Responsabilidade Social • 16:23h • 10 de fevereiro de 2026
Estudantes de Enfermagem da FEMA vivenciam prática humanizada na ação “Café na Rua”
Iniciativa da Prefeitura de Assis levou atendimento em saúde, acolhimento e serviços públicos a pessoas em situação de vulnerabilidade e ao público que circulava pelo local
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Fema | Foto: Divulgação
Estudantes do quinto ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis participaram, no dia 5 de fevereiro de 2026, da ação “Café na Rua”, promovida pela Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a equipe do Consultório na Rua, com foco no cuidado e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa levou serviços de saúde e assistência social diretamente ao espaço público, promovendo escuta qualificada, orientação e acesso facilitado a cuidados essenciais. Durante a manhã, além do atendimento às pessoas em situação de rua, a ação também alcançou moradores que transitavam pela praça, ampliando o alcance da atividade. Um café da manhã foi oferecido a todos os participantes, contribuindo para um ambiente de acolhimento e integração.
Na ação, os estudantes da FEMA realizaram orientações voltadas à prevenção de doenças, aferição de sinais vitais e coleta de dados antropométricos. A participação acadêmica possibilitou o contato direto com a realidade do território e a vivência prática do cuidado humanizado em saúde, fortalecendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade.
Além dos estudantes de Enfermagem da FEMA, a atividade contou com a atuação integrada das equipes do Consultório na Rua, das unidades de saúde dos territórios Maria Isabel e Complexo Prudenciana, da coordenação da Atenção Básica, do CAPS AD, do CRAS 1, do GIPA e do Fundo Social de Solidariedade, que também ofereceu serviço de corte de cabelo.
Durante a ação, foram disponibilizados ainda atendimentos em saúde bucal, realização de testes rápidos, vacinação, atualização do Cadastro Único e atividades de convivência, como roda de capoeira, ampliando o vínculo com as pessoas atendidas e fortalecendo a proposta de cuidado integral.
Iniciativas como o “Café na Rua” contribuem para ampliar o acesso aos serviços públicos, promover o cuidado humanizado e reforçar o trabalho intersetorial, em consonância com as políticas públicas de saúde e assistência social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita