Ciência e Tecnologia • 08:19h • 21 de agosto de 2024
Estudantes de Franca criam bioplástico sustentável a partir de cascas de banana
Iniciativa visa substituir plásticos tradicionais usados no cultivo de bananas por uma alternativa mais ecológica
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
Estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca, desenvolveram um protótipo de bioplástico utilizando cascas de banana, amido de milho, fécula de mandioca, glicerina e vinagre. A ideia surgiu como uma solução sustentável para substituir o plástico convencional usado por produtores de banana na região de Delfinópolis (MG).
O projeto, liderado pelos alunos Artur Luís da Silva e Miguel Macedo Martins, foi concebido em um semestre com o apoio dos professores de química, Paulo Roberto da Costa Lemos, e de biologia, Henrique Pereira. O objetivo principal é oferecer uma alternativa ecológica para os pequenos produtores de banana que utilizam sacos plásticos para proteger os cachos durante o desenvolvimento, prática comum na agricultura, mas que gera um impacto ambiental significativo.
“O protótipo que desenvolvemos pode sustentar entre 5 e 8 quilos, o que é ideal para o uso nos bananais. Contudo, o custo de produção ainda é um desafio, pois nosso bioplástico é mais caro que o plástico tradicional. Estamos trabalhando para ajustar a composição e tornar o produto mais acessível aos produtores”, explica Artur.
O projeto destaca o compromisso dos alunos e professores em promover a sustentabilidade e inovar dentro do ambiente escolar. A equipe está agora em busca de soluções que possam viabilizar o uso do bioplástico em larga escala, oferecendo uma alternativa viável para o mercado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Assis, Tupã e Paraguaçu Paulista celebram grandes vencedores na Mega-Sena da Virada
Tupã registra aposta premiada de R$ 79 milhões com aposta de 10 números, enquanto Assis tem incríveis 76 ganhadores na quadra; Paraguaçu levou na quina
Cultura e Entretenimento
Filme assisense "Cidade by Motoboy" conquista prêmios e faz sua estreia internacional em Cuba