• “TINA - Tina Turner, o musical” chega ao Brasil após sucesso internacional
  • Google lança Gemini 3.1 Pro com salto expressivo em raciocínio lógico
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 17:05h • 09 de outubro de 2024

Estrela-das-montanhas: nova espécie de margarida está ameaçada de extinção

Descoberta por pesquisadores do INMA, a espécie está classificada como “criticamente ameaçada de extinção” e tem população estimada de menos de 50 indivíduos

Da Redação com informações do Ministério da Ciência | Foto: Dayvid Couto/INMA

 Margarida batizada cientificamente de Wunderlichia capixaba.
Margarida batizada cientificamente de Wunderlichia capixaba.

Pesquisadores dos Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), descobriram uma nova espécie de margarida, batizada cientificamente de Wunderlichia capixaba. A descrição da flor foi publicada na revista científica “Phytotaxa” e teve a contribuição de especialistas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A margarida foi encontrada em maio de 2023, durante expedição científica nas proximidades das comunidades de Barra Alegre e Estrela do Norte (ES) para documentação da flora dos inselbergues, ecossistema rochoso comum no Espírito Santo e pouco conhecido.

Sem descrições de novas espécies do gênero Wunderlichia na Mata Atlântica há mais de 50 anos, a margarida foi apelidada pelos pesquisadores de estrela-das-montanhas. “Ao observarmos a planta em campo, reconhecemos imediatamente que se tratava de uma nova espécie, em razão de seu pequeno porte, das características florais distintivas e das folhas persistentes, que se diferenciam das já conhecidas dentro do gênero”, relata o especialista em botânica e pesquisador do instituto, Vitor Manhães.

Mesmo que a descoberta tenha sido recente, a Wunderlichia capixaba já está ameaçada de extinção. De acordo com Manhães, a população estimada da margarida é de menos de 50 indivíduos restritos aos inselbergues da região sul do estado em altitudes superiores a 900 metros.

“A espécie foi classificada como Criticamente Ameaçada de Extinção com base na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Essa classificação levou em consideração a ocorrência restrita e isolada da espécie, bem como o fato de sua localização estar fora de uma unidade de conservação”, afirma o pesquisador.

A extinção da espécie pode ser justificada pelas ações humanas na região, que vão desde mineração de pedras ornamentais a atividades agrícolas, como plantações de café e pecuária extensiva.

Características

Segundo Manhães, a Wunderlichia capixaba tem flores bissexuais, com aproximadamente 60 flores por capítulo. “As flores possuem uma corola tubulosa, medindo cerca de 3,0 cm de comprimento, e são actinomórficas, apresentando coloração amarelada. As anteras medem cerca de 1,5 cm, enquanto o estilete possui aproximadamente 5 cm de comprimento. As brácteas involucrais são verdes, e o pedúnculo é ereto. O nectário é mais longo do que largo, e o papus é triseriado”, descreve.

Para identificar uma nova espécie, é necessário o conhecimento abrangente da literatura. “Com base nessa revisão, realizamos comparações entre o material coletado em campo e o que já é conhecido e armazenado em herbários, que são locais dedicados ao acondicionamento, preservação e disponibilização de coletas botânicas para consulta por pesquisadores”, finaliza Manhães.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 20:24h • 19 de fevereiro de 2026

Consumidor mais impaciente e exigente muda estratégia de vendas no Brasil

Pesquisa online, avaliações e rapidez na resposta passam a definir quem permanece no radar do cliente

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:29h • 19 de fevereiro de 2026

Quem vai cuidar de você na velhice?

Porto Alegre antecipa dilemas de um Brasil que envelhece com menos filhos e mais idosos vivendo sozinhos

Descrição da imagem

Saúde • 18:41h • 19 de fevereiro de 2026

Estresse no trabalho custa US$ 1 trilhão por ano e expõe falhas na gestão emocional

Dados da OMS apontam perda de 12 bilhões de dias úteis por ano por depressão e ansiedade ligadas ao trabalho; especialistas defendem leitura fisiológica do estresse

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:36h • 19 de fevereiro de 2026

“TINA - Tina Turner, o musical” chega ao Brasil após sucesso internacional

Espetáculo inspirado na trajetória da Rainha do Rock ficará em cartaz até julho em São Paulo

Descrição da imagem

Cidades • 17:27h • 19 de fevereiro de 2026

Acidente na Transbrasiliana mobiliza governo e equipes de emergência em Marília

Defesa Civil de São Paulo envia ajuda humanitária e integra operação com saúde, segurança e município após tombamento na madrugada

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:01h • 19 de fevereiro de 2026

Google lança Gemini 3.1 Pro com salto expressivo em raciocínio lógico

Nova versão do modelo da Google é integrada a produtos para desenvolvedores, empresas e consumidores e apresenta salto em testes de lógica e resolução de problemas complexos

Descrição da imagem

Policial • 16:49h • 19 de fevereiro de 2026

Operação Carnaval 2026 registra 13 sinistros e uma morte nas rodovias da região de Assis

Polícia Rodoviária aplicou mil autuações entre 13 e 17 de fevereiro e flagrou mais de 1,4 mil excessos de velocidade

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:21h • 19 de fevereiro de 2026

Sexta da Galeria terá show ao vivo com Antonio Marcos em Tarumã

Evento acontece na sexta-feira, 20 de fevereiro, às 20h, na Galeria Comercial Wilson Paitl

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar