Educação • 10:33h • 08 de outubro de 2024
Escola Superior do Butantan oferece curso online aberto e gratuito sobre dengue
Destinado a estudantes e graduados de diferentes áreas, além de profissionais da saúde, o curso aborda a transmissão, diagnóstico e prevenção da doença
Da Redação com informações do Butantan | Foto: CDC/James Gathany
A Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) disponibiliza, desde a última sexta-feira (4/10), o curso online e gratuito Dengue, do mosquito ao diagnóstico. Aberto para todos os interessados, é voltado especialmente a estudantes e graduados com interesse no tema e profissionais da saúde. O curso aborda desde as principais características do mosquito transmissor da dengue, particularidades sobre o vírus, sua replicação e o impacto negativo causado no organismo humano, até as formas de prevenção e diagnóstico da doença.
“Essa é uma grande oportunidade que o Butantan oferece ao público, por meio da ESIB, de forma gratuita e a distância. Esse curso é ministrado por especialistas do nosso Instituto, que realizam pesquisas sobre o mosquito, sobre o desenvolvimento de novas estratégias de combate à dengue e sobre os estudos clínicos que o Butantan vem realizando nos últimos anos”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.
Os professores são o pesquisador científico do Laboratório de Parasitologia Lincoln Suesdek, que fala especificamente sobre os mosquitos transmissores da dengue, Aedes aegypti e Aedes albopictus; o diretor do Laboratório Multipropósito, Renato Astray, que explica sobre os quatro sorotipos do vírus da dengue; e o diretor médico de Desenvolvimento Clínico, José Moreira, que aborda o diagnóstico da doença e formas de prevenção.
Oferecido em ambiente virtual de aprendizagem, o curso pode ser acessado pela plataforma Moodle ESIB e conta com 13 aulas divididas em três eixos temáticos principais – mosquito, vírus e doença –, com duração total de 20 horas. Os participantes que alcançarem mais de 75% de aproveitamento nas avaliações receberão certificação diretamente pela plataforma. A expectativa é que o curso online fique disponível por tempo indeterminado.
“Sabemos que a prevenção da dengue depende do engajamento de toda a sociedade. Por isso, o Butantan quer ampliar para o maior número de pessoas a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre essa doença e sobre os mosquitos transmissores”, destacou o vice-diretor do Instituto e diretor do Centro de Ensino, Rui Curi.
A divulgação do conteúdo do curso chega em uma época que antecede as tradicionais campanhas de prevenção ao mosquito da dengue – afinal, é no verão que o inseto se reproduz em reservatórios de água limpa parada. De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, de janeiro a outubro de 2024, foram registradas 5.486 mortes causadas por dengue em todo o país e mais de 6,5 milhões de casos prováveis.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social