Gastronomia & Turismo • 17:03h • 23 de janeiro de 2026
Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais
Cidades que unem conectividade e lazer atraem profissionais que buscam qualidade de vida longe dos escritórios tradicionais
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Mtur | Foto: Arquivo Âncora1
A imagem do notebook apoiado em uma mesa com vista para o mar deixou de ser apenas um sonho para se tornar a rotina de vários profissionais. O litoral brasileiro está surgindo como uma referência para os nômades digitais, aqueles trabalhadores que têm a sorte de unir trabalho e viagens.
A tendência do escritório em qualquer lugar do mundo ganhou força pós-pandemia. A geografia deixou de ser uma barreira e passou a ser um benefício corporativo.
Para o UX/UI Designer Igor Gutemberg, de 31 anos, trabalhar remotamente transformou sua qualidade de vida.
"Desde a pandemia atuo exclusivamente em home office, o que melhorou muito minha saúde mental, me deu mais tempo para cuidar de mim, investir em hobbies e viver com mais equilíbrio. Hoje sou mais organizado, produtivo e eficiente", avalia.
Para a estrategista digital Érica Almeida, não precisar seguir um calendário fixo e poder viajar com mais flexibilidade muda todo o cenário.
“O home office me possibilita ficar mais tempo nos destinos. Assim, deixo de ser apenas turista e passo a viver a cidade como uma verdadeira nativa, conhecendo os lugares do dia a dia e aproveitando de forma muito mais real”, comenta.
Aline Albuquerque, de 24 anos, trabalha há 4 anos de forma online. Publicitária de formação, confessa que o desejo de se tornar uma nômade digital veio após a sua primeira viagem solo para a Ilha da Magia. Em Florianópolis (SC), conheceu várias pessoas que viviam viajando e trabalhando de forma remota.
“Fiquei encantada com a possibilidade de viver em diferentes cidades, sem precisar largar ou pausar a rotina que me garante sustento”, destaca.
Aline afirma que poder ter contato com a natureza ou aproveitar programações culturais nos intervalos entre demandas e reuniões, não só proporciona um respiro mental, como também enriquece seu repertório criativo.
“Nada mais instigante e inspirador do que ver a vida real acontecendo lá fora, longe das telas, com paisagens lindas, conhecendo pessoas com diferentes costumes, novas culturas, músicas e comidas”, conta.
Com a possibilidade do home office, a publicitária já pôde desfrutar das belezas de Salvador (BA), Vale do Capão (BA), Lençóis Maranhenses (MA), Boipeba (BA), Arraial d'Ajuda (BA), Itacaré (BA), Pipa (RN), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Maceió (AL).
O nomadismo digital vem redesenhando a forma como as pessoas se relacionam com o trabalho, o tempo e os destinos. Ao unir conectividade, natureza e experiências culturais, o litoral brasileiro se consolida não apenas como um cenário inspirador, mas como um verdadeiro escritório a céu aberto, onde a produtividade e a qualidade de vida caminham lado a lado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita