos neste artigo que o reconhecimento de partes do vírus, provavelmente o DNA, por STING participa do processo de indução de dor. Pelo menos parte dele seria diretamente ligada a uma ativação do neurônio, e não à inflamação. Isso abre várias perspectivas. A grande questão agora é o quanto isso pode tornar o indivíduo mais suscetível”, diz à Agência Fapesp o professor Thiago Mattar Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), autor correspondente do artigo juntamente com Temugin Berta, do Centro Médico da Universidade de Cincinnati (Estados Unidos).

Cunha explica que o grupo está pesquisando o papel desse mecanismo na proteção do indivíduo à infecção para buscar tratamentos que evitem a dor, mas não afetem a defesa imunológica.

“A dor sempre foi associada ao processo inflamatório, mas na última década começou a surgir na literatura científica um novo conceito: o de que microrganismos – bactérias e fungos – poderiam ativá-la por meio de seus ‘produtos’. Mais recentemente surgiram evidências de que o vírus poderia ativar neurônios nociceptivos ao expressar alguns receptores, como o STING. Por isso, começamos a explorar essa via”, lembra o professor, que integra o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp.

Em 2017, Cunha foi coautor de um artigo publicado no Journal of Neuroscience, mostrando que mecanismos imunológicos desencadeados pelo vírus Varicella zoster, quando ele é reativado, alteram o funcionamento dos neurônios sensitivos e resultam em neuralgia herpética.

À época, uma das contribuições desse trabalho desenvolvido no Crid foi a validação de um modelo animal para o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na dor herpética, o mesmo utilizado na pesquisa agora publicada. Como o Varicella zoster não infecta camundongos, o grupo utilizou um microrganismo “parente”, o HSV-1, vírus do herpes simples que, em humanos, pode causar feridas labiais e genitais.

Já o Varicella zoster provoca em crianças a catapora (também conhecida como varicela), uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, cuja principal característica clínica são lesões na pele que se apresentam como máculas, pápulas, vesículas e crostas, acompanhadas de coceira. Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune à catapora, mas ele permanece no organismo, podendo ser reativado na vida adulta e causar o herpes-zóster (cobreiro), que passou a ser reconhecido como infecção frequente em portadores de HIV.

No Brasil não existem dados consistentes da incidência de varicela, já que somente os casos graves de internação e as mortes são de notificação compulsória. No entanto, o Ministério da Saúde estima que sejam cerca de 3 milhões de casos ao ano. Análise Epidemiológica realizada em maio de 2024 apontou que houve 25.605 internações pelo Varicella zoster entre 2013 e 2023 no país, sendo 26% na faixa etária dos 70 aos 79 anos.

Processo

A ativação de STING tradicionalmente “recruta” uma proteína (a TBK1), que induz a produção de moléculas essenciais na resposta imune, os interferons. No entanto, o estudo mostrou que a inibição de TBK1 reduziu a dor, enquanto o bloqueio de interferons não teve efeito, sugerindo que STING pode desencadear dor por caminhos independentes.

Por fim, foi demonstrado que a ativação de STING ativa um canal iônico – TRPV1 – levando à despolarização dos nociceptores. Esse mecanismo pós-transcricional também é novo em relação ao que se conhece sobre a sinalização de STING.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:31h • 20 de novembro de 2025

Projeto Bonecas Pretas transforma o brincar em identidade, memória e pertencimento

Iniciativa valoriza referências femininas negras, aproxima estudantes de comunidades quilombolas e amplia debates sobre diversidade no Mês da Consciência Negra

Descrição da imagem

Cidades • 18:04h • 20 de novembro de 2025

Incêndio de grandes proporções atinge galpão de pneus em Assis no feriado da Consciência Negra

Fogo provocou densa fumaça visível em vários bairros e mobilizou bombeiros, PM, equipes de saúde e companhia de energia; não houve feridos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:13h • 20 de novembro de 2025

Cidades onde se perder nos mercados é parte da viagem: dos bazares de Istambul às vielas do Cairo

Destinos emblemáticos do Oriente e do Mediterrâneo revelam cultura, história e tradições em mercados que atravessam séculos

Descrição da imagem

Cidades • 16:36h • 20 de novembro de 2025

Tarumã inicia na última semana de novembro a campanha de testagem para HIV e sífilis

Ação “Fique Sabendo” oferece exames simples, rápidos e gratuitos em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família

Descrição da imagem

Saúde • 16:08h • 20 de novembro de 2025

Levantamento aponta apagão no diagnóstico do sono e baixa adesão ao tratamento no Brasil

Pesquisa indica alto índice de ronco entre brasileiros, baixa realização de polissonografia e riscos associados ao subdiagnóstico de apneia do sono

Descrição da imagem

Educação • 15:43h • 20 de novembro de 2025

Portal Trampolim oferece 3,2 mil vagas gratuitas em cursos no estado de SP

Inscrições estão abertas até o dia 23 de novembro e devem ser feitas pelo site www.trampolim.sp.gov.br

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:10h • 20 de novembro de 2025

ChildFund volta ao ranking das 100 melhores ONGs do Brasil em 2025

Organização volta ao ranking nacional de destaque em gestão, transparência e impacto social e avança para a fase final da premiação

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:51h • 20 de novembro de 2025

COP30: Coalizão Corais do Brasil trabalhará por conservação de recifes

Iniciativa foi apresentada durante conferência em Belém

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?