Educação • 11:30h • 19 de julho de 2024
Escola das Adolescências é a nova aposta do MEC para o ensino fundamental
Iniciativa visa fortalecer a qualidade do ensino nos anos finais do ensino fundamental, abrangendo 15 mil escolas em todo o país
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Bruna Araújo/MEC
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira (11) a Portaria nº 635/2024, que institui o Programa Escola das Adolescências. A iniciativa busca aprimorar a oferta educativa para os anos finais do ensino fundamental, valorizando o desenvolvimento dos estudantes nessa etapa crucial da educação.
O programa é estruturado em três eixos principais: governança para a aprendizagem com equidade, desenvolvimento profissional de professores e gestores, e organização curricular e pedagógica. Em colaboração com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, o MEC implementará estratégias para alcançar os objetivos do programa.
Para apoiar a implementação do programa, os recursos serão repassados às redes municipais e estaduais por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE), em uma modalidade específica para o Escola das Adolescências.
Em maio de 2024, o MEC realizou a Semana da Escuta das Adolescências, ouvindo mais de 2 milhões de estudantes em mais de 20 mil escolas para identificar os principais desafios dos anos finais do ensino fundamental. Esse diagnóstico ajudará a direcionar as ações do programa, garantindo que as escolas atendam às expectativas e necessidades dos alunos.
A expectativa é que o programa, que será implantado inicialmente em 15 mil escolas, torne a escola mais atrativa para os jovens, incentivando a frequência e a permanência dos alunos na rede de ensino.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social